quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por melhorias viárias, moradores fecham acesso da EPTG, no DF

Moradores de Vicente Pires bloquearam via por cerca de dez minutos.
Manifestantes querem abertura de acesso a viaduto e faixa de rolamento.

Moradores de Vicente Pires, no Distrito Federal, bloquearam a via marginal da EPTG, na altura do acesso ao Parque Way e Águas Claras, no fim da tarde desta quarta-feira (17). O grupo protestou contra o fechamento do viaduto Israel Pinheiro no horário de pico da tarde, quer a criação de uma faixa de rolamento e outras melhorias viárias na área.
Moradores de Vicente Pires fazem bloqueio na marginal da EPTG, no acesso ao Parque Way e Águas Claras (Foto: Lucas Nanini/G1)
O bloqueio, que durou cerca de dez minutos e contou com a presença de doze manifestantes, causou congestionamento na EPTG. A Polícia Militar acompanhou o protesto e informou que não foi registrada nenhuma ocorrência.
Segundo os moradores, as alterações no trânsito no horário de pico da tarde impedem o acesso à região. “Eles fecham o acesso aqui [no viaduto Israel Pinheiro]. Quem vem de Taguatinga e quer entrar em Vicente Pires precisa ir até um acesso distante”, afirma a moradora Juliana Silva. Nesta quarta-feira, o acesso no local foi liberado.

O morador Gilberto Camargos diz que ficou decidido em uma reunião com representantes do GDF e do DER o início das obras de melhorias no local. “Se o DER não mandar os engenheiros até segunda-feira [22], a gente vai bloquear a pista de novo”, disse.
Carros foram impedidos de seguir pela marginal da EPTG devido a protesto de moradores de Vicente Pires (Foto: Lucas Nanini/G1)Carros foram impedidos de seguir pela marginal da EPTG devido a protesto de moradores de Vicente Pires (Foto: Lucas Nanini/G1)



Os moradores também querem a implantação de mais faixas de pedestres e a transferência do semáforo próximo ao viaduto para um local 100 metros adiante. Segundo Gilberto Camargos, Presidente da AMOVIPE, Associação de Moradores de Vicente Pires, isso vai melhorar o acesso dos moradores às ruas da região.
Além das melhorias viárias, os manifestantes também querem investimentos em infraestrutura, como a conclusão da instalação da rede de esgoto.
Mudanças no trânsito
O trânsito nas marginais da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) vai ganhar uma faixa de rolamento e acesso direto a Vicente Pires. As modificações próximas ao viaduto Israel Pinheiro devem demorar 15 dias para serem concluídas, segundo o Departamento de Estrada e Rodagem (DER).
A nova faixa de rolamento será no sentido Plano Piloto e o acesso direto será para a Rua 3 de Vicente Pires, por meio de uma pista debaixo do viaduto. Entre as alterações está ainda a extinção do desvio em horário de pico, no final da tarde, que era feito no retorno do viaduto, por onde também há uma entrada para Vicente Pires.
As modificações buscam dar mais fluidez ao tráfego. As mudanças foram definidas esta semana, após reunião do DER com lideranças comunitárias, que solicitaram intervenções para minimizar os congestionamentos nos horários de pico.
A obra de abertura do novo acesso à Rua 3 será executada pelas equipes do DER, sem a necessidade de licitação. Assim que a mudança for concluída, a pista terá sentido único.
Os moradores solicitaram ainda a instalação de mais faixas de pedestre nas vias internas de Vicente Pires e um semáforo na esquina da Rua 8 para a Rua 5. Os pedidos foram encaminhados ao Departamento de Trânsito e estão sob análise, de acordo com o DER.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário