segunda-feira, 22 de julho de 2013

CIDADES DO ENTORNO ESTÃO ENTRE AS MAIS VIOLENTAS DO BRASIL

Cidades do Entorno estão entre as mais violentas do Brasil

Águas Lindas, Cristalina, Luziânia, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental estão entre os cem municípios com maior taxa proporcional de homicídios


Das cem cidades mais violentas do país reveladas pela mais recente edição do Mapa da Violência, seis ficam no Entorno do Distrito Federal.

Os dados são do Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos), que acompanha o número de mortes cometidas por armas de fogo nos municípios brasileiros com população acima de 20 mil habitantes.

Nesta edição, estão compilados os crimes cometidos entre 2009 e 2011. As estatísticas mostram que a violência está crescendo ao redor do DF já que, em 2010, apenas duas cidades do Entorno Águas Lindas de Goiás e Cristalina estavam no ranking das cem mais violentas. A partir de 2011, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental também passaram a figurar na lista das mais perigosas.

De acordo com os dados do mapa, as seis cidades do Entorno somaram 1.217 assassinatos entre 2009 e 2011. O caso mais assustador é o de Luziânia. O município, que ocupava a 139a posição no ranking nacional, avançou para a 21a. Na cidade foram cometidos 92 assassinatos para cada grupo de cem mil habitantes, o que torna o município o mais violento de Goiás. Na sequência aparecem Valparaíso, com 80, Santo Antônio do Descoberto, com 67, Águas Lindas, com 66, Cristalina, com 65, e Cidade Ocidental, com 59. ...

A maquiadora Érica Narjara, 24, mora na divisa de Luziânia com Valparaíso e diz viver em uma atmosfera de violência. “Na semana passada meu pai e minha irmã foram rendidos na porta de casa”, conta.

Ranking nacional
O ranking considera apenas os municípios com mais de 20 mil habitantes. Dentro deste recorte, a cidade com mais assassinatos do país é Simões Filhos, na Bahia, com 139 mortes para cada 100 mil habitantes. Por outro lado, 55 cidades ficaram empatadas na última posição, sem nenhum homicídio registrado.


Fonte: Jornal Metro Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário