terça-feira, 21 de agosto de 2012

DF tem mais radares e pardais de trânsito que SP

A empesa que explora os "pardais" no DF não tem do que reclamar. Mesmo com uma frota cinco vezes menor, o Distrito Federal tem mais pardais eletrônicos que a cidade de São Paulo. São 810 objetos de fiscalização eletrônica na capital do País, um para cada 1.698 carros. Só nos primeiros seis meses de 2012, quase R$ 1 milhão em multas foram pagas ao Detran e DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do DF, quase R$ 700 mil emitidas por radares eletrônicos.

A capital paulista, com 6.725 veículos, tem 582 pardais e barreiras eletrônicas. Um equipamento para cada 11.555 veículos. O DF tem 1.375.824 veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões.

A comparação com a capital paulista preocupa o especialista em trânsito Flávio Dias. Segundo ele, a fiscalização é eficiente apenas quando se tem uma segurança viária eficaz.

— Esse excesso de pardais me parece mais uma preocupação com arrecadação do que com a segurança viária. Enquanto não oferecerem mais condições de segurança nas vias no DF, não há necessidade de caprichar na fiscalização.

Algumas vias do DF são as campeãs em pardais. O Eixão, com apenas 16 quilômetros, ganhou vários equipamentos novos no último ano. Eram 22 radares no ano passado, hoje, o DER aumentou esse número para 31. A EPTG (Estrada Parque Taguatinga) tem ainda mais radares, 50 ao todo. É praticamente um pardal a cada 250 metros.

O Detran e DER dizem que os equipamentos têm finalidade de segurança das vias e não lucro. Segundo eles, o DF precisa de mais radares do que a cidade de SP por ter uma área maior, menos congestionamento e vias mais rápidas, o que justificaria fiscalizar a velocidade dos veículos.
Informações do R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário