domingo, 23 de setembro de 2012

PARA QUE SERVE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL?


Fiscalizar o executivo e criar projetos que não gerem despesas. O deputado deve ser o grande representante da população. Seu objetivo deve ser servir a coletividade, ou seja, a todos e não somente alguns.

A Câmara Distrital poderia ser um grande espaço democrático para a sociedade debater e solucionar problemas, uma verdadeira escola para formar cidadãos e líderes. O fortalecimento da Câmara é essencial para o aumento da qualidade de vida e melhoria da prestação dos serviços públicos nas cidades, e ainda fator essencial para o Desenvolvimento do Distrito Federal e do Brasil.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal é composta de 24 deputados. Pelo menos 22 deles marcham sob a voz de comando do Executivo e defende o Governador Agnelo Queiroz em tudo e deixa o povo abandonado. O rigor da ordem unida é eficientemente imposto pelo presidente da Casa, o Deputado Cabo Patrício do PT. Por isto mesmo que não há matéria que embora seja de alto interesse público, consiga prosperar na Câmara se ela contrariar o interesse dos mandantes.

Por esta razão, a maioria dos deputados pouco aparece na casa quando o assunto não é de interesse do executivo ou do PT.

O que levaria um deputado distrital que é um representante do povo, um fiscal do dinheiro público a se comportar de forma tão vergonhosa, desviando o foco do seu principal objetivo, jogando na lama sua ética e sua dignidade enquanto parlamentar? Seria o dinheiro que entra de montão para cada um? Ou mesmo o número de cargos que cada deputado indica objetivando manter o cargo?

Nas palestras proferidas pelos deputados, dificilmente aparece um político que faz referência aos interesses dos cidadãos. Uma vez deputado, os discursos são bem diferentes dos assumidos na campanha, pois os senhores distritais não têm tempo para isto. O que eles desejam mesmo é se promoverem, desviando a atenção dos seus eleitores para que eles esqueçam as mazelas do Distrito Federal e os absurdos que o Governador Agnelo vem fazendo com a máquina administrativa e envolvendo-se em baixarias abomináveis.

Por interesses pessoais os distritais traíram a confiança do povo para defender o governador e transformaram esta em sua principal função na casa do povo deixando assim desprotegida toda população.

A existência da Câmara é necessária? O que ela fez durante toda sua existência é compatível com o alto custo que ela gera aos cofres públicos?

Mais ou menos 97% das leis aprovadas na Câmara Legislativa foram declaradas inconstitucionais ou não servem para nada. Isto sem falar das leis absurdas que até discute o sexo de peixe para saber se ele é dado a práticas homossexuais ou mesmo a mudança da casa para o centro de Brasília que custou de R$ 120 milhões e transformou o centro da capital já antes congestionado em um lugar quase impossível de transitar. Isto sem falar da reforma em uma obra com apenas dois anos de idade que deixa claro que eles não se conformam com o luxo em que vivem as custas do dinheiro público e se acham no direito de refazer um prédio novíssimo. Isto não é nada menos que vício de gastar e favorecer as empreiteiras dos amigos.

A forma de trabalhar dos deputados é mais um escárnio contra o cidadão brasiliense. Coloca em alerta a discussão sobre a razão da existência e se não está na hora de fazer um plebiscito com a proposta do fim da Câmara Legislativa.

A população do DF é alvo, dia a dia, das mais variadas pilantragens e safadezas disponíveis no âmbito da politicagem. Tudo isso com o aval do Judiciário que finge não ver. Aliás, é cego mesmo.

Hoje a maioria dos ocupantes da casa não representa ninguém a não ser os seus sórdidos interesses.

Outro problema na casa é a união dos Distritais para proteger quem comete crimes. Eles sempre se unem em prol da “bendita" IMPUNIDADE, arquivam tudo que existe contra os acusados de crimes e olha que eu poderia citar centenas deles, mas Benedito Domingos mostra nesta gestão a realidade da casa.

O descaso repetido constantemente no Brasil é levado a sério na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Os deputados distritais ainda não colocaram em votação projetos considerados importantes para a Capital da República. Eles trabalham muito pouco ou nada, tem recessos prolongados e férias duas vezes ao ano e não estão nem aí para a opinião pública.

Só depois de muita briga da população acabaram com os chamados 14º e 15º salários que são garantidos pela legislação local que eles mesmos fizeram. Para custear as despesas de gabinete (com pessoal e verba indenizatória), os próprios salários e demais penduricalhos no contracheque, cada distrital custa em média, R$ 2,2 milhões por ano. Todo este valor para ter que aturar leis inconstitucionais e/ou inúteis, fraudes, etc.

O descaso e os interesses pessoais dos nossos Distritais não param por aqui. O loteamento da máquina pública para apadrinhados, correligionários e afins, são as administrações regionais, as secretarias e todos os demais órgãos públicos do Distrito Federal repartidos como pizza entre eles.

O loteamento no DF, como se fosse uma pizza, onde cada deputado tem sua fatia e trabalha utilizando os cargos comissionados, ou seja, de livre provimento, está transformando o Distrito Federal em um caos.

Este gigantesco loteamento da máquina pública, exposta a luz do dia, é quase o equivalente a todos os cargos de livre provimento do governo federal espalhados em todo o país.

Um verdadeiro exército de nomeações, loteando o governo do DF, suas empresas e autarquias.

Qualidade não existe, nada no governo tem qualidade, obras não existem e as fatias da pizza comandada por cada deputado se encontram abandonadas como é o caso da Administração de Vicente Pires que está há mais de 90 dias sem administrador. O motivo é uma briga entre os políticos que disputam o direito a este pedaço da pizza.

Eu poderia continuar demonstrando em outras centenas de páginas o porquê da pergunta: para que serve a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mas, acredito que os leitores inteligentes e não alienados pela azeitona desse grande pedaço de pizza, que não tem interesse em assumir um cargo público por indicação e sem concurso nesse nojento meio, vai entender o que estou dizendo e começar a agir.

Pense, temos necessidade da Câmera Legislativa do DF?
Com a palavra os nobres Distritais.

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário