domingo, 28 de outubro de 2012

ATUAÇÃO COMUNITÁRIA – QUEM GANHA É A COMUNIDADE


Caros moradores, acompanhem as ações dos seus líderes comunitários. Um trabalho voluntário, feito com paixão e que visa o bem comum

(*) Por Geraldo Oliveira: proprietário do Blog Vicente Pires Alerta

PONTE DA MARGINAL DA ESTRUTURAL: DESCASO COM 150 MIL MORADORES E FALTA DE PRIORIDADE POR PARTE DO GDF


Consultei ao DER sobre a construção da ponte da via marginal da Estrutural (alargamento da ponte que já existe sobre o córrego Vicente Pires, com custo aproximado de seis milhões de reais), que possibilitaria opção de acesso para cerca de 150 mil moradores de Vicente Pires, Estrutural e Setor Jóquei. Para quem não sabe essa obra desafogaria substancialmente o tráfego na EPTG, melhorando o tráfego para Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga. Sabem o que me responderam? Que não existe projeto pronto e tampouco essa obra está nas prioridades do GDF. Como não ser prioridade do GDF solucionar o caos que existe no trânsito dessa região??? E a tão propalada melhoria da mobilidade urbana que o Governo diz que está fazendo no Distrito Federal? São só palavras ao vento?!!!

LIDERANÇAS DE BAIRROS SE REUNEM COM ADMINISTRADOR INTERINO DE VICENTE PIRES E COBRAM TRANSPARÊNCIA

No dia 19 de outubro de 2012 as principais lideranças de Vicente Pires, Vila São José, CA Samambaia e CA 26 de Setembro foram recebidas pelo atual administrador interino, Ebenezer Aquino, em seu gabinete. Além deles, representantes deste blog e do Jornal Conversa Informal registraram a reunião. Anunciamos a fundação da nova Associação de Moradores, a AMOVIPE, fundada por este blogueiro em conjunto com as lideranças presentes. No encontro, protocolamos o ofício 001 da AMOVIPE, o qual cobrou da Administração Regional a apresentação de todos os dados relativos a serviços públicos prestados no âmbito da RA, no período de 2009 até a data atual. Também foram solicitados dados sobre o quadro de servidores indicados, quem ocupa esses cargos e o quantitativo de concursados lotados na Regional. O objetivo das solicitações é para abrir as informações para a sociedade de Vicente Pires, que fica alheia a praticamente tudo que acontece. Nesse sentido, a imprensa local e as lideranças de bairros querem atuar para aclarar tudo que está obscuro, de forma que aconteça o chamado controle social sobre todas as ações que envolvem o uso de recursos públicos na região. Sabe-se que algumas empreiteiras são escolhidas para fazer obras pela cidade, mas as obras não seguem o padrão de qualidade necessário. Por outro lado, o quadro de servidores da AR é outro tema polêmico. A informação que temos é que ele é composto por ampla maioria de cargos indicados, muitos deles sem o perfil técnico necessário. Concursados existem menos de 10, enquanto os indicados são mais de 60. Um total descalabro, provando que as administrações regionais do DF são puro cabide de emprego. Uma situação que precisa acabar e que afronta a sociedade de Vicente Pires e do DF. As informações foram solicitadas devidamente embasadas na forma da Lei, em especial a Lei de Acesso à Informação - LAI, número 12.527, de 18 de novembro de 2011. A sociedade precisa mudar a gestão pública do DF, com mobilização. É preciso descentralizar já o modelo de gestão administrativa e orçamentária do GDF. Devemos cobrar eleições para Administrador Regional já e a garantia de que os impostos recolhidos na região sejam investidos na própria cidade. A Lei Orgânica prevê há 19 anos que se regulamente essa matéria, mas a classe política fez questão de esquecê-la. Por isso o DF está como está, em que os interesses políticos se sobrepõem ao interesse geral. Absurdo!

LIDERENÇAS COMUNITÁRIAS DE BAIRROS QUEREM MUDAR SITUAÇÃO DE ABANDONO DA REGIÃO

No dia 19 de outubro a reunião foi na Administração Regional, para cobrar transparência, participação, serviços de qualidade e o fim do abando de alguns bairros. No dia seguinte (20), as lideranças fizeram nova articulação. Desta vez, a reunião contou com a presença da ex-administradora Celeste Liporoni e do Deputado Federal Luiz Pitiman. Foi uma reunião de ampla reflexão sobre a situação em que se encontra nossa cidade, sem administrador definitivo, com algumas pequenas obras sendo realizadas a esmo (o chamado quebra-galho que todos nós abominamos), a incerteza da regularização e a falta de agenda que oriente o rumo que a cidade tomará. Os líderes pediram ao Deputado Pitiman que ele usasse seu mandato para ajudar a cidade, já que é patente a falta de apoio político à região. Foi cobrada a volta da Celeste para o cargo de administradora regional, que foi demitida por telefone, mesmo tendo provado ser eficiente e batalhadora quando ocupou a cadeira. Os líderes Cosmo de Menezes e Valdênis de Deus Alves, da CA Samambaia pediram igualdade de tratamento para seu bairro e para a Vila São José. Segundo Cosmo, esses bairros são discriminados, pois não recebem serviços no mesmo padrão do primo rico – o bairro Vicente Pires. Ele disse também que em razão de suas constantes cobranças, foi banido da página do Facebook da Administração. Valdênis, por sua vez é outra grande batalhadora, sendo presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Vicente Pires – CONSEG. Ela solicitou ao Deputado Pitiman maior atenção quanto às situações de insegurança e irregularidades apontadas pelo CONSEG. Pitiman se disse um apaixonado por Vicente Pires e prometera ajudar. O meu pedido ao Deputado foi para que ele ajudasse na questão da ponte da marginal da Avenida Estrutural (sobre o córrego Vicente Pires), uma obra de amplo alcance social, pois objetiva melhorar a mobilidade urbana e desafogar o trânsito da EPTG. O Deputado Pitiman também explicou sua proposta para a eleição direta de administrador regional, prevista no Capítulo II da Lei Orgânica do DF, há 19 anos.

AS LIDERANÇAS NÃO PARAM. JÁ ESTÁ MARCADO NOVO ENCONTRO, DESTA VEZ COM O DEPUTADO DISTRITAL DR. CHARLES

O próximo passo que daremos já está marcado. O Deputado Dr. Charles pediu ao líder comunitário Carlos Masson, do Setor Jóquei, para agendar reunião com os demais líderes de bairros. O objetivo é para que apontemos as principais necessidades de obras e serviços nos bairros, para que ele faça emendas ao orçamento de 2013 com tal finalidade. O encontro ocorrerá na sede da AMORJOQUEI - Associação de Moradores do Setor Jóquei. Vejam vocês, amigos, o quanto é importante o papel das lideranças comunitárias. Procurem-nas e apontem as necessidades que talvez não estejam nas prioridades de quem nos governa.

Um grande abraço e até o próximo mês.

(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, morador de Vicente Pires, servidor da Câmara Legislativa e faz o lobby (do bem) para ajudar Vicente Pires a ser vista e ouvida naquela Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário