sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PROGRAMA RODA VIVA NÃO SERVE PARA NADA

Roda Viva. Um desserviço à sociedade.



Já faz alguns anos que acompanho o Roda Viva da TV Cultura, não sou um assíduo telespectador por motivos diversos, mas sempre que posso, ou quando me interessa a pauta do programa tento assistir.
Óbvio que o jornalismo da TV Cultura está "branqueando a chapa"  já faz algum tempo. desde o Jornal da Cultura que não é isento e "tratora" as notícias de forma a terraplanar assuntos de relevância, principalmente as que desabonam alguns governos. Quando falo alguns governos fica nítido que principalmente os dos Ratos Vermelhos.
Bem, voltando ao Roda Viva,  sempre achei que a linha editorial deste programa é avermelhada, mas jamais imaginei que atingiriam o fundo do poço da imoralidade ideológica da forma que atingiram.
Nos últimos meses estão escancarando de vez, e nas ultimas semanas, a coisa descambou.
O povo da esquerda está constantemente na pauta do programa sem a menor cerimônia, e para "não dar na vista" entre um vermelhinho e outro a direção do programa coloca algum entrevistado totalmente sem expressão ou relevância para a sociedade. 
Bem, já vieram os "manifestantes" do movimento passe livre, o presidente do PT, e ontem o povo do Mídia Ninja.
Não que a pauta do jornal não tenha que trazer todas as tendencias ideológicas que habitam a fauna política e social do país, mas tem que ter no mínimo a atitude de isenção em trazer jornalistas de outras vertentes para dar o contra ponto à entrevistas e não trazer mais jornalistas covardes ou assustados.
Ontem foi impressionante o que os "perguntadores" estavam cheios de dedos e cuidados nas perguntas feitas aos bate paus do PT.
Dois assuntos me chamaram a atenção, o primeiro foi sobre o patrocínio que o movimento vem recebendo da PTroubras, e os entrevistados responderem que mesmo recebendo dinheiro da estatal tinham isenção suficiente para cobrar publicamente a empresa. Alguém já viu isso acontecer? Pois é...
E a outra sempre foi em relação as contas que o tal Capilé explicava na base do oba oba. As respostas mereciam maiores questionamentos ou explicação documentada, na base da boca, e se falando em grana pública, sem um questionamento sério tudo fica pra lá de obscuro....Como sempre...
E os entrevistadores passavam por cima sem esmiuçar o assunto. Um desserviço para a sociedade. Cheguei a perceber o incomodo e o receio estampado no rosto dos jornalistas, ficaram lá em um faz de conta odioso servindo de pano de fundo para a pregação ideológica de mais alguns vermelhinhos financiados com grana pública para trabalhar pró governo em vez de clarearem os assuntos e exporem as mazelas e manobras sempre entremeadas pelo rótulo de movimento social.
O orgulho em que os líderes do movimento se ufanavam de terem DEZ anos, é no mínimo preocupante, o movimento tem exatamente o mesmo tempo do governo mais corrupto da história deste país. E o engajamento político dessa turma é nítido, onde, na minha opinião, eles perdem representatividade e se subjugam aos sabores dos poderosos. O mídia NINJA, ontem no Roda Viva, assim como o Movimento Passe livre, mostraram suas caras, são bate paus ideológicos do governo e só estão aí porque a grana pública vem aos borbotões para manter os movimentos trabalhando a favor da ideologia e do projeto de poder do PT.
Tá certo que a imensa maioria dos que assistem ao Roda Viva fazem parte do povo que pensa, independente do viés ideológico ou posicionamento político, e os que pensam tiram suas próprias conclusões, e é nessas horas que dou graças a Deus pela Globo jogar toneladas de alienação popular em formato de novelas. Pois se o povão alienado viesse assistir aos Roda Viva em vez das novelas, estaríamos de vez entregues à própria sorte. A tentativa de lavagem cerebral neste programa é algo escancaradamente imoral.
E se a TV Cultura pretende manter o programa no ar, precisa urgentemente mudar seu "âncora" , Mario Sérgio Conti, além de ter uma cara de quem está de saco cheio 24 horas por dia, é antipático, sem "jogo de cintura" e cansa o telespectador com aquele olhar de peixe moribundo, além, é claro, ele não esconde nem uma vírgula sua queda pelo lado vermelho da força. 
Um programa para ser realmente sério e trazer informação de verdade, precisa antes de mais nada de isenção e liberdade para bater a vontade nos entrevistados, hoje, e no formato que está, o Roda Viva não tem nada de jornalismo sério, virou um palanque mambembe e ideológico onde a pauta é alisar a bandalheira promovida pelo desgoverno dos Ratos Vermelhos, e o nome ou o renome dos entrevistadores não agregam nada de isento ou de incisivo na busca pela verdade ou da informação limpa. Fica tudo mais do mesmo sempre.

O Mascate

Nenhum comentário:

Postar um comentário