quarta-feira, 29 de maio de 2013

Carreta da Mulher - Caos na saúde pública; tem fila de doente, mas não tem atendimento.



Caos na saúde pública do DF
O governador do Distrito Federal é médico e propagou em sua campanha que cumpriria os mandamentos de Hipócrates; disse inclusive que para resolver de vez o problema ocuparia o cargo de Governador e de Secretário de Saúde. Mas, a saúde chegou ao nível do caos total. A crise é muito grave. Creio ser esta uma das piores crises já vivida desde a inauguração de Brasília.
Enquanto não consegue resolver o problema, as propagandas enganosas do Governador continuam. Para tentar enganar a população e mostrar a titulo de campanha que estão fazendo alguma coisa, criaram a carreta da mulher.

Propagaram enganosamente como uma solução maravilhosa, onde todas seriam atendidas. Foram adquiridas três carretas. Porém, somente com as propagandas gastaram o equivalente ao valor de outras cinco carretas. Em 2001 o governador Agnelo Queiroz foi acusado de receber propina da indústria farmacêutica. Em 2012 as acusações não pararam e o governador teve seus bens bloqueados e agora em 2013 o GDF gastará mais de 300 milhões somente em propaganda. Com esse dinheiro daria para construir e equipar alguns hospitais, mas ele prefere enganar a população com mentiras em suas propagandas eleitoreiras.

Na carreta estacionada na Administração de Vicente Pires são oferecidas 50 vagas diárias para mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero. A distribuição de senhas começa às 7h e o total de senhas são 150. Porém, uma só pessoa pode ser atendida em até cinco exames diferentes e com isso cai o número total de atendidos.

Para se conseguir o atendimento as pessoas têm que passar a noite na fila. Dona Terezinha de tal, com mais de 60 anos de idade, era a primeira da fila e se dizia satisfeita por ter conseguido o atendimento. Porém, vale ressaltar que para isso ela chegou as 11 h e passou a noite acordada ao relento sentada em uma cadeira de plástico. “Estou muito satisfeita e vou ser atendida, pois nos hospitais não consigo esse atendimento”. Na lista com a ordem de chegada, D. Clarice era o número 50 e havia chegado as 3h e não tinha certeza que seria atendida. Outra senhora de mais de 70 anos, com dificuldade para andar reclamava que não seria atendida, pois não há prioridade no atendimento mesmo sendo ela da terceira idade.

As reclamações estão em todos os locais onde a carreta estacionou. As maravilhas constam apenas nas propagandas enganosas do governo.

Segundo especialistas, a ausência de diretrizes para o setor tende a agravar o quadro cada vez mais.
É intolerável que o povo sofra tanto, enquanto o governador Agnelo Queiroz e sua turma de petistas enganam a todos com carretas da mulher, inauguração de tapa buracos e almoços com líderes inexistentes.  É uma clara demonstração do descaso do governo  com toda a sociedade.
A imprensa está amordaçada: compram a maioria para suas publicidades caras e mentirosas. Em Vicente Pires o único jornal que não é comprado pelo governo está sendo cerceado por Agnelo, pela Administração e pela Arvips para não mostrar a realidade.

Agnelo foi eleito com a promessa de resolver os graves problemas da saúde pública, mas até neste momento de total desespero da população, esconde-se atrás de falácias e justificativas banais para tentar explicar o injustificável.

É nojento testemunhar Agnelo gastando milhões de reais em propagandas para divulgar a saúde pública, a compra de equipamentos modernos e a reforma de prédios, enquanto milhares de cidadãos amarguram sofrem nas filas das unidades de saúde pública do DF. Pacientes crônicos e usuários da saúde pública convivem com a constante falta de remédios essenciais, sem exames e sem atendimento médico e, conseqüentemente, travando uma verdadeira batalha para conseguir sobreviver.
Quase tudo que se propaga sobre a saúde neste governo é mentira. A saúde pública que já está um caos continua piorando e não existem esperanças de melhoria neste governo do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário