quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Médicos Cubanos

Governo fecha acordo para contratar 4 mil médicos cubanos


Segundo ministério, profissionais chegarão até o fim do ano

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira um acordo com a Organização Pan-Americana Da Saúde (Opas) para contratar 4 mil médicos cubanos para atuar no Brasil.

A chegada dos profissionais ocorrerá pelo programa Mais Médicos, que oferece bolsas de R$ 10 mil para atuação em locais com carência de atendimento.

Segundo o ministério, os profissionais de Cuba chegarão até o final do ano. Neste final de semana, já devem chegar 400, junto com os demais médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior contratados pelo programa. ...

Os médicos participantes cumprirão jornada de 40 horas semanais. Para isso, receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, e ajuda de custo para moradia e alimentação - sob responsabilidade dos municípios. O programa é válido por três anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.

Primeira etapa

O primeiro mês de seleção do Mais Médicos contabilizou a adesão de 3.511 municípios, que indicaram a existência de 15.460 vagas. Ao final dessa etapa, 1.618 profissionais confirmaram participação, e vão atuar em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Os brasileiros selecionados na primeira fase devem começar a atuar no dia 2 de setembro, e os estrangeiros a partir da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: ISTOÉ.com - 22/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário