quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Agnulo sem competência para governar pede ajuda da Força Nacional

Força Nacional vai auxiliar no combate ao tráfico de drogas e roubo com restrição de liberdade

Sitiar o Distrito Federal e fechar as principais rotas defuga para autores do chamado sequestro relâmpago e traficantes baseados emcidades da Região Metropolitana do Distrito Federal será a principal missão da Força Nacional de Segurança (FNS), que chegará ao DF em um prazo de 15 dias. Cerca de100 homens serão responsáveis por barreiras fixas montadas em pontos estratégicos.A tropa deverá ficar em terras brasilienses por um prazo mínimo de três meses,com possibilidade de prorrogação definida pelo Ministério da Justiça.

A Força irá atuar em pontos específicos previamente mapeadospela Secretaria de Segurança do DF em análises criminais. Os estudosidentificaram que rodovias federais como a BR-040, que liga o DF a Valparaíso (GO)e BR-020, que liga Sobradinho a Formosa, são algumas das vias mais usadas porautores de roubos com restrição de liberdade da vítima. A Força poderá evitar que criminosos deixem o DF com osveículos roubados e os levem para pontos de desmanche localizados em municípioscomo Águas Lindas e Luziânia.

Os militares da FNS serão orientados por levantamentos deinteligência policial feitos pela Secretária de Segurança quando o assunto foro combate ao tráfico de drogas. Bloquear a entrada de drogas e enfraquecer ostraficantes que atuam em cidades como Ceilândia e Samambaia é outra meta queserá traçada para a FNS. Segundo o secretário de segurança pública, SandroAvelar, a tropa será um reforço no combate a duas das naturezas criminais quemais preocupam. “Toda ajuda é bem vinda e vamos contar com a ajuda da Forçapara reduzir ainda mais os índices criminais, principalmente do roubo comrestrição de liberdade da vítima e dos casos de tráfico de drogas”, afirmou osecretário.

Avelar destacou, ainda, que a FNS não terá envolvimento como policiamento ostensivo – que continua a cargo da Polícia Militar – e sim coma fiscalização apenas nas rodovias e estradas vicinais que podem ser usadas porcriminosos. “O planejamento e a execução das operações que sempre foramdesencadeadas pela nossa Polícia Militar não muda, mesmo com a chegada da ForçaNacional. A PM permanece com a mesma competência e com suas atribuições normais”,explicou o secretário. Agência Brasilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário