sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CANA DO REINO COM DOCUMENTOS FALSOS

Após Porto Seguro, nova operação da Polícia Federal investiga prejuízos Secretaria de Patrimônio da União


A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (7) quatro mandados de busca e apreensão em residências de servidores públicos e na unidade regional da SPU (Secretaria de Patrimônio da União) no Distrito Federal. Os sete investigados foram intimados a comparecer na Superintendência do órgão.

Durante a investigação, foi constatado que servidores públicos federais emitiram um relatório de demarcação fraudulento em uma área denominada Cana do Reino, na Fazenda Brejo ou Torto, no Setor Habitacional Vicente Pires, no DF.

Um dos investigados foi beneficiado, o que prejudicou interesses da União e da Terracap, a companhia imobiliária de Brasília. O terreno citado tem valor estimado de R$ 380 milhões.

O caso já foi objeto de análise pelo INC (Instituto Nacional de Criminalística) da Polícia Federal, que, por meio de laudo pericial de engenharia, comprovou a existência de materialidade, demonstrando graves vícios formais e materiais. Há fortes indícios do envolvimento de servidores da SPU/DF e da Terracap na fraude das atividades demarcatórias.

O relatório questionado foi emitido em 2008 pela SPU/DF, mas a retificação da matrícula da área só foi realizada em 2011. A Polícia Federal tomou conhecimento do fato em junho de 2012, instaurando um inquérito policial.

A SPU também é alvo de investigações no âmbito da Operação Porto Seguro, que desvendou uma quadrilha que vendia pareceres técnicos em diversas agências regulatórias do governo e fazia tráfico de influência.

A servidora da SPU Evangelina de Almeida Pinho foi uma das investigadas pela Porto Seguro. Ela foi exonerada do cargo de assessora da Secretaria do Patrimônio da União e uma sindicância para apurar possíveis irregularidades praticadas por servidores da secretaria foi instaurada.

Do UOL, em São Paulo

Parte dessa investigação começou com o trabalho do Jornalista Gilberto Camargos, que vem investigando e mostrando as fraudes e documentos falsos na região de Vicente Pires. Agora se quiserem investigar mais a fundo, se o PT do poder não barrar, basta pegar todos os documentos que tenho que poderão envolver muita gente importante de Vicente Pires, fiscais da GRPU, e associações. Juntando tudo que sei e posso mostrar, muita gente vai ser desmascarada.

Gilberto Camargos

Um comentário:

  1. É aguardar pra ver se realmente a polícia federal vai a fundo para desvendar toda a origem dessa fralde!

    ResponderExcluir