sábado, 29 de dezembro de 2012

Vicente Pires - Temos o que merecemos porque escondemos nossa posição.

Somos falsos por isso temos o que merecemos

- Documentos no final da página -

Lembro-me bem de como causou furor nos brasileiros o Tiririca se tornar o Deputado Federal mais votado do país. Milhares de pessoas saíram reclamando, dizendo que era um absurdo, que isso era uma piada, entre tantas outras coisas. Bem, eu sou um dos que achou e acha absurdo que um cidadão sem formação nenhuma, como ele, chegue a um cargo de tamanha importância.


O pior é que nem dá para ser bairrista e criticar os paulistas que adoram brincar com seus votos elegendo Clodovil, Frank Aguiar, Tiririca etc., pois nós moradores aqui de Vicente Pires brincamos com algo muito mais sério e somos falsos e omissos quando precisamos defender nossos direitos.

Todos criticaram a eleição do Tiririca apenas porque ele era um palhaço com pouca instrução que faz todo mundo dar boas risadas, mas não sabia o que fazer na Câmara dos Deputados. Mas se o compararmos aos letrados políticos que ocupam o congresso no cenário político do Brasil, nada demais, a qualidade deles tem o mesmo resultado, ou seja, nenhum.

Ver que quase um milhão e meio de paulistas votaram “de sacanagem” no Tiririca não é nada, se comparado ao que presenciamos em Vicente Pires, ou melhor, não presenciamos o que deveríamos.

Há anos tenho visto e ouvido o que todos falam por trás dos bastidores. Tenho visto como somos falsos, falamos o que sentimos e queremos, mas somente às escondidas. Queremos, mas não lutamos pelo que queremos e estamos sempre esperando que alguém faça por nós aquilo que deveríamos fazer pessoalmente.

Todos nós temos duas caras, somos todos falsos, falamos com quem não gostamos e fingimos gostar. Andamos juntos para obter benefícios, sem escrúpulos, só com falsidade...

Mas por que estou falando isto? É apenas para dizer que todos nós temos que lutar e nos posicionar quanto ao que desejamos para nossa cidade. Há anos fico assistindo e ouvindo as pessoas dizerem que não querem a ARVIPS e seus atuais diretores para representar Vicente Pires na regularização. Ficamos falando de nossas suspeitas por trás, ficamos falando que o Dirsomar não tem condições e não pode ser o representante de Vicente Pires junto aos órgãos do governo. Primeiramente, porque ele é governo tanto na esfera Distrital como na Federal e nossa área depende das duas esferas para a regularização. Não pode também, pois na última eleição da Arvips, a quantidade de votos que elegeu a chapa única é muito pequena. Os eleitos receberam apenas 46 votos, segundo informações do jornal Tribuna Vip. Levando em conta que só a diretoria tem 18 membros e somando os funcionários da associação, quantos realmente votaram pelo povo? Quarenta e seis votos é muito pouco para representar uma população de 80 mil habitantes. Os comentários vão além, existe um coro clamando a uma só voz que antes da regularização, devem investigar até a última instância as suspeitas de falsificação de documentos na Cana do Reino, pois se elas se confirmarem, a juíza foi induzida ao erro e o registro das terras de Vicente Pires no cartório perde a validade. Deve apurar também quem são os responsáveis desta maquiagem cartorial que a Polícia Federal está investigando. Todos querem uma investigação mais ampla, que também investigue se os fiscais ganhavam “um por fora” para fechar os olhos para algumas ocupações em Vicente Pires.

Não foi em uma ou duas reuniões, ou nas ruas de um extremo ao outro da cidade, no comércio e até nas festinhas particulares que vi, ouvi e participei em que pessoas das mais simples ao maior representante popular de Vicente Pires falando por trás dos bastidores que Dirsomar, Arvips e seus principais diretores devem ser afastados da representação de Vicente Pires.

A mesma falsidade acontece em relação a Administração Regional. Todos os dias ouço, recebo e-mail, ligações e indicações de matérias quanto ao que acham do Administrador interino (e que interinidade longa...) Ebenezer e sobre os principais indicados de políticos dentro da casa. Não aguento mais ouvir as pessoas dizerem que precisamos mudar o quadro atual da Administração, que o Ebenezer é concunhado do Dirsomar e que o mesmo está no poder e comanda por trás.

Se quisermos mudar nossa cidade para melhor e acabar com nossas suspeitas, a única forma é deixarmos de ser falsos e dizer abertamente o que queremos. Esta é a única forma de tirarmos nossas dúvidas e suspeitas sobre uma determinada pessoa, entidade etc. Pois, enquanto tivermos suspeitas sobre uma pessoa, ela jamais vai ser confiável ou detestável por fatos reais. Quando não expomos o que pensamos, compactuamos com quem mente, engana e difama, esquecemo-nos do mais importante, mentimos pra nós mesmos, acreditamos no que não sabemos se é verdade ou mentira e assim nossa dúvida se torna a maior verdade, e quando menos se espera, estamos deixando de ser o que pensamos e de termos o que queremos para nossa cidade, para ser o que os outros pensam, e isto infelizmente, é fraqueza de caráter.

E caráter não se muda, ganha, ou se ajeita... Ou tem ou não tem e pronto. Se tem uma coisa que posso dizer com propriedade, é que tenho caráter, sou verdadeiro, digo as coisas para quem não quer ouvir. Não ligo para o que os outros pensam de mim, isto é problema deles. Eu sou eu, faço o que faço, e ninguém pode viver a minha vida por mim. Neste ano que findou perdi muito dinheiro, amigos (ou não), pessoas que eu gosto ou gostava... Mas ganhei tanto... Amadureci, descobri tanto sobre mim, sobre a minha vida e por isto digo que neste novo ano que se inicia, continuarei a ser eu mesmo.

Como a grande maioria dos leitores eu acho que a Arvips não tem condições de representar Vicente Pires na regularização ou em qualquer instância Distrital ou Federal. O motivo é simples, ela foi criada como associação dos Agricultores, em cujo Estatuto constava tal finalidade e somente virou associação de moradores porque as chácaras foram parceladas e as que restam são muito poucas para justificar uma associação de produtores, ou seja, a ARVIPS aparentemente não conseguiu derrotar o inimigo da produção que é o parcelamento e mudou de lado para defendê-lo.

Conforme se sabe, a ARVIPS durante sua existência participou ativamente para transformar Vicente Pires no que é hoje. Ela deixou um rastro de estragos ambientais e estruturais irreversíveis que como associação de produtores deveria ter combatido.

1. As áreas proibidas por lei, de serem urbanizadas, tais como brejos e nascentes foram e continuam sendo ocupadas e contam com o apoio da associação para que não sejam derrubadas as construções irregulares. E não é de hoje que isto acontece.

2. Sendo a única associação local, sendo a mais forte e influente, a Arvips não lutou ou não lutou o suficiente para que ficassem espaços reservados para passeios de forma bem definida, não se preocupou com a abertura das ruas, não existem locais para escolas, postos de saúde, estações rodoviárias, praças e muito mais. Aliás, existiam sim, terrenos para a construção do posto de saúde, Bombeiros e delegacia e a Arvips não explicou até hoje que fim tomaram estes terrenos...

3. Por que durante toda sua existência a ARVIPS manteve no poder um grupinho fechado onde raríssimas vezes entra alguém de fora e em suas eleições sempre tem apenas uma chapa e os participantes são filiados do mesmo partido político, sendo este o PT. Uma associação tem que ser apartidária, imparcial.

4. Por que grande parte de sua diretoria são funcionários do GDF? O Presidente é partidário do PT e até que se prove o contrário comanda a Administração de Vicente Pires. Isto sem falar que na direção da GRPU, Gerência de Patrimônio da União, a gerente é Lucia Carvalho, que até que se prove o contrário, foi colocada no órgão através de influência do Dirsomar.

5. Por que o Dirsomar sempre usou a Arvips para seus interesses políticos? Basta dar uma olhadela em todas as edições do jornal da entidade. Em cada um deles o Dirsomar aparece em dezenas de fotos como se estivesse buscando autopromoção.

6. Parcelamento aqui é ilegal. Então como uma entidade que até que se prove o contrário de uma forma ou de outra participou ativamente de algo ilegal pode participar da regularização?

Há várias reportagens em que os órgãos competentes teriam tentado demolir construções em locais proibidos. Mas, representantes da própria ARVIPS teria ido imediatamente ao local da ocorrência e socorrido os interesses contrários à edificação ou participado de barricadas para que não houvessem derrubadas das construções ilegais.

Mesmo com tudo isto, a ARVIPS tem participado sozinha de todos os atos sobre Vicente Pires e, assim, pretende participar da regularização.

Quanto ao Dirsomar, acho que ele já teve sua chance de mostrar o que poderia fazer por Vicente Pires e a meu ver, não fez nenhuma diferença, a cidade não teve nenhuma mudança significativa. Dirsomar faz mais alarde do que trabalho e com o PT no poder, ficou ainda pior. Aumentaram as derrubadas, a cidade ficou abandonada e a administração virou cabide de emprego de gente incapacitada para os cargos que ocupam.

Existe muita coisa ainda a ser explicada, como por exemplo, tudo que está relacionado com a Cana do Reino e os documentos que propiciou o registro de Vicente Pires em Cartório e passaram os 344 hectares da Cana do Reino para particulares.

Eu comecei a investigação dos documentos da Cana do Reino que culminaram na Operação Perímetro. Nesta operação diretores da Arvips e pessoas intimamente ligadas a Dirsomar são citados e alguns foram intimados para depor na PF. Existem ainda muitos envolvidos que não foram indiciados. A Polícia Federal já comprovou serem verdadeiras minhas suspeitas de que os laudos técnicos elaborados pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) eram irregulares. Por exemplo: a medição do terreno deveria ter sido feita para o lado esquerdo do terreno. Mas os técnicos da União foram para o lado direito, aumentando o tamanho da terra e, com isto, o prejuízo. Estes documentos induziram a Juíza ao erro. Antes de sentenciar que a área deveria ser devolvida aos “proprietários” ela (a juíza) perguntou a SPU se a União tinha interesse nessa área, Lúcia Carvalho respondeu que não. Após esta sentença apareceram dentro da área alguns posseiros que nunca estiveram lá antes de 2009.

Pessoas ligadas ao Dirsomar se associaram a Apronurcar, Associação dos produtores do Núcleo Rural Cana do Reino que antes de 2009 só tinha sete associados. Um dos diretores da Arvips Francisco de Assis Severo dos Santos, conhecido como Chicão virou proprietário de mais ou menos 16 hectares nesta área. Ele juntamente com a Apronurcar, outras associações e pessoas físicas assinaram um protocolo de intenções em que repassava suas áreas na Cana do Reino para a Construtora Brookfield. Depois disto, quarenta novos sócios da Apronurcar assinaram um Instrumento Particular de Transação e outros Pactos e receberam lotes de até 1750 metros repassando suas cotas para venda a Brookfield conforme o Protocolo de Intenções citado acima. Entre estes novos sócios a maioria é gente ligada intimamente ao Dirsomar. As reuniões foram realizadas na sede da Arvips. Até que se prove o contrário, a maioria destes associados vulgos posseiros nunca estiveram na área antes de 2009, porém documentos da SPU, assinados por Lucia Carvalho, informam que estas pessoas estavam na área antes desta data.

Até que se prove o contrário, Dirsomar participou das articulações para a retirada de Carlos Otávio da GRPU e colocar em seu lugar a Lúcia Carvalho. Nada demais nisto. Mas por que retiraram Carlos Otávio? Por que estes novos sócios não apareceram antes da Lúcia Carvalho assumir a SPU?

Até agora a Polícia Federal indiciou sete servidores públicos. Entre eles estão funcionários da Secretaria de Patrimônio da União e da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) bem como Lucia Helena de Carvalho, ex-deputada distrital pelo PT, sob a acusação de formação de quadrilha e fraude processual.

Dirsomar e os diretores da Arvips teriam ou não conhecimento destas transações que culminou na operação Perímetro? Muito antes desta operação, eu Gilberto Camargos por várias vezes informei ao Glênio e ao Dirsomar que suspeitava de irregularidades nas medições da Cana do Reino. Cheguei a mostrar os documentos que tenho para o Glênio, juntamente com testemunhas no escritório deste jornal. Se levaram a sério as informações eu não posso afirmar, mas o fato é que Dirsomar e Lúcia foram a SP para ver o andamento do processo nº 00.0112006-9 em curso na 14ª Vara da Justiça Federal de SP.

Diante de tudo que foi citado acho que no mínimo é antiético que continuem na representatividade de Vicente Pires. Deveriam se afastar pelo menos até o final das investigações da Polícia Federal.

Quanto à administração e ao administrador interino, também não é surpresa para ninguém o que eu penso. Administrador deve ser votado pelo povo e funcionários contratados somente através de concurso público. Tem que haver investigação dentro desta casa para analisar todos os contratos, assim saberemos se existe ou não irregularidades. Quem comanda a casa é o Dirsomar. Ebenezer é concunhado do Dirsomar e deve ser trocado. Todos os indicados por políticos devem exonerados o mais rápido possível, pois é uma vergonha um órgão ter mais de 80% indicados.

Nesta gestão petista, nossa cidade se transformou em um caos! Andem nas ruas e vejam.

Enfim, temos o que merecemos porque somos falsos e não lutamos por aquilo que acreditamos e merecemos. Não investigamos para apurar a veracidade dos fatos, somos acomodados, é mais confortável. Damos tapinhas e apoiamos pessoas mesmo sabendo que podem não ser tão honestas quanto pensávamos ou gostaríamos que fossem.

Devemos acabar com nosso pensamento individualista. As pessoas acham que o bom é aquele que dá coisas para o povo ou o ajude a ganhar alguma vantagem. Aqueles que fazem e votam leis são inúteis, mas aqueles que distribuem dinheiro e benesses (pagas com nosso dinheiro, diga-se de passagem) é que são bons. Assim pensa e age a maioria de nosso povo.

Então vamos ser verdadeiros, não dá para reclamar dos que temos se continuarmos a falar tudo por baixo dos panos e esperar que o Gilberto fale no jornal. Tudo está assim porque nós queremos e contribuímos para que as coisas continuem assim. Temos os representantes que merecemos, temos a cidade caos que deixamos que ela se torne. Eles nada mais são do que a expressão da nossa cultura, da covardia de nos omitirmos. Aqui, impera a Lei de Gérson que diz que o que importa é levar vantagem em tudo.

Tiririca teve como slogan de campanha o seguinte: Vote em Tiririca, pior que está não fica. Creio que o Tiririca estava enganado. Pior do que está fica sim. Estamos vivenciando isto.


ESTA MATÉRIA É ASSINADA POR:  Gilberto Camargos
Carlos Masson
Pastor Wilmar Rodrigues
Cristiane de A. Bitencurt Rodrigues
Cosmos de Meneses Araujo
Mauro Regis Pinto da Silva
José Geraldo Oliveira
 
Outras pessoas que assinava foram intimidados por tel e retiraram seus nomes com medo de represalias.
 
Solidarizo-me com a preocupacao do Jornalista Gilberto Camargos e creio que e chegada a hora de a cidade de Vicente Pires tomar um rumo. As novas forcas políticas e as novas lideranças locais necessitam arregaçar as mangas e fazer acontecer o que a população espera. Ou seja, realizar o que a ARVIPS promete há anos e não fez ate hoje. E preciso transformar Vicente Pires em uma cidade legal, digna, para que nosso povo possa experimentar a qualidade de vida das demais cidades do Distrito Federal.
José Geraldo Oliveira








Um comentário:

  1. Assinei como ciente no documento, deixando claro que tinha muitas ressalvas.
    Dentre minhas ressalvas cito:
    1 - nunca falei mal da ARVIPS para o Gilberto, para o COSMO, Celeste ou qq que seja;
    2 - Seria falsidade se dissesse ao contrário;
    3 - Nunca falei por trás que o Dirsomar, Dr. Charles, Celeste ou até Alberto Meireles não tem condições de representar Vicente Pires;
    4 - Nunca falei com o Gilberto sobre o administrador interino Ebenezer;
    5 - Para o plano urbanístico, seria o ideal a participação de todas as Associações de Moradores;
    6 - Como disse na pequena reunião na casa da Celeste, quem contribuiu para divisão das chácaras em V Pires foi o estudo para expansão de Águas Claras, encomendado pela Terracap. A ARVIPS, como também a AMORJOQUEI e outras Associações, apoiaram a não retirada de casas já habitadas na área de APP por falta de ação dos órgãos ambientais. Sempre pedimos aos síndicos que não deixassem construir mais em Área de Preservação Ambiental.
    7 - Trabalhei junto com a ARVIPS para evitar derrubar de casas habitadas em APP, considerando a ineficácia dos órgãos ambientais e certificados de regularização emitido pelo próprio GDF;
    8 - Não acho que o Ebenezer deve ser trocado só por ser concunhado do Dirsomar. Um administrador deve ser trocado quando não demonstra competência, afinal de contas todos os administradores são indicados por deputados, suplentes ou Secretários de Estado. Não sou a favor de eleição p administrador, como não era para Governador. Para mim, Brasília era melhor e menos corrupta quando o Governador era indicado pelo Presidente da República.
    9 - Seria falsidade minha dizer que o Dirsomar não lutou por esta cidade. Discordei de muitos dos métodos, mais dou meu depoimento do espírito de luta.
    10 - Acho, também, que todos os suspeitos da operação perímetro devem ser investigados e todos os envolvidos na tentativa de lesar o erário devem ser punidos, independente que sejam amigos ou inimigos meus.

    Atenciosamente,
    Carlos Masson
    Associação dos Moradores do Setor Jóquei Clube

    ResponderExcluir