quarta-feira, 29 de maio de 2013

O PODER DE UMA CIDADE MOBILIZADA

Na Câmara Legislativa ou nos órgãos de Governo, as novas lideranças de Vicente Pires estão fazendo a diferença. E nossa região só tem a ganhar com esse movimento.

(*) Por Geraldo Oliveira: Proprietário do blog Vicente Pires Alerta.
           
Prezados moradores, o povo brasileiro não hesita em se manifestar, sempre que seus direitos são aviltados. Com a população de Vicente Pires não é diferente, apesar de sermos um pouco acanhados para fazer mobilizações. Historicamente, só nos manifestamos por rompantes, ou seja, quando de fato ocorrem fatos graves que nos atingem diretamente.
Esse comportamento acomodado de nossa gente é totalmente diferente do de cidadãos que vivem na Cidade Estrutural ou no Sol Nascente, cuja condição social determina-lhes que se mobilizem de imediato contra as situações de perigo. Enquanto aqui dispomos de nossa casa confortável e de nosso carro do ano, nessas cidades as pessoas possuem apenas seu pequeno lote, conquistado a duras penas. Elas também são muito mais vulneráveis que nós aos péssimos serviços públicos do DF, cuja precariedade se agrava em regiões mais carentes.
Em Vicente Pires, a população possui um alto poder aquisitivo, em que as condições de se superar adversidades são igualmente maiores. De fato, talvez por esse motivo, não estamos acostumados a protestar contra o viaduto que foi mal projetado ou fechado na hora de pico, contra a ponte que o Governo teima em não ver a necessidade, ou contra o esgoto a céu aberto que escorre à nossa porta. Preferimos reclamar a agir.
Mas, chega um momento em que a ficha também cai para nós. Nos últimos anos, novas lideranças surgiram nos bairros de Vicente Pires, fundaram associações para defender interesses regionais e hoje esses líderes estão agindo coletivamente. A luta, antes segmentada, está tomando corpo de forma articulada para atingir o todo, que é a cidade. Aliás, esse objetivo já deveria ter sido alcançado há muito tempo, se tivéssemos tido maior poder de organização no passado. Ou se tivéssemos, nesse mesmo passado, impedido que interesses particulares suplantassem o interesse coletivo.
Em decorrência desse amadurecimento da luta comunitária, os líderes de bairros fundaram uma associação maior – a Associação de Moradores de Vicente Pires e Região – AMOVIPE, cujo trabalho está dando o que falar. Nos meses de abril e maio, a associação promoveu reuniões na Câmara Legislativa e nós órgãos de Governo, que podemos classificar como históricas. Todas foram determinantes, objetivas e relacionadas a temas de grande interesse da cidade, como regularização participativa, questões fundiárias, luta por transparência, luta por serviços públicos de qualidade e proteção a áreas públicas, entre outros.
E o “estopim” para a AMOVIPE alcançar bons resultados até aqui foi a entregada “Carta Aberta aos Deputados Distritais”, que continua tendo desdobramentos. Com sua divulgação, inclusive nos órgãos do GDF, o meio político do DF constatou que algo inovador estaria acontecendo com a cidade de Vicente Pires. Chegou-se à conclusão que um movimento novo e organizado foi idealizado, focado na cobrança de ações efetivas que possam levar nossa região à qualidade de vida que almejamos.
Até a Administração de Vicente Pires, que até recentemente estava muda em relação à Carta Aberta, teve de dar explicações. Em resposta ao Gabinete do Deputado Chico Leite (PT), que requereu um posicionamento sobre a Carta, o ex-administrador, Ebenezer Aquino, manifestou-se item a item sobre as cobranças que fizemos no documento. Infelizmente, em sua resposta, ele também aproveitou para acusar a diretoria da AMOVIPE de fazer oposição sistemática ao Governador Agnelo Queiroz, o que não é verdade. Não fazemos oposição a quem quer que seja, lutamos por nossa cidade e o que depõe contra o atual governo é o não atendimento das expectativas da população do DF, incluída a nossa.
O Deputado Chico Leite (PT) também nos entregou cópia de um laudo oficial da TERRACAP, o qual apurou ter havido irregularidades e fraudes graves na venda de parte da Colônia Agrícola Cana do Reino (ao lado da Estrutural) a uma construtora, por 380 milhões de reais. Através do laudo, a TERRACAP concluiu que parte de suas terras, situada na Cana do Reino, foi registrada irregularmente em cartório, como se fosse de particulares. E essas terras públicas foram então vendidas à construtora, lesando o patrimônio do DF.
Outra atuação de destaque foi uma reunião ocorrida no final de maio, no DER-DF. Na oportunidade, sugerimos que o órgão fizesse alterações no Viaduto Israel Pinheiro, com a criação de uma ligação direta a partir da saída do viaduto até à entrada da Rua 3, próxima ao Supermercado Big Box. Seria uma mudança simples, de baixo custo e de alto impacto para nossa população. O diretor do DER, Senhor Fauzy Nacfur, convencido da viabilidade, garantiu que fará a obra.
Também no DER, conseguimos outra importante vitória: o fim do lixão próximo a FURNAS, ao lado da Colônia Agrícola Samambaia e do Taguaparque, que perdura há muitos anos sem solução. Por sugestão do Senhor Cosmo Araújo, presidente da Associação da Colônia Samambaia - ACCASA, será criado um novo acesso ao Pistão Norte, saindo da Avenida Contorno e das proximidades da Avenida Misericórdia, passando exatamente por cima do lixão. Vejam vocês que, além de melhorar a mobilidade do lugar, será também resolvido um problema ambiental.
E na mesma reunião foram cobradas outras demandas, como a falta de passarelas na Estrutural e a “novela” da ponte da via marginal, na mesma avenida. Em relação a essa ponte, o diretor do DER nos disse que o projeto está pronto, mas esbarra na licença ambiental. Perguntamos a ele, então, como o DER superou as exigências ambientais para construir a ponte da via marginal da EPTG, próximo à TRANSPLANTAS, onde o solo é hidromórfico. Tal pergunta, evidentemente, serviu para lembrar a ele que as barreiras ambientais são superáveis. Com a nossa ponte não é diferente.
Como se vê, caros amigos, às vezes vale à pena sacrificarmos um pouco nossa zona de conforto, para fazermos a diferença a nosso favor. Os resultados que temos alcançado não nos deixam mentir.
Até o próximo mês.


(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor de carreira da Câmara Legislativa e morador de Vicente Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário