sábado, 29 de dezembro de 2012

Somos falsos por isso temos o que merecemos - COM RESPOSTA DA ARVIPS ATRAVÉS O PRESIDENTE GLÊNIO


Lembro-me bem de como causou furor nos brasileiros o Tiririca se tornar o Deputado Federal mais votado do país. Milhares de pessoas saíram reclamando, dizendo que era um absurdo, que isso era uma piada, entre tantas outras coisas. Bem, eu sou um dos que achou e acha absurdo que um cidadão sem formação nenhuma, como ele, chegue a um cargo de tamanha importância.


O pior é que nem dá para ser bairrista e criticar os paulistas que adoram brincar com seus votos elegendo Clodovil, Frank Aguiar, Tiririca etc., pois nós moradores aqui de Vicente Pires brincamos com algo muito mais sério e somos falsos e omissos quando precisamos defender nossos direitos.

R. Glenio José- Isto é uma opinião pessoal, não acredito que todos pensam da mesma maneira ou tenham o mesmo pensamento.

Todos criticaram a eleição do Tiririca apenas porque ele era um palhaço com pouca instrução que faz todo mundo dar boas risadas, mas não sabia o que fazer na Câmara dos Deputados. Mas se o compararmos aos letrados políticos que ocupam o congresso no cenário político do Brasil, nada demais, a qualidade deles tem o mesmo resultado, ou seja, nenhum.


Ver que quase um milhão e meio de paulistas votaram “de sacanagem” no Tiririca não é nada, se comparado ao que presenciamos em Vicente Pires, ou melhor, não presenciamos o que deveríamos.

R. Glenio José - Aqui eu concordo, todos tem o direito de pensar e expressar o que querem;

Há anos tenho visto e ouvido o que todos falam por trás dos bastidores. Tenho visto como somos falsos, falamos o que sentimos e queremos, mas somente às escondidas. Queremos, mas não lutamos pelo que queremos e estamos sempre esperando que alguém faça por nós aquilo que deveríamos fazer pessoalmente.


Todos nós temos duas caras, somos todos falsos, falamos com quem não gostamos e fingimos gostar. Andamos juntos para obter benefícios, sem escrúpulos, só com falsidade...

Mas por que estou falando isto? É apenas para dizer que todos nós temos que lutar e nos posicionar quanto ao que desejamos para nossa cidade. Há anos fico assistindo e ouvindo as pessoas dizerem que não querem a ARVIPS e seus atuais diretores para representar Vicente Pires na regularização. Ficamos falando de nossas suspeitas por trás, ficamos falando que o Dirsomar não tem condições e não pode ser o representante de Vicente Pires junto aos órgãos do governo. Primeiramente, porque ele é governo tanto na esfera Distrital como na Federal e nossa área depende das duas esferas para a regularização. Não pode também, pois na última eleição da Arvips, a quantidade de votos que elegeu a chapa única é muito pequena. Os eleitos receberam apenas 46 votos, segundo informações do jornal Tribuna Vip. Levando em conta que só a diretoria tem 18 membros e somando os funcionários da associação, quantos realmente votaram pelo povo? Quarenta e seis votos é muito pouco para representar uma população de 80 mil habitantes. Os comentários vão além, existe um coro clamando a uma só voz que antes da regularização, devem investigar até a última instância as suspeitas de falsificação de documentos na Cana do Reino, pois se elas se confirmarem, a juíza foi induzida ao erro e o registro das terras de Vicente Pires no cartório perde a validade. Deve apurar também quem são os responsáveis desta maquiagem cartorial que a Polícia Federal está investigando. Todos querem uma investigação mais ampla, que também investigue se os fiscais ganhavam “um por fora” para fechar os olhos para algumas ocupações em Vicente Pires.

R. Glenio José- Nossa Associação é comunitária e como tal defende os interesses da nossa cidade,

Portanto é mister saber que temos varias pessoas com interesses diversos ao da legalidade, sendo assim não querem de forma alguma e lutam com unhas e dentes contra a regularização, 100% de Vicente Pires é irregular, não existe ninguém que esteja em situação de privilegio;

Só lembrando a ARVIPS iniciou o processo de regularização no ano de 2002, de lá para cá já passaram mais de nove (9) governadores de diferentes partidos,

Fizemos um processo transparente com mais de 300 reuniões publicas todas filmadas e gravadas, a única cidade do DF em que a comunidade tomou frente ao processo para sair da ilegalidade,

Sabemos que no DF mais de 84% de sua área é irregular, tanto Federal quanto Distrital,

Quanto às investigações em você sita não tenho nenhum conhecimento,(há não ser as matérias veiculadas nos jornais)

Pois até o presente momento o que existe Realmente são pessoas mal intencionadas de oposição e sem caráter, que não querem e tentam impedir que nossa cidade saia da Irregularidade, que continuemos sendo tratados como invasores e penalizados com a falta de infra-estruturar.

Se hoje Vicente Pires conta com mais de 80.000 habitantes em sua grande maioria de classe média foi por falta de políticas publicas de habitação para a classe media,

Quando você faz menção à falsidade de documentos e faz julgamentos precipitados, lembro que todos os processos em que acompanhamos pela ARRVIPS para a regularização de nossa cidade, foram transitados em julgados com acompanhamento do Ministério Publico, AGU e Justiça Federal.

Assim sendo se existe investigação contra estas pessoas em você menciona é mais uma tentativa de retardar o processo da tão sonhada regularização;

Impedindo assim que o Governo de inicio as obras de infra-estruturar como: as Galerias de águas Pluviais, abertura e duplicação das ruas, instalação dos equipamentos públicos (escolas, fórum, bombeiros, praças, etc.).

Não foi em uma ou duas reuniões, ou nas ruas de um extremo ao outro da cidade, no comércio e até nas festinhas particulares que vi, ouvi e participei em que pessoas das mais simples ao maior representante popular de Vicente Pires falando por trás dos bastidores que Dirsomar, Arvips e seus principais diretores devem ser afastados da representação de Vicente Pires.
R. Glênio José- Sabemos que não somos unanimidade e nem deveria ser , pelos motivos já expostos anteriormente,

Quanto à opinião pessoal, todos tem o livre direito de se manifestar, contra ou a favor.

Procuramos ao máximo dar transparência aos nossos atos assim como as prestações de contas para nossos associados.

A mesma falsidade acontece em relação a Administração Regional. Todos os dias ouço, recebo e-mail, ligações e indicações de matérias quanto ao que acham do Administrador interino (e que interinidade longa...) Ebenezer e sobre os principais indicados de políticos dentro da casa. Não aguento mais ouvir as pessoas dizerem que precisamos mudar o quadro atual da Administração, que o Ebenezer é concunhado do Dirsomar e que o mesmo está no poder e comanda por trás.
R. Glenio José- Quanto à indicação do administrador de Vicente Pires este é compromisso do governador com movimento PT e ARVIPS em indicar o Administrador.

Não iremos abrir mão desta indicação, sentimos apenas demora na nomeação pelo Governador do novo Administrador.

Com relação às denuncias compete aos órgãos Públicos de fiscalização apurá-las

Se quisermos mudar nossa cidade para melhor e acabar com nossas suspeitas, a única forma é deixarmos de ser falsos e dizer abertamente o que queremos. Esta é a única forma de tirarmos nossas dúvidas e suspeitas sobre uma determinada pessoa, entidade etc. Pois, enquanto tivermos suspeitas sobre uma pessoa, ela jamais vai ser confiável ou detestável por fatos reais. Quando não expomos o que pensamos, compactuamos com quem mente, engana e difama, esquecemo-nos do mais importante, mentimos pra nós mesmos, acreditamos no que não sabemos se é verdade ou mentira e assim nossa dúvida se torna a maior verdade, e quando menos se espera, estamos deixando de ser o que pensamos e de termos o que queremos para nossa cidade, para ser o que os outros pensam, e isto infelizmente, é fraqueza de caráter.


E caráter não se muda, ganha, ou se ajeita... Ou tem ou não tem e pronto. Se tem uma coisa que posso dizer com propriedade, é que tenho caráter, sou verdadeiro, digo as coisas para quem não quer ouvir. Não ligo para o que os outros pensam de mim, isto é problema deles. Eu sou eu, faço o que faço, e ninguém pode viver a minha vida por mim. Neste ano que findou perdi muito dinheiro, amigos (ou não), pessoas que eu gosto ou gostava... Mas ganhei tanto... Amadureci, descobri tanto sobre mim, sobre a minha vida e por isto digo que neste novo ano que se inicia, continuarei a ser eu mesmo.

R. Glenio José- Desejo que continue amadurecendo, compreendendo melhor o sentido da vida sabendo distinguir o joio do trigo,

Pois é muita responsabilidade de um jornalista estar por traz de um computador escrevendo os acontecimentos com imparcialidade, muitas vezes exagerando ou minimizando a noticia, ou privilegiar ou desprestigiar algo ou alguém.

É uma missão difícil!

Como a grande maioria dos leitores eu acho que a Arvips não tem condições de representar Vicente Pires na regularização ou em qualquer instância Distrital ou Federal. O motivo é simples, ela foi criada como associação dos Agricultores, em cujo Estatuto constava tal finalidade e somente virou associação de moradores porque as chácaras foram parceladas e as que restam são muito poucas para justificar uma associação de produtores, ou seja, a ARVIPS aparentemente não conseguiu derrotar o inimigo da produção que é o parcelamento e mudou de lado para defendê-lo.
R. Glenio José- Primeiro, a ARVIPS Jamais defendeu qualquer parcelamento em sua existência, defendemos sim, o direito Constitucional a moradia,

Segundo, como já manifestei anteriormente sabemos que não somos unanimidade. Porem representamos sim a grande maioria dos moradores de nossa cidade,

Aqueles que nos criticam é porque jamais moveram se quer uma palha, para a defesa dos moradores de nossa cidade, muitos sequer enfrentaram tratores, policiais ou a própria justiça, em defesa da moradia,

Hoje é muito fácil criticar ou menosprezar os trabalhos defendidos por esta conceituada instituição,

Depois que a ARVIPS entregou os estudos AMBIENTAIS e URBANISTICOS prontos,

Depois que conquistamos e passamos por todos os tramites legais, junto ao:IBAMA, IBRAM, GRUPAR, SEDUMA, SEDHAB, INST. CHICO MENDES, COMPLAN, CONAM ETC., Conquistamos a modificação do novo código Florestal;

Conseguimos que a UNIÃO terminasse de pagar aos herdeiros e escriturar a terra em nome da UNIÃO; (tivemos mais de dois anos percorrendo a Corregedoria do Ministério Publico do DF, atrás das exigências legais para escrituração)

Depois de mais de DEZ anos de luta pela regularização,

Terceiro, Agora em que seu processo esta chegando ao final.

É até admissível que algumas pessoas não queiram que a ARVIPS apareça como a Instituição que revolucionou a forma de regularizar no DF.

Quarto, Existem pessoas que queiram viver na ilegalidade, pois depois de legalizado terão que explicar a Receita Federal a progressividade de aumento do seu patrimônio.

Conforme se sabe, a ARVIPS durante sua existência participou ativamente para transformar Vicente Pires no que é hoje. Ela deixou um rastro de estragos ambientais e estruturais irreversíveis que como associação de produtores deveria ter combatido.


1. As áreas proibidas por lei, de serem urbanizadas, tais como brejos e nascentes foram e continuam sendo ocupadas e contam com o apoio da associação para que não sejam derrubadas as construções irregulares. E não é de hoje que isto acontece.

2. Sendo a única associação local, sendo a mais forte e influente, a Arvips não lutou ou não lutou o suficiente para que ficassem espaços reservados para passeios de forma bem definida, não se preocupou com a abertura das ruas, não existem locais para escolas, postos de saúde, estações rodoviárias, praças e muito mais. Aliás, existiam sim, terrenos para a construção do posto de saúde, Bombeiros e delegacia e a Arvips não explicou até hoje que fim tomaram estes terrenos...

R- Glenio José- Respondendo o 1 e 2

para a aprovação do projeto urbanístico após a aprovação do PDOT ,

foi necessário localizar em nossa cidade 10% do total da área para alocar os equipamentos públicos, para tanto foi anexado para efeito de regularização a área do TAGUAPAK que pertence a Taguatinga, em nosso projeto URBANISTICO, a incorporação de área de particulares e de chacareiros, todos com muita discução e transparência,

Portanto não é verdade que não existem áreas para tais equipamentos, no dia 27 de novembro de 2012 foram apresentados e discutidos com a comunidade em reunião o projeto onde foram apresentados os locais para os equipamentos públicos citados por você, reunião pela qual você estava presente no Capital Park,

Quanto as Áreas de APP, conforme citadas no item 1- defendemos sim o direito constitucional a moradia e continuaremos a defender, depois da conquista do novo código florestal, que permite a permanência dos moradores em áreas de APP consolidadas,

Apoiamos a transferência daquelas que estejam correndo risco de morte e seremos solidários a estas famílias, caso contrario estaríamos contra a nossa luta de mais de vinte anos.

Quanto aos terrenos citados informo que a ARVIPS não é e nunca foi proprietária destes terrenos e nem nos compete tal fiscalização.

3. Por que durante toda sua existência a ARVIPS manteve no poder um grupinho fechado onde raríssimas vezes entra alguém de fora e em suas eleições sempre tem apenas uma chapa e os participantes são filiados do mesmo partido político, sendo este o PT.  Uma associação tem que ser apartidária, imparcial.
R. Glenio José- Mais uma inverdade ou falta de conhecimento, jamais a ARVIPS utilizou destes artifícios, sempre fizemos uma eleição democrática onde todos os sócios tiveram a oportunidade de participarem, conforme dispõe nosso estatuto.

Agora se as pessoas são filiadas a algum partido político é um direito Constitucional, se preferem o partido dos trabalhadores deve ter alguma afinidade, Felizmente hoje temos o Governo federal e governo local do mesmos partido, onde na maioria de nossas reivindicações são atendidas, quem ganha com isto? é a comunidade !.

4. Por que grande parte de sua diretoria são funcionários do GDF? O Presidente é partidário do PT e até que se prove o contrário comanda a Administração de Vicente Pires. Isto sem falar que na direção da GRPU, Gerência de Patrimônio da União, a gerente é Lucia Carvalho, que até que se prove o contrário, foi colocada no órgão através de influência do Dirsomar.
R. Glenio José- Gostaria de esclarecer ao nobre Jornalista que a maioria dos cargos públicos são de confiança do Governador, e não é crime o Governo nomear as pessoas de sua confiança para exercer cargo publico, isto é o exercício democrático de alternância de Governo.

Os diretores da ARVIPS são voluntários sem remuneração (bem que deveriam ser remunerados), mesmo que fossem remunerados isto não teria incompatibilidade e nem seria crime.

5. Por que o Dirsomar sempre usou a Arvips para seus interesses políticos? Basta dar uma olhadela em todas as edições do jornal da entidade. Em cada um deles o Dirsomar aparece em dezenas de fotos como se estivesse buscando autopromoção.
R. Glênio José- É normal a liderança comunitária se destacar, quando se tem uma luta em prol da comunidade ,se não fosse o DIRSOMAR poderia ser outro, mas se ele destacou é porque fez e FEZ diferente.

Ou será que ele foi o único presidente da ARVIPS, quantos outros passaram antes dele, e tiveram a mesma oportunidade porque não o fizeram?

Quando um líder se destaca a comunidade agradece não foi aleatoriamente que o DIRSOMAR teve mais de 20% dos votos válidos em Vicente Pires, enquanto o candidato da situação na época teve menos de 1% dos votos,

Lutando sempre como oposição; Nestes anos todos lutando contra tudo e contra todos.

É normal ter adversários que não interessam em seu crescimento como liderança comunitária e política


6. Parcelamento aqui é ilegal. Então como uma entidade que até que se prove o contrário de uma forma ou de outra participou ativamente de algo ilegal pode participar da regularização?


Há várias reportagens em que os órgãos competentes teriam tentado demolir construções em locais proibidos. Mas, representantes da própria ARVIPS teria ido imediatamente ao local da ocorrência e socorrido os interesses contrários à edificação ou participado de barricadas para que não houvessem derrubadas das construções ilegais.

R. Glênio José - Defender moradias não é crime se existe outros crimes deve ser provar, suas acuações são infundadas e contraditórias não sei se é por desconhecimento ou para confundir o leitor.

Agora esta afirmando algo que terá que provar.

Mesmo com tudo isto, a ARVIPS tem participado sozinha de todos os atos sobre Vicente Pires e, assim, pretende participar da regularização.
R. Glênio José - Para o conhecimento de todos a ARVIPS tem um convenio com a UNIÃO E GDF há mais de oito anos, para a regularização de Vicente Pires, portanto não poderia ser diferente é a única associação apta e capacitada a tocar o processo de regularização de Vicente Pires.

Quanto ao Dirsomar, acho que ele já teve sua chance de mostrar o que poderia fazer por Vicente Pires e a meu ver, não fez nenhuma diferença, a cidade não teve nenhuma mudança significativa. Dirsomar faz mais alarde do que trabalho e com o PT no poder, ficou ainda pior. Aumentaram as derrubadas, a cidade ficou abandonada e a administração virou cabide de emprego de gente incapacitada para os cargos que ocupam.
R. Glênio José - Não tenho procuração para falar em nome do DIRSOMAR,

Talvez as pessoas não saibam, mas o companheiro DIRSOMAR há quase um ano pediu para sair do Governo, justamente para defender as causas comunitárias de sempre.

Mas como existe outro contraditório em sua fala, onde diz que o governo não tem feito nada para impedir o crescimento irregular ao mesmo tempo fala que é o período em que há o maior numero de derrubadas, isto mostra que o Governo esta impedindo novos parcelamentos,

Existe muita coisa ainda a ser explicada, como por exemplo, tudo que está relacionado com a Cana do Reino e os documentos que propiciou o registro de Vicente Pires em Cartório e passaram os 344 hectares da Cana do Reino para particulares.


Eu comecei a investigação dos documentos da Cana do Reino que culminaram na Operação Perímetro. Nesta operação diretores da Arvips e pessoas intimamente ligadas a Dirsomar são citados e alguns foram intimados para depor na PF. Existem ainda muitos envolvidos que não foram indiciados. A Polícia Federal já comprovou serem verdadeiras minhas suspeitas de que os laudos técnicos elaborados pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) eram irregulares. Por exemplo: a medição do terreno deveria ter sido feita para o lado esquerdo do terreno. Mas os técnicos da União foram para o lado direito, aumentando o tamanho da terra e, com isto, o prejuízo. Estes documentos induziram a Juíza ao erro. Antes de sentenciar que a área deveria ser devolvida aos “proprietários” ela (a juíza) perguntou a SPU se a União tinha interesse nessa área, Lúcia Carvalho respondeu que não. Após esta sentença apareceram dentro da área alguns posseiros que nunca estiveram lá antes de 2009.

Pessoas ligadas ao Dirsomar se associaram a Apronurcar, Associação dos produtores do Núcleo Rural Cana do Reino que antes de 2009 só tinha sete associados. Um dos diretores da Arvips Francisco de Assis Severo dos Santos, conhecido como Chicão virou proprietário de mais ou menos 16 hectares nesta área. Ele juntamente com a Apronurcar, outras associações e pessoas físicas assinaram um protocolo de intenções em que repassava suas áreas na Cana do Reino para a Construtora Brookfield. Depois disto, quarenta novos sócios da Apronurcar assinaram um Instrumento Particular de Transação e outros Pactos e receberam lotes de até 1750 metros repassando suas cotas para venda a Brookfield conforme o Protocolo de Intenções citado acima. Entre estes novos sócios a maioria é gente ligada intimamente ao Dirsomar. As reuniões foram realizadas na sede da Arvips. Até que se prove o contrário, a maioria destes associados vulgos posseiros nunca estiveram na área antes de 2009, porém documentos da SPU, assinados por Lucia Carvalho, informam que estas pessoas estavam na área antes desta data.

Até que se prove o contrário, Dirsomar participou das articulações para a retirada de Carlos Otávio da GRPU e colocar em seu lugar a Lúcia Carvalho. Nada demais nisto. Mas por que retiraram Carlos Otávio? Por que estes novos sócios não apareceram antes da Lúcia Carvalho assumir a SPU?

Até agora a Polícia Federal indiciou sete servidores públicos. Entre eles estão funcionários da Secretaria de Patrimônio da União e da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) bem como Lucia Helena de Carvalho, ex-deputada distrital pelo PT, sob a acusação de formação de quadrilha e fraude processual.

Dirsomar e os diretores da Arvips teriam ou não conhecimento destas transações que culminou na operação Perímetro? Muito antes desta operação, eu Gilberto Camargos por várias vezes informei ao Glênio e ao Dirsomar que suspeitava de irregularidades nas medições da Cana do Reino. Cheguei a mostrar os documentos que tenho para o Glênio, juntamente com testemunhas no escritório deste jornal. Se levaram a sério as informações eu não posso afirmar, mas o fato é que Dirsomar e Lúcia foram a SP para ver o andamento do processo nº 00.0112006-9 em curso na 14ª Vara da Justiça Federal de SP.

Diante de tudo que foi citado acho que no mínimo é antiético que continuem na representatividade de Vicente Pires. Deveriam se afastar pelo menos até o final das investigações da Polícia Federal.

R. Glenio José- Quanto a estas denuncias, não irei manifestar por não ter conhecimento do assunto, como já foi informado, todos os atos referentes à regularização foram legais e transparentes,

Se existe alguém que não quer a regularização, a este que alega compete apresentar as provas, pois o ônus da prova cabe a quem acusa.

Quanto à administração e ao administrador interino, também não é surpresa para ninguém o que eu penso. Administrador deve ser votado pelo povo e funcionários contratados somente através de concurso público. Tem que haver investigação dentro desta casa para analisar todos os contratos, assim saberemos se existe ou não irregularidades. Quem comanda a casa é o Dirsomar. Ebenezer é concunhado do Dirsomar e deve ser trocado. Todos os indicados por políticos devem exonerados o mais rápido possível, pois é uma vergonha um órgão ter mais de 80% indicados.


Nesta gestão petista, nossa cidade se transformou em um caos! Andem nas ruas e vejam.

Enfim, temos o que merecemos porque somos falsos e não lutamos por aquilo que acreditamos e merecemos. Não investigamos para apurar a veracidade dos fatos, somos acomodados, é mais confortável. Damos tapinhas e apoiamos pessoas mesmo sabendo que podem não ser tão honestas quanto pensávamos ou gostaríamos que fossem.

Devemos acabar com nosso pensamento individualista. As pessoas acham que o bom é aquele que dá coisas para o povo ou o ajude a ganhar alguma vantagem. Aqueles que fazem e votam leis são inúteis, mas aqueles que distribuem dinheiro e benesses (pagas com nosso dinheiro, diga-se de passagem) é que são bons. Assim pensa e age a maioria de nosso povo.

Então vamos ser verdadeiros, não dá para reclamar dos que temos se continuarmos a falar tudo por baixo dos panos e esperar que o Gilberto fale no jornal. Tudo está assim porque nós queremos e contribuímos para que as coisas continuem assim. Temos os representantes que merecemos, temos a cidade caos que deixamos que ela se torne. Eles nada mais são do que a expressão da nossa cultura, da covardia de nos omitirmos. Aqui, impera a Lei de Gérson que diz que o que importa é levar vantagem em tudo.

Tiririca teve como slogan de campanha o seguinte: Vote em Tiririca, pior que está não fica. Creio que o Tiririca estava enganado. Pior do que está fica sim. Estamos vivenciando isto.

R. Glênio José - Gilberto, como já manifestei anteriormente o ônus da prova compete a quem acusa, denunciar falso crime também é crime.

R. Gilberto – Primeiro não existe nenhuma acusação, existe suspeitas e isso é legal a qualquer pessoa, não existe nenhuma denuncia no texto.

Isto está parecendo chantagem ou ameaça, que também é crime.

Se tens provas e negou a entregar a policia você esta sendo omisso e conivente com os fatos ou tentando proteger alguém!

R. Gilberto – Não faço ameaça e muito menos chantagem, faço jornalismo investigativo e tenho minhas fontes, chantagens ou ameaça seria para alguém que estaria querendo dinheiro ou algo em troca e isso não faz parte do meu caráter.

Não sou obrigado a entregar documentos que eu consegui e ninguém me obriga, pois como já arrombaram minha casa para procurar documentos, tenho que me resguardar e resguardar a integridade de minha família, pois no momento em que entregar tudo que tenho de provas, estarei sem proteção e pessoas inescrupulosas podem atentar contra minha vida e contra a vida da minha família. Ameaças existe muitas e você sabe disso. Estou protegendo a mim e minha família.

NA PRIMEIRA VEZ QUE FALEI ALGO SOBRE A CANA DO REINO FOI NA MATÉRIA SOBRE A BORRACHARIA AS MARGENS DA ESTRUTURAL E VOCE TEM MUITO CONHECIMENTO DAS PERSEGUIÇÕES QUE SOFRI, INCLUSIVE COM A RETIRADA DOS JORNAIS DOS PONTOS DE ENTREGA.

COM ESSA MATÉRIA TENHO CERTEZA QUE ESTOU CORRENDO RISCO DE MORTE

A ARVIPS tem sempre defendido a moradia através do Direto Constitucional e vai continuar defendendo o comunidade mesmo com a oposição de uma minoria ,

É justo que alguns que se sintam prejudicados quando o processo de regularização se aproxima, talvez não se sintam seguro ou preparados para tal, dai ficar atirando pedras para todo lado, sem terem propostas a apresentarem.

O mais importante é que a grande maioria da nossa comunidade reconhece nosso trabalho e o mais gratificante estamos na reta final da REGULARIZAÇÃO, mesmo que a oposição não queira e tenta impedir de todas as formas e censuras.

Gostaria ainda, neste momento em que você traz estas abordagens, indagá-lo quanto a sua visão sobre a regularização tendo em vista que você hoje preside uma associação. Tenho certeza que você já está sendo indagado pelos seus associados e outros. Se nós paralisássemos o processo atual você tem alguma sugestão de procedimento?

Gilberto – A regularização neste momento não será para beneficiar o povo e sim para tentar a reeleição do Agnelo e de outros membros do PT e aliados. O dinheiro não será revertido para a cidade, pois esse governo não faz nada em nenhum lugar do DF, portanto não fará aqui em um ano apenas, mas será gasto em outros lugares com certeza. Não sou e nunca fui contra a regularização, mas contra a forma com que a mesma vem acontecendo.

Quando fala em “nós” paralisássemos, da à impressão que a Arvips está no controle da regularização e que não é apenas uma associação lutando para isso.

Você já manifestou ser contra o pagamento dos lotes. Você continua defendendo que os moradores não paguem mais nada?

Gilberto – Sim, sou a favor de que ninguém pague pelos lotes, pois já pagamos para arrumar Vicente Pires, pagamos impostos de uma área que se diz Federal e pagamos pelos lotes...

Esta tese tem base jurídica ou seria uma forma de atrair associados para você?

R. Gilberto – Todos me conhecem bem e sabe que não usaria mentiras para atrair associados e em reunião com você e com o Dirsomar, já chamei várias vezes para analisar as bases jurídicas que apresento e vocês sempre ficaram pelo lado do governo cobrar pelos lotes. O Dirsomar inclusive juntamente com você e eu deixou claro que o valor pode chegar a 600 reais o metro de lotes residenciais e o dobro para os comerciais. Falou também que o governo ira com certeza fazer igual foi feito com o IPTU, cobra e depois envia os carnês acreditando no medo dos moradores que irão pagar depois de reclamarem. Tenho base jurídica sim. Mas se for colocar aqui não caberá em nenhum jornal.

Como você pretende conduzir este debate na medida em que o valor do metro quadrado sobe a cada dia com obras públicas e com a própria valorização de mercado?

R. Gilberto – Vou brigar para que ninguém pague pelo que já pagou

Como você pretende debater com os moradores quanto a sua afirmação que a ARVIPs deveria denunciar as construções, a sua associação esta denunciando as obras dos moradores?

Gilberto – A afirmação é da Arvips como associação dos chacareiros ou produtores, quando devia combater o parcelamento irregular e não o fez. A Amovipe é contra qualquer irregularidade, se não pode construir, não vamos construir, tanto que você é conhecedor da obra que tenho parada em casa a mais de 10 anos e viu as perseguições que sofri na administração na gestão do Dirsomar e do Ebenezer, quando eu estava legal e podia ter construído. Mesmo não concordando com as obras irregulares, não denunciamos, pois esse não é nosso papel, apenas orientamos.

Você acha que é função de uma entidade que representa os interesses dos associados ir contra eles?

Gilberto – Sim, acho que quando alguém está cometendo atos ilegais, existem nos estatutos normais para tratar disso, no caso da Amovipe se alguém comete ilegalidades e continua após advertido, iremos contra ele sim e o expulsamos, pois não participamos de ilegalidade.

A ARVIPs, por anos seguidos tem orientado pessoas a não construírem nas APPs mas, infelizmente muitos não ouviram teimaram e aqueles que hoje estão em área de risco terão de sair, imagine Gilberto se muitas destas famílias tivessem suas residências desconstituídas naquele momento?

Gilberto – Os órgãos competentes teriam simplesmente cumprido a lei, como você mesmo disse, eles forma orientados, mas não ouviram.

Hoje a Lei federal admite a permanência delas. Como estaria à consciência das lideranças se não tivessem assumido a frente e impedissem as derrubadas?

R. Gilberto – Eu jamais devendo algo ilegal, portanto olho a lei do momento e não faço algo pensando no futuro e a lei que você diz, não admites tudo que está irregular em Vicente Pires, reveja a lei. Se eu fosse a liderança da época não compactuaria com os crimes e não o fiz com o jornal, sempre denunciei tudo que era e é ilegal, portanto estaria de consciência limpa, pois tento e procuro estar sempre dentro da lei.

Como está hoje o Gilberto feliz por elas e com raiva, você está torcendo para que elas ainda sejam prejudicadas?

Gilberto – Não entendi essa pergunta, mas se for relacionado as obras em área ambiental já construídas, não sou a favor da derrubada, mas da compensação ambiental, essa sempre foi minha posição como ambientalista. Derrubar estraga mais o meio ambiente que mante-las.

Mais, você tem afirmado que quando comprou o lote no cartório a área era particular daí você ficou tranquilo para comprar e construir. Foi isso mesmo?

Gilberto – Exatamente isso, já te mostrei documentos e estão a sua disposição e de quem mais quiser ver ou saber as explicações.

Quando você comprou e construiu você tinha o projeto urbano aprovado?

Gilberto – Não comprei lote e sim uma casa pronta que veio de um juiz e foi construída pelo chacareiro que foi assentado na chácara, portanto como assentado ele podia fazer a moradia.

Você tinha conhecimento do PDOT?

Gilberto – Sim, tinha.

Por falar em obra a sua foi notificada na época?

Gilberto – Não, comprei a casa já pronta, nunca tive problemas com notificações

Os seus associados tem procurado você para pedir orientação quanto às notificações recebidas? Qual o procedimento de sua associação?

R. Gilberto – Sim, sempre. Primeiro mostramos o que é legal e o que não é, mas como todos tem direito a defesa, damos suporte e base para que procure a justiça e defenda o seu direito.

Tem algum chacareiro na sua associação?

R.Gilberto - Sim

Se sim ele defende a destinação de área para equipamento público na chácara?

R. Gilberto – não e somos a favor deles, pois todos os outros parcelaram e venderam, porque agora quem não parcelou tem que ceder espaços para equipamentos públicos que a Arvips, associação primeira não lutou para consegui-los?

Você tem associado proprietário de prédios e empresários?

R. Gilberto – Sim tem

Novas ruas são indicadas para a qualidade do sistema viário, para isso serão necessárias desapropriações, como sua associação pretende levantar este debate.

R. Gilberto – O governo tem autoridade e autonomia para desapropriar, portanto se tem que ser feito, o proprietário deverá ser indenizado, porque como já disse acima, consideramos todos como proprietários que não tem mais nada a pagar.

Bem por enquanto é só. Sou daqueles que acredito no brilho daqueles que fazem. É preciso realizar, os erros fazem parte daqueles que lutam.
Feliz 2013.
Glênio José da Silva
Presidente interino da ARVIPS.


ESTA MATÉRIA É ASSINADA POR:
Gilberto Camargos


Carlos Masson

Pastor Wilmar Rodrigues

Cristiane de A. Bitencurt Rodrigues

Cosmos de Meneses Araujo

Mauro Regis Pinto da Silva

José Geraldo Oliveira


Outras pessoas que assinava foram intimidados por tel e retiraram seus nomes com medo de represalias.

Solidarizo-me com a preocupacao do Jornalista Gilberto Camargos e creio que e chegada a hora de a cidade de Vicente Pires tomar um rumo. As novas forcas políticas e as novas lideranças locais necessitam arregaçar as mangas e fazer acontecer o que a população espera. Ou seja, realizar o que a ARVIPS promete há anos e não fez ate hoje. E preciso transformar Vicente Pires em uma cidade legal, digna, para que nosso povo possa experimentar a qualidade de vida das demais cidades do Distrito Federal.

José Geraldo Oliveira


Vicente Pires - Temos o que merecemos porque escondemos nossa posição.

Somos falsos por isso temos o que merecemos

- Documentos no final da página -

Lembro-me bem de como causou furor nos brasileiros o Tiririca se tornar o Deputado Federal mais votado do país. Milhares de pessoas saíram reclamando, dizendo que era um absurdo, que isso era uma piada, entre tantas outras coisas. Bem, eu sou um dos que achou e acha absurdo que um cidadão sem formação nenhuma, como ele, chegue a um cargo de tamanha importância.


O pior é que nem dá para ser bairrista e criticar os paulistas que adoram brincar com seus votos elegendo Clodovil, Frank Aguiar, Tiririca etc., pois nós moradores aqui de Vicente Pires brincamos com algo muito mais sério e somos falsos e omissos quando precisamos defender nossos direitos.

Todos criticaram a eleição do Tiririca apenas porque ele era um palhaço com pouca instrução que faz todo mundo dar boas risadas, mas não sabia o que fazer na Câmara dos Deputados. Mas se o compararmos aos letrados políticos que ocupam o congresso no cenário político do Brasil, nada demais, a qualidade deles tem o mesmo resultado, ou seja, nenhum.

Ver que quase um milhão e meio de paulistas votaram “de sacanagem” no Tiririca não é nada, se comparado ao que presenciamos em Vicente Pires, ou melhor, não presenciamos o que deveríamos.

Há anos tenho visto e ouvido o que todos falam por trás dos bastidores. Tenho visto como somos falsos, falamos o que sentimos e queremos, mas somente às escondidas. Queremos, mas não lutamos pelo que queremos e estamos sempre esperando que alguém faça por nós aquilo que deveríamos fazer pessoalmente.

Todos nós temos duas caras, somos todos falsos, falamos com quem não gostamos e fingimos gostar. Andamos juntos para obter benefícios, sem escrúpulos, só com falsidade...

Mas por que estou falando isto? É apenas para dizer que todos nós temos que lutar e nos posicionar quanto ao que desejamos para nossa cidade. Há anos fico assistindo e ouvindo as pessoas dizerem que não querem a ARVIPS e seus atuais diretores para representar Vicente Pires na regularização. Ficamos falando de nossas suspeitas por trás, ficamos falando que o Dirsomar não tem condições e não pode ser o representante de Vicente Pires junto aos órgãos do governo. Primeiramente, porque ele é governo tanto na esfera Distrital como na Federal e nossa área depende das duas esferas para a regularização. Não pode também, pois na última eleição da Arvips, a quantidade de votos que elegeu a chapa única é muito pequena. Os eleitos receberam apenas 46 votos, segundo informações do jornal Tribuna Vip. Levando em conta que só a diretoria tem 18 membros e somando os funcionários da associação, quantos realmente votaram pelo povo? Quarenta e seis votos é muito pouco para representar uma população de 80 mil habitantes. Os comentários vão além, existe um coro clamando a uma só voz que antes da regularização, devem investigar até a última instância as suspeitas de falsificação de documentos na Cana do Reino, pois se elas se confirmarem, a juíza foi induzida ao erro e o registro das terras de Vicente Pires no cartório perde a validade. Deve apurar também quem são os responsáveis desta maquiagem cartorial que a Polícia Federal está investigando. Todos querem uma investigação mais ampla, que também investigue se os fiscais ganhavam “um por fora” para fechar os olhos para algumas ocupações em Vicente Pires.

Não foi em uma ou duas reuniões, ou nas ruas de um extremo ao outro da cidade, no comércio e até nas festinhas particulares que vi, ouvi e participei em que pessoas das mais simples ao maior representante popular de Vicente Pires falando por trás dos bastidores que Dirsomar, Arvips e seus principais diretores devem ser afastados da representação de Vicente Pires.

A mesma falsidade acontece em relação a Administração Regional. Todos os dias ouço, recebo e-mail, ligações e indicações de matérias quanto ao que acham do Administrador interino (e que interinidade longa...) Ebenezer e sobre os principais indicados de políticos dentro da casa. Não aguento mais ouvir as pessoas dizerem que precisamos mudar o quadro atual da Administração, que o Ebenezer é concunhado do Dirsomar e que o mesmo está no poder e comanda por trás.

Se quisermos mudar nossa cidade para melhor e acabar com nossas suspeitas, a única forma é deixarmos de ser falsos e dizer abertamente o que queremos. Esta é a única forma de tirarmos nossas dúvidas e suspeitas sobre uma determinada pessoa, entidade etc. Pois, enquanto tivermos suspeitas sobre uma pessoa, ela jamais vai ser confiável ou detestável por fatos reais. Quando não expomos o que pensamos, compactuamos com quem mente, engana e difama, esquecemo-nos do mais importante, mentimos pra nós mesmos, acreditamos no que não sabemos se é verdade ou mentira e assim nossa dúvida se torna a maior verdade, e quando menos se espera, estamos deixando de ser o que pensamos e de termos o que queremos para nossa cidade, para ser o que os outros pensam, e isto infelizmente, é fraqueza de caráter.

E caráter não se muda, ganha, ou se ajeita... Ou tem ou não tem e pronto. Se tem uma coisa que posso dizer com propriedade, é que tenho caráter, sou verdadeiro, digo as coisas para quem não quer ouvir. Não ligo para o que os outros pensam de mim, isto é problema deles. Eu sou eu, faço o que faço, e ninguém pode viver a minha vida por mim. Neste ano que findou perdi muito dinheiro, amigos (ou não), pessoas que eu gosto ou gostava... Mas ganhei tanto... Amadureci, descobri tanto sobre mim, sobre a minha vida e por isto digo que neste novo ano que se inicia, continuarei a ser eu mesmo.

Como a grande maioria dos leitores eu acho que a Arvips não tem condições de representar Vicente Pires na regularização ou em qualquer instância Distrital ou Federal. O motivo é simples, ela foi criada como associação dos Agricultores, em cujo Estatuto constava tal finalidade e somente virou associação de moradores porque as chácaras foram parceladas e as que restam são muito poucas para justificar uma associação de produtores, ou seja, a ARVIPS aparentemente não conseguiu derrotar o inimigo da produção que é o parcelamento e mudou de lado para defendê-lo.

Conforme se sabe, a ARVIPS durante sua existência participou ativamente para transformar Vicente Pires no que é hoje. Ela deixou um rastro de estragos ambientais e estruturais irreversíveis que como associação de produtores deveria ter combatido.

1. As áreas proibidas por lei, de serem urbanizadas, tais como brejos e nascentes foram e continuam sendo ocupadas e contam com o apoio da associação para que não sejam derrubadas as construções irregulares. E não é de hoje que isto acontece.

2. Sendo a única associação local, sendo a mais forte e influente, a Arvips não lutou ou não lutou o suficiente para que ficassem espaços reservados para passeios de forma bem definida, não se preocupou com a abertura das ruas, não existem locais para escolas, postos de saúde, estações rodoviárias, praças e muito mais. Aliás, existiam sim, terrenos para a construção do posto de saúde, Bombeiros e delegacia e a Arvips não explicou até hoje que fim tomaram estes terrenos...

3. Por que durante toda sua existência a ARVIPS manteve no poder um grupinho fechado onde raríssimas vezes entra alguém de fora e em suas eleições sempre tem apenas uma chapa e os participantes são filiados do mesmo partido político, sendo este o PT. Uma associação tem que ser apartidária, imparcial.

4. Por que grande parte de sua diretoria são funcionários do GDF? O Presidente é partidário do PT e até que se prove o contrário comanda a Administração de Vicente Pires. Isto sem falar que na direção da GRPU, Gerência de Patrimônio da União, a gerente é Lucia Carvalho, que até que se prove o contrário, foi colocada no órgão através de influência do Dirsomar.

5. Por que o Dirsomar sempre usou a Arvips para seus interesses políticos? Basta dar uma olhadela em todas as edições do jornal da entidade. Em cada um deles o Dirsomar aparece em dezenas de fotos como se estivesse buscando autopromoção.

6. Parcelamento aqui é ilegal. Então como uma entidade que até que se prove o contrário de uma forma ou de outra participou ativamente de algo ilegal pode participar da regularização?

Há várias reportagens em que os órgãos competentes teriam tentado demolir construções em locais proibidos. Mas, representantes da própria ARVIPS teria ido imediatamente ao local da ocorrência e socorrido os interesses contrários à edificação ou participado de barricadas para que não houvessem derrubadas das construções ilegais.

Mesmo com tudo isto, a ARVIPS tem participado sozinha de todos os atos sobre Vicente Pires e, assim, pretende participar da regularização.

Quanto ao Dirsomar, acho que ele já teve sua chance de mostrar o que poderia fazer por Vicente Pires e a meu ver, não fez nenhuma diferença, a cidade não teve nenhuma mudança significativa. Dirsomar faz mais alarde do que trabalho e com o PT no poder, ficou ainda pior. Aumentaram as derrubadas, a cidade ficou abandonada e a administração virou cabide de emprego de gente incapacitada para os cargos que ocupam.

Existe muita coisa ainda a ser explicada, como por exemplo, tudo que está relacionado com a Cana do Reino e os documentos que propiciou o registro de Vicente Pires em Cartório e passaram os 344 hectares da Cana do Reino para particulares.

Eu comecei a investigação dos documentos da Cana do Reino que culminaram na Operação Perímetro. Nesta operação diretores da Arvips e pessoas intimamente ligadas a Dirsomar são citados e alguns foram intimados para depor na PF. Existem ainda muitos envolvidos que não foram indiciados. A Polícia Federal já comprovou serem verdadeiras minhas suspeitas de que os laudos técnicos elaborados pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) eram irregulares. Por exemplo: a medição do terreno deveria ter sido feita para o lado esquerdo do terreno. Mas os técnicos da União foram para o lado direito, aumentando o tamanho da terra e, com isto, o prejuízo. Estes documentos induziram a Juíza ao erro. Antes de sentenciar que a área deveria ser devolvida aos “proprietários” ela (a juíza) perguntou a SPU se a União tinha interesse nessa área, Lúcia Carvalho respondeu que não. Após esta sentença apareceram dentro da área alguns posseiros que nunca estiveram lá antes de 2009.

Pessoas ligadas ao Dirsomar se associaram a Apronurcar, Associação dos produtores do Núcleo Rural Cana do Reino que antes de 2009 só tinha sete associados. Um dos diretores da Arvips Francisco de Assis Severo dos Santos, conhecido como Chicão virou proprietário de mais ou menos 16 hectares nesta área. Ele juntamente com a Apronurcar, outras associações e pessoas físicas assinaram um protocolo de intenções em que repassava suas áreas na Cana do Reino para a Construtora Brookfield. Depois disto, quarenta novos sócios da Apronurcar assinaram um Instrumento Particular de Transação e outros Pactos e receberam lotes de até 1750 metros repassando suas cotas para venda a Brookfield conforme o Protocolo de Intenções citado acima. Entre estes novos sócios a maioria é gente ligada intimamente ao Dirsomar. As reuniões foram realizadas na sede da Arvips. Até que se prove o contrário, a maioria destes associados vulgos posseiros nunca estiveram na área antes de 2009, porém documentos da SPU, assinados por Lucia Carvalho, informam que estas pessoas estavam na área antes desta data.

Até que se prove o contrário, Dirsomar participou das articulações para a retirada de Carlos Otávio da GRPU e colocar em seu lugar a Lúcia Carvalho. Nada demais nisto. Mas por que retiraram Carlos Otávio? Por que estes novos sócios não apareceram antes da Lúcia Carvalho assumir a SPU?

Até agora a Polícia Federal indiciou sete servidores públicos. Entre eles estão funcionários da Secretaria de Patrimônio da União e da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) bem como Lucia Helena de Carvalho, ex-deputada distrital pelo PT, sob a acusação de formação de quadrilha e fraude processual.

Dirsomar e os diretores da Arvips teriam ou não conhecimento destas transações que culminou na operação Perímetro? Muito antes desta operação, eu Gilberto Camargos por várias vezes informei ao Glênio e ao Dirsomar que suspeitava de irregularidades nas medições da Cana do Reino. Cheguei a mostrar os documentos que tenho para o Glênio, juntamente com testemunhas no escritório deste jornal. Se levaram a sério as informações eu não posso afirmar, mas o fato é que Dirsomar e Lúcia foram a SP para ver o andamento do processo nº 00.0112006-9 em curso na 14ª Vara da Justiça Federal de SP.

Diante de tudo que foi citado acho que no mínimo é antiético que continuem na representatividade de Vicente Pires. Deveriam se afastar pelo menos até o final das investigações da Polícia Federal.

Quanto à administração e ao administrador interino, também não é surpresa para ninguém o que eu penso. Administrador deve ser votado pelo povo e funcionários contratados somente através de concurso público. Tem que haver investigação dentro desta casa para analisar todos os contratos, assim saberemos se existe ou não irregularidades. Quem comanda a casa é o Dirsomar. Ebenezer é concunhado do Dirsomar e deve ser trocado. Todos os indicados por políticos devem exonerados o mais rápido possível, pois é uma vergonha um órgão ter mais de 80% indicados.

Nesta gestão petista, nossa cidade se transformou em um caos! Andem nas ruas e vejam.

Enfim, temos o que merecemos porque somos falsos e não lutamos por aquilo que acreditamos e merecemos. Não investigamos para apurar a veracidade dos fatos, somos acomodados, é mais confortável. Damos tapinhas e apoiamos pessoas mesmo sabendo que podem não ser tão honestas quanto pensávamos ou gostaríamos que fossem.

Devemos acabar com nosso pensamento individualista. As pessoas acham que o bom é aquele que dá coisas para o povo ou o ajude a ganhar alguma vantagem. Aqueles que fazem e votam leis são inúteis, mas aqueles que distribuem dinheiro e benesses (pagas com nosso dinheiro, diga-se de passagem) é que são bons. Assim pensa e age a maioria de nosso povo.

Então vamos ser verdadeiros, não dá para reclamar dos que temos se continuarmos a falar tudo por baixo dos panos e esperar que o Gilberto fale no jornal. Tudo está assim porque nós queremos e contribuímos para que as coisas continuem assim. Temos os representantes que merecemos, temos a cidade caos que deixamos que ela se torne. Eles nada mais são do que a expressão da nossa cultura, da covardia de nos omitirmos. Aqui, impera a Lei de Gérson que diz que o que importa é levar vantagem em tudo.

Tiririca teve como slogan de campanha o seguinte: Vote em Tiririca, pior que está não fica. Creio que o Tiririca estava enganado. Pior do que está fica sim. Estamos vivenciando isto.


ESTA MATÉRIA É ASSINADA POR:  Gilberto Camargos
Carlos Masson
Pastor Wilmar Rodrigues
Cristiane de A. Bitencurt Rodrigues
Cosmos de Meneses Araujo
Mauro Regis Pinto da Silva
José Geraldo Oliveira
 
Outras pessoas que assinava foram intimidados por tel e retiraram seus nomes com medo de represalias.
 
Solidarizo-me com a preocupacao do Jornalista Gilberto Camargos e creio que e chegada a hora de a cidade de Vicente Pires tomar um rumo. As novas forcas políticas e as novas lideranças locais necessitam arregaçar as mangas e fazer acontecer o que a população espera. Ou seja, realizar o que a ARVIPS promete há anos e não fez ate hoje. E preciso transformar Vicente Pires em uma cidade legal, digna, para que nosso povo possa experimentar a qualidade de vida das demais cidades do Distrito Federal.
José Geraldo Oliveira








quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Moradores de Vicente Pires reclamam da quantidade de buracos nas ruas

Motoristas contabilizam prejuízo nas perdas de placas e pneus



Em alguns trechos, os carros invadem a contramão para não cair nos buracos
 
Os moradores de Vicente Pires, região administrativa do DF, não aguentam mais tantos buracos nas ruas. Em algumas ruas quase não tem asfalto. De acordo com motoristas, um trabalho de recapeamento da pista teria começado há aproximadamente um mês. Só que, com a chegada da chuva, as obras foram paralisadas sem que nenhuma satisfação fosse dada a população.

Segundo o presidente da associação dos moradores da cidade, Glenio José da Silva, as obras estão paradas há um mês.

— Disseram que iam retomar as obras um dia depois da chuva, mas até agora nada.

Para trafegar nas ruas de Vicente Pires, os motoristas precisam de paciência. É preciso desviar de muitos obstáculos. Em alguns trechos, os carros invadem a contramão para não cair nos buracos. Os prejuízos com os veículos são incontáveis como os do motorista William Henrique.

— Já perdi placa, pneu, e se você olhar bem é possível ver muita placa espalhada pelo chão.

A Administração de Vicente Pires informou, por meio de nota, que já entrou em contato com a Novacap, que se comprometeu em fazer o serviço por meio de uma empresa terceirizada. A Administração afirmou ainda que está aguardando e cobrando diariamente uma resposta do órgão, para que o trabalho seja realizado o mais breve possível.
 
Reprodução/TV Record

O RECADO DO PT É CLARO

Luiz Fux pode esperar chumbo grosso em 2013; o recado é claro: ou se comporta, ou eles prometem derrubá-lo; resta-nos torcer para que a chantagem não tenha lastro




Por Reinaldo Azevedo

O ministro Luiz Fux, do STF, continua na mira dos petistas. E eles não o deixarão tão cedo, a menos que este membro da corte máxima do país pague a fatura na qual figura, segundo os petistas, como devedor. (...) E o ministro pode se preparar porque vem mais bomba por aí.

O mais recente ataque a Fux partiu de Gilberto Carvalho, ninguém menos: ele é, por excelência, o braço de Lula no governo Dilma, mas é também homem de confiança da presidente. Quando fala, ele o faz em nome da chefe, a menos que seja desautorizado. E ele não foi. O que fez Carvalho?

Afirmou num programa de TV que manteve um encontro com Fux antes de este ser nomeado para o Supremo e que o então candidato a ministro lhe havia assegurado que lera o processo do mensalão e não encontrara provas contra os réus. Mais uma vez, os petistas estão afirmando, por palavras nem tão oblíquas, que Fux lhes prometera uma coisa — “matar a bola no peito” — e não entregou o prometido.

É espantoso! Mais do que sugestão, o conjunto das declarações — de Carvalho, de Dirceu e do próprio Fux, em entrevista — nos autoriza, por indução, a concluir que um dos critérios para a indicação do agora ministro foi a sua opinião de então sobre o mensalão.

(...)

Ao anunciar a suposta mudança de opinião de Fux, Carvalho está confessando o que eles lá, ao menos, tinham entendido como uma conspirata a favor dos mensaleiros. Pior: como foi Dilma que indicou o ministro, Carvalho e todos os que insistem nessa linha de argumentação comprometem a presidente com uma óbvia agressão ao Supremo e à independência entre os Poderes: Fux teria sido escolhido para cumprir uma missão — que não seria, por óbvio, fazer justiça.

Os antecedentes e o que se viu

O leitor tem o direito de saber que petistas viviam falando pelos cantos, para repórteres, algo mais ou menos assim: “Fux tá no papo; é nosso!”. Os mais boquirrotos davam o acordo como celebrado. A metáfora do “matar a bola no peito” já era muito conhecida. Os votos do ministro pegaram, sim, os petistas de surpresa e, em larga medida, os jornalistas. E petistas não o perdoam por isso. Se acham Joaquim Barbosa — o “negro que nós [Eles!!!] nomeamos”, como disse João Paulo — ingrato, eles têm Fux na cota de um traidor.

(...)

O QUE NÃO ESTÁ CLARO NO TRIBUNAL INFORMAL DO PETISMO É SE HÁ OU NÃO CONDIÇÕES DE FUX SER REABILITADO PELA COMPANHEIRADA — vale dizer: ainda não se decidiu se vão lhe apresentar uma fatura, exigindo, em troca, o bom comportamento ou se a condenação já pode ser considerada transitada em julgado — nessa hipótese, só restaria mesmo o paredão.

A tropa não brinca em serviço. Nesse momento — e Fux não deve ignorá-lo —, a sua carreira de juiz no Rio está sendo escarafunchada. Não é que os petistas não gostem de uma coisa ou de outra e tenham sido tomados por um surto de moralidade ou de moralismo. Não! Vigora a palavra de ordem de sempre: “Quem está conosco é gente boa; quem não está vai para a boca do sapo”.

Fux pode se preparar que vem chumbo grosso por aí. Ou, então, se anula como membro da nossa Corte Suprema e se torna mero esbirro de um projeto partidário — nesse caso, tem até modelo a ser seguido. A “máquina” está lhe dizendo algo assim: “Ou se entrega, ou nós acabamos com a sua reputação”.

(...)

FALTA DE LIBERDADE MORAL

A vergonhosa exploração da majoritária ignorância de nossa sociedade – pelo poder público mais corrupto de nossa história – resultante da falência educacional do país, e pela imposição formativo-ideológica de mecanismos de dominação fascistas em franca expansão no ambiente das escolas e universidades, está conduzindo o país a um fosso educacional e cultural que já resulta em um cenário de crescente descrédito moral do Brasil diante do mundo desenvolvido.


Segundo Piaget “se o indivíduo é passivo intelectualmente não conseguirá ser livre moralmente”, enfatizando-se que a liberdade moral não pode significar liberdade para desvios de conduta legal e nem para a destruição da instituição familiar e seus básicos princípios formadores de uma sociedade prioritariamente honesta, digna e justa.

O destacado pensamento desse biólogo, que se dedicou sua vida à observação científica rigorosa do processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente da criança, no nosso entender, define, com absoluta clareza, o fato gerador de nossa submissão, de forma coletivamente omissa, ao domínio de corruptos e subornadores com o suporte de milhares de esclarecidos canalhas – os que têm “educação e cultura”, mas se venderam às forças da prostituição da política, da facilidade do enriquecimento ilícito, do suborno, e da corrupção.

A omissão social majoritária, diante de sistemáticos e graves desvios de conduta moral e legal dos responsáveis pela condução da administração do Estado se fundamenta, rigorosamente, em uma passividade intelectual das maiores vítimas da falência da educação e da cultura, passividade intencionalmente construída como um projeto de dominação social por burguesias e oligarquias civis moralmente degeneradas na sua construção, e que colocam, de forma sistemática, com suas desmedidas – geralmente ilícitas – ambições de crescimento patrimonial e busca do poder, o particular acima do coletivo, em uma luta desigual de poder que sempre beneficia minorias em detrimento das maiorias.

A falta de liberdade moral a que nos referimos diz respeito à ausência de liberdade e de capacidade para criticar majoritariamente os desvios de conduta moral e legal praticados pelos que detêm o poder político, social e econômico, com um pano de fundo limitador dos protestos como consequência direta do apodrecimento do Poder Judiciário que, vergonhosamente, até nos seus Tribunais Superiores, admite togados vestidos de bandidos.

A ausência de discordâncias coletivas organizadas sobre as decisões dos poderes instituídos que escravizam culturalmente milhões de candidatos à cidadania tem provocado, historicamente, um processo de apodrecimento de valores fundamentais – degeneração moral – resultando a uma submissão da vida dos menos favorecidos ao assistencialismo comprador de votos e às manipulações midiáticas que redundam nos repetidos estelionatos eleitorais, manipulações da falta de consciência crítica, que colocam no exercício profissional da política meliantes de todas as estirpes, provocando a transformação do poder público em um Covil de Bandidos.

As maiores provas do criminoso projeto de poder que resultou na fraude da Abertura Democrática dizem respeito a inversões de valores nos sórdidos padrões da revolução educacional e cultural pretendida e estimulada pelo poder público.

As massificações de acessos irresponsáveis e inconsequentes às Universidades Públicas, frutos de um assistencialismo paternalista comprador de votos, sem uma revolução no Ensino Básico, está fazendo o Brasil retroceder décadas no seu sistema educacional superior, o que já está sendo refletido em recentes pesquisas sobre a qualidade do ensino.

A revolução do Ensino Básico sem a valorização da carreira do professor, e sem os investimentos necessárioas para a modernização teconológica das escolas, está consolidando a escravidão moral das crianças à ideologia de dominação de um sórdido projeto de poder, que já tem milhares de seguidores infiltrados no sistema educacional.

Enquanto no Japão, por exemplo, o professor é o único que não pode se curvar diante do imperador, no Brasil, os políticos e seus cúmplices, assim como os canalhas esclarecidos, recomendam que os bons professores comprometidos com a qualidade de ensino e com a luta pela valorização de suas carreiras troquem de profissão, se não estiverem satisfeitos com as condições de exercício do seu trabalho.

Estamos, então, diante de duas catástrofes no nosso sistema educacional.

A primeira diz respeito à desqualificação do ensino superior como fundamento da consolidação de inteligências propulsoras de um desenvolvimento autossustentado, já absolutamente comprometido pela falta de investimentos, resultantes diretamente da irresponsabilidade do poder público, da ausência de confiança dos empresários e investidores – não corrompidos e não subornados, internos e externos – e na postura intervencionista do desgoverno petista, que sobrevive de ações pontuais, que são muito mais compradores de apoio para a permanência do PT no governo do que visando o bem do país para reverter o caos que se aproxima.

A segunda diz respeito ao fato de que mais de 80 % dos alunos do Ensino Básico se encontram matriculados em escolas públicas que, reconhecidamente, apresentam um dos piores padrões de ensino dos países acompanhados por institutos de pesquisa internacionais, situação essa que perdura há mais de três décadas mesmo com as sistemáticas e declaradas “intenções de revoluções educacionais” propostas pelo poder público – simplesmente mentiras para conquistar os benefícios de novas expectativas de que o futuro será diferente.

Consequentemente nossas Universidades Públicas estão sendo transformadas em fábricas de analfabetos funcionais enquanto os alunos do Ensino Básico, com seus professores sendo tratados de forma humilhante como mão de obra dispensável – “mudem de carreira e parem de reclamar!” –, sofrem condicionamentos ideológicos e limitações de aprendizado, criando-se, intencionalmente, um círculo vicioso de degeneração no processo educacional do país para manter o apoio de uma massa sem consciência crítica à prostitução da política, o que resulta em falta de liberdade moral, visando o sistemático sucesso dessa mesma política prostituída nos estelionatos eleitorais.

Para preservar a soberania do país, a aquisição do conhecimento não pode ser apenas uma cópia do sucesso de outros países e sim um esforço empreendedor na busca do mérito em todas as fases do processo educacional, resultando, na ponta do ensino universitário, uma competente preparação de pesquizadores científicos internacionalmente reconhecidos, que devem admitir a troca ou a transferência do resultado de suas inteligências de pesquisa, mas objetivando atender, prioritariamente, aos nossos interesses nacionais, e não fortalecer o domínio imperialista do conhecimento científico que escraviza nossa comunidade científica ao conhecimento tecnológico, "permitido de transferência", de outros países mais desenvolvidos, ou ao domínio tecnológico por empresas privadas multinacionais que visam muito menos o bem comum do que a exorbitância de seus lucros.

O que está se fazendo com a educação no país é um crime hediondo que resultará em uma gradual morte de nossa soberania e da nossa cidadania, nos imputando uma escravidão a um poder público que foi transformado em um Covil de Bandidos, e que assim permanecerá nas mãos do PT, durante décadas.

O desgoverno petista mente, e a mídia transmite promessas de “revolução educacional” e valorização da carreira do professor, que pela experiência dos últimos anos nunca são cumpridas, mas continuarão a manipular a falta de consciência crítica e a falta de liberdade moral, cenário de degradação da sociedade, vergonhosamente construído durante a Fraude da Abertura Democrática.

Somente uma sociedade absolutamente covarde e omissa pode pactuar com a construção desse modelo educacional gerador de majoritária ignorância, aceitando entregar seus filhos e suas famílias à escravidão refém de um poder público dominado por bandidos, que está transformando o país em um Paraiso de Patifes controlando por um sistema de poder dominado por uma corruptocracia fascista, que já fez do poder público um Covil de Bandidos, com exceções que não tem poder nem condições de reverter este quadro, tonando-se também refém da máfia da corrupção e do suborno que controla o Estado.



Geraldo Almendra

Grampo complica situação de Rose.

Ligação mostra que ex-chefe de gabinete da Presidência em SP usou o cargo para conseguir reuniões de autoridades com integrantes da quadrilha

Rosemary foi exonerada pela presidente Dilma Rousseff (Denise Andrade/AE)

Um grampo da Polícia Federal captado durante a operação Porto Seguro revela que o empresário Paulo Vieira, apontado como chefe da quadrilha que fazia tráfico de influência em órgãos federais, conversou com um homem identificado pelo nome de César sobre reunião com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. A conversa foi no dia 23 de maio, às 11h07. "A agenda do Alípio com o ministro do Desenvolvimento foi marcada pro dia 6 de junho, eu preciso falar com o Alípio urgente pra falar da agenda", disse Vieira.

O diálogo complica ainda mais a situação de Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo. Para a PF, anotações na agenda de Rosemary – conhecida como Rose – mostram que ela se empenhou em promover reuniões de integrantes da organização criminosa com autoridades, "valendo-se do cargo de chefe de gabinete regional da Presidência". Com a revelação do esquema, Rose foi exonerada do cargo pela presidente Dilma Rousseff.

No documento, a ex-assessora, que fora indicada para o cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escreveu um lembrete: "Agendamento de reunião com min. Pimentel no interesse de Alípio Gusmão – Bracelpa". Gusmão é conselheiro da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa).

Em outra interceptação, a PF flagrou conversa entre Vieira e seu irmão, Rubens, também no dia 23 de maio, às 15h32. Eles falam da campanha de Fernando Haddad (PT), eleito prefeito de São Paulo nas eleições de outubro. O diálogo mostra prestígio de Rosemary em questões internas do partido. "É o seguinte, Rubens, o PT deve pedir pra Rose uma pessoa pra fazer parte da Comissão do Programa de Governo na área de controle, transparência, essas coisas", disse Vieira. "Certo", respondeu Rubens.

"O candidato natural seria eu, porque eu vim da CGU (Controladoria-Geral da União), mas é que eles não sabem", prosseguiu Vieira. "Mas eu não vou fazer parte de comissão pro Fernando Haddad nem aqui nem na China. Aí eu falei pra Rose que o nome ideal seria você." "Mas de controle?", indagou Rubens. "Claro! Controle é direito administrativo", incentivou Vieira.

"Eu vou montar um e-mail pra ela explicar lá. Eu vou dizer que você conhece muito porque foi da área de controle por muito tempo como corregedor", completa o chefe do grupo.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/grampo-reforca-suspeita-de-trafico-de-influencia-de-rose