terça-feira, 16 de abril de 2013

Festas representam 97,8% do valor das emendas liquidadas pelo GDF em 2013

Novo levantamento realizado pelos voluntários do projeto Adote Um Distrital revela que 97,8% das emendas liquidadas em 2013 foram destinadas aos eventos culturais.

 Quase 7 milhões de Reais em menos de quatro meses. Apenas 2,49%, ou seja, R$ 173.982,03 foram investidos em Obras nas cidades do Distrito Federal e 0,43% foram investidos na pasta do Esporte.
Os eventos culturais ainda são prioridades na gestão do GDF, principalmente festas e comemorações nas cidades.

Fiscalização 
No dia 04/12/13, integrantes do projeto Adote Um Distrital protocolaram, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, um requerimento solicitando a instauração de processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra o Deputado Distrital Raad Mtanios Massouh. O MPDFT investigou o desvio de verba de emenda parlamentar para eventos e festas.

Essa semana o corregedor da Câmara Distrital acatou o pedido que será analisado pelos deputados da comissão de ética e decoro parlamentar e o deputado poderá ser cassado.
Para Jovita Rosa, presidente do Instituto de Fiscalização e Controle e voluntária do projeto, Isso é uma total falta de compromisso tanto dos parlamentares que propõe as emendas quanto do governo que prioriza festas e não as políticas públicas estruturantes. 

Ações
Em 2012, o IFC apresentou uma minuta de decreto a Secretaria de transparência e controle do DF, onde apontava diversos erros nos processos licitatórios e quais passos o GDF deveria tomar para regularizar as contratações.
Há anos o Tribunal de Contas do Distrito Federal vem recomendando o GDF mudar o procedimento de contratação nos eventos culturais.

Fonte: Adote Um Distrital

Nenhum comentário:

Postar um comentário