quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BIKE SANTOS - BRASÍLIA NADA

Inaugurado em 30 de Novembro, o Bike Santos é mais uma inovação em serviço público visando a melhora da qualidade de vida do cidadão e também facilitar o ir e vir da população em uma cidade coberta por ciclovias e totalmente plana.

O sistema conta com doze pontos com dez ou doze BIKES, onde o cidadão pode pegar uma bicicleta usa-la por trinta minutos e devolve-la em qualquer outro ponto da cidade que tenha o BIKE SANTOS.

................................................................................................
Inicialmente, o sistema, que funciona das 6 às 22 horas diariamente, manterá 150 bicicletas divididas em 15 estações espalhadas pelo Município.

Cada posto conta com 10 unidades de transporte. Mas, segundo a CET, até o final de janeiro de 2013, este número passará a ser de 300 bicicletas em 30 estações.

Para sair pedalando pela Cidade, os usuários precisam, antes, se cadastrar pelo site AQUI.

Será necessário preencher um formulário e disponibilizar o número de um cartão de crédito. Automaticamente será debitada do usuário a quantia caução de R$ 10,00.

Esse valor ficará registrado no cadastro para que sejam coibidos os abusos no programa. “Cada pessoa que retirar a bicicleta poderá utilizá-la gratuitamente por meia hora. No entanto, aquele que desrespeitar esse período terá R$ 5,00 descontados a cada 30 minutos de atraso”, explica o presidente da CET.

A única despesa que não será reembolsada pelo programa será a dos telefonemas. Isso porque, para desfrutar do veículo, o usuário precisará acionar a central do Bike Santos por meio de um telefonema e informar o código existente na bicicleta.

O número do telefone da central é divulgado durante o cadastro. Os usuários que tiverem aparelhos smartphones podem baixar o aplicativo do sistema sem custo e fazer a retirada da bicicleta virtualmente.

Após a devolução da bicicleta, o usuário terá que esperar 15 minutos para apanhar outro veículo. Caso ocorra algum imprevisto durante o passeio, como quebra de uma peça ou assaltos, é necessário entrar em contato com a central do sistema e informar o problema.

Como existem apenas dez vagas por estação, se o ciclista encontrar lotado o posto em que deseja devolver o veículo, deve, mais uma vez, telefonar para a central do sistema e avisar.

Uma vistoria virtual será feita e o serviço vai informar para qual estação o usuário deve se dirigir para entregar a bicicleta. Nesses casos, será disponibilizada mais meia hora ao ciclista. A devolução será permitida durante 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário