terça-feira, 18 de junho de 2013

IMAGENS DE INDIGNAÇÃO

Imagens da indignação

Confira cenas do protesto que mobilizou brasilienses a seguirem em marcha até o Congresso Nacional


A Marcha do Vinagre tomou conta da Esplanada dos Ministérios, invadiu o espelho d’água e até mesmo a plataforma das cúpulas do Congresso Nacional. Nesse momento, cerca de 10 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, integravam o movimento. Mas os primeiros manifestantes começaram a chegar ao Complexo Cultural da República, local marcado para a concentração, por volta das 15h. Em função do horário, no início havia mais estudantes do ensino médio e universitários. Em um dos poucos bancos da praça, uma caixa com um cartaz avisava aos participantes que a distribuição de vinagre era gratuita. Ambulantes que geralmente ficam por ali para atender a turistas e frequentadores da Biblioteca Nacional aproveitaram o público diferente e bem maior para vender água e refrigerante aos manifestantes. Enquanto esperavam a chegada de outros participantes, muitos aproveitaram o tempo para produzir cartazes com palavras de ordem, pintar camisetas e também o rosto. ...

Pouco antes das 17h, a praça abrigava em torno de 2,5 mil pessoas. Elas escutavam e repassavam orientações sobre como aconteceria a passeata. Os organizadores pregavam a não violência, o uso de apenas três faixas da Esplanada e que as pessoas se mantivessem unidas. O número de manifestantes se multiplicou no caminho para o Congresso. A Polícia Militar, baseada no estacionamento da Catedral Metropolitana de Brasília, só se aproximou quando o grupo saiu às ruas. Não houve confrontos como os vistos no sábado, mas homens da força de segurança usaram spray de pimenta nas pessoas que entraram no espelho d’água em frente ao Congresso Nacional e jogaram água nos policiais. Confira algumas imagens da manifestação:


A multidão ocupou a rampa do Congresso Nacional e a plataforma das cúpulas da Câmara e do Senado: a Marcha do Vinagre também invadiu a chapelaria do prédio na noite de ontem

Brasilienses empunhavam bandeiras e cartazes

Cordão da Polícia Militar acompanhou a marcha

Manifestantes em princípio de confronto com PMs

Militar lança spray de pimenta e outro retira jovem à força

Com as cores da bandeira e um capuz no rosto, rapaz protesta

O raso espelho d`água não foi barreira para o movimento
Deu no..

ESPANHA – El País
“O descontentamento no Brasil provoca o protesto com o maior número de pessoas em décadas”, estampou a manchete do jornal na internet. De acordo com a reportagem, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de São Paulo pacificamente, ao contrário do que houve no Rio.

CNN International
Matéria sobre a violência da polícia em São Paulo na última quinta-feira estava entre as mais lidas do site e um artigo do brasileiro Phillip Viana destaca que o Brasil passa por um colapso na infraestrutura, nos portos, nos aeroportos, no transporte público, na saúde e na educação.

The Guardian
O portal britânico destacou, na noite de ontem, a leva de protestos pelo Brasil. Segundo a reportagem, o país viveu uma das maiores noites de protestos em décadas em decorrência de serviços públicos precários e do alto custo da Copa do Mundo de futebol.

Le Monde
A manchete “Manifestações no Brasil, uma ameaça ao governo” trazia matéria sobre os protestos contra a alta do custo do transporte público e a fatura do Mundial de 2014. O jornal definiu o protesto como a mais importante mobilização desde 1992.

BBC: 
O site de notícias britânico destacou que dezenas de milhares de brasileiros se manifestaram nas grandes cidades. A matéria cita a invasão ao Congresso Nacional e lembra que o prédio foi projetado por Oscar Niemeyer.

The New York Times 
"Mais uma onda de protestos nas cidades brasileiras"
O periódico americano destacou que as manifestações são uma demonstração do descontentamento do povo brasileiro. Reforçou que os protestos aumentam as preocupações quanto à segurança do país em grandes eventos internacionais.


Fonte: Correio Braziliense - 18/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário