segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lideranças unidas podem transformar Vicente Pires

Vicente Pires necessita com urgência de um plano diretor definido e obrigatório para o desenvolvimento integrado à preservação do meio ambiente. Precisa também de zoneamento da satélite, definindo áreas residenciais, comerciais, industriais e clareamentos, dentre outros. Esse planejamento evitaria, por exemplo, a existência de residências ao lado de oficinas, promovendo assim melhor qualidade de vida para todos.

Acho que a sociedade, juntamente com suas lideranças honestas e que não buscam somente o interesse próprio, deve participar e auxiliar no estudo de elaboração de um plano diretor exclusivo para Vicente Pires. Um plano que mostre as peculiaridades aqui existentes. As lideranças empresariais, comunitárias e políticas da cidade, quando unidas em um objetivo comum podem, com certeza, fazer de tudo, transformando a sociedade num lugar melhor de se viver.

Digo isso porque Vicente Pires durante toda sua existência somente aparece na mídia em geral como um lugar problemático em que todos tiram vantagens, onde os políticos só enxergam uma forma de ganhar para os seus bolsos, onde grileiros, desonestos, corruptos e todo tipo de gente que não presta vem tirar sua vantagem. Vicente Pires tem que sair da mídia como um lugar onde só existem buracos, poeiras, sujeiras, enchentes, tem que deixar de ser o lugar onde as coisas são feitas de forma paliativa e mal feitas. Digo isso porque gostaria de ver a minha cidade planejada, limpa, segura, desenvolvendo-se e gerando riquezas de forma ordenada.

Acredito que diversas providências, se tomadas, poderão contribuir para o desenvolvimento de Vicente Pires. Entre elas, destaco a criação do plano diretor; depois uma administração com gente de Vicente Pires, realmente interessada em Vicente Pires e não apenas no cargo. Se não tem como tirar a administração desses donos, então que possamos exigir que o pessoal indicado não venha de fora apenas para ocupar os cargos; A criação de sub-administrações em bairros como Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Cana do Reino, 26 de Setembro e Jóquei, através das associações para ajudar o Administrador através de trabalho voluntário; integração dos políticos, empresários e comunidade; conscientização - através de escolas, associações e clubes de serviços - da necessidade de separação do lixo dentro das residências; conscientização da população e do comerciante em geral para mostrar o lado bom que Vicente Pires tem. Como se vê, a solução passa pelas mãos de todos.

Você deve estar achando difícil o que proponho, então vamos começar pelas coisas mais fáceis? Vamos ver se existem 100 coisas especiais para se fazer em Vicente Pires?

Rumo ao quarto aniversário de Vicente Pires, sem nada para comemorar? Vamos esquecer o que vem do governo, o que vem da administração e vamos propor um desafio: gerar uma lista com 50 coisas interessantes para se fazer em Vicente Pires. O resultado só será possível com a participação de nossos leitores, amigos da cidade e das idéias diferentes que lançamos para valorizar o nosso patrimônio material e imaterial.

Vicente Pires, além dos buracos, da lama, da poeira, do lixo, das enchentes, da Administração incompetente, da falta de obras, das promessas não cumpridas e dos milhares de outros problemas, também tem seus encantos. Em cada canto se esconde uma história, uma memória, um retalho de vida que pode virar passeio, idéia, sugestão. Não é preciso estrondos, mas ver os filhos alegres nos parquinhos do Taguaparque (feito por Taguatinga), enquanto você se exercita em uma gostosa caminhada ou nas PECs e conversa com amigos pode ser uma das coisas, que pouquíssimas satélites tem. Ou simplesmente fazer um rally de bike pelas estradas da Colônia Agrícola 26 de Setembro, um programa singelo e cheio de beleza. Um prato delicioso de algum restaurante, ou admirar o céu de algum lugar com linda vista são outras opções. Não vamos mais dar as dicas: você é o autor dessa lista!

Só lembramos que Vicente Pires é tudo de bom! Não temos praças e parques, mas temos a gloriosa Feira do Produtor que é um ótimo lugar para fazer suas compras de frutas e verduras, pois as verduras são frescas e baratas; encontrar os conterrâneos e degustar das delícias de diversas bancas com lanches de diversas regiões do Brasil; comer um queijo assado na hora, um cuscuz com bode ou a famosa lingüiça apimentada, a melhor de Brasília. Temos também igrejas para todos os gostos, restaurantes, gente bacana, artistas, empreendedores, mini fazendas, natureza, caipirismo, cavalgadas, pesqueiros, apiários, festas tradicionais, entre outros. Use sua criatividade! Incremente a lista dos 50!

Será possível? Nós acreditamos que sim! Coloque suas idéias no espaço de opiniões abaixo! Vamos ler todas com carinho, separar por temas, juntar as semelhantes e fazer desta lista o ponto de encontro de moradores e turistas.

Começando por esta parte mais fácil, você verá que a primeira parte também não é impossível de realizar, basta você querer.

COMECE JÁ!

Participe deixando suas sugestões e comentários!

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário