quinta-feira, 7 de novembro de 2013

EX ADMINISTRADORA CELESTE DENUNCIA DIRSOMAR CHAVES

MARIA CELESTE LIPORONI:
Por que ela deixou a Administração?


Desde dezembro do ano passado que recebemos e-mails pedindo informações e sugerindo uma Matéria sobre a verdadeira causa que motivou Maria Celeste Liporoni a deixar o cargo de Administradora de Vicente Pires.

Muita gente se mostra insatisfeito com sua saída e pede sua volta. Para muita gente Celeste deveria ter continuado, pois acima de tudo era honesta, capacitada para o cargo e além disso não havia entrado no cargo por ter balançado bandeira para algum candidato.

Segundo informações, Celeste entrou na administração indicada pelo próprio governador e não por Dirsomar Chaves como muitos pensam e comentam. A administradora tinha aceitação em Vicente Pires. Mas, mesmo tendo capacidade e aceitação, permaneceu no cargo menos de doze meses e por todos esses motivos resolvemos investigar e mostrar a realidade que todos querem e precisam saber.
Ninguém melhor que a ex-administradora para dizer o motivo que a fez deixar o cargo e por isso fomos perguntar para ela e para as pessoas que a rodeava e ouvimos o que se segue abaixo: Na palavra de Celeste, sua saída se deu a pedido do Governador Agnelo Queiroz porque precisava fazer acomodações politicas, isso é, colocar mais gente no governo para se ter apoio. “Fui informada por telefone pelo Senhor Governador da necessidade de uma acomodação política, por isto tive que sair desta administração. Por inúmeras vezes fui questionada pela comunidade sobre minha saída e quando retornaria. Sempre me posicionei sobre esta necessidade política do Sr. Governador e que o novo administrador iria dar sequência ao trabalho iniciado. Foi um trabalho consciente e mesmo tendo os acontecidos, acho que desempenhei muito bem meu papel trazendo melhorias para nossa cidade. Fui incansável neste propósito e faria tudo novamente, mas com um outro olhar. Quanto a atual administração não tenho conhecimento e cabe aos moradores fazer sua avaliação”. Afirmou Celeste.
Esta foi a colocação de Celeste, porém até que se prove o contrário, não é apenas este o motivo de sua saída. Para muitos a saída de Celeste foi uma armação de líderes da cidade para assumir a casa, pois sendo uma pessoa de princípios e honesta, Celeste não teria concordado com determinados acontecimentos na administração. Para a maioria das pessoas ouvidas, sua saída com certeza teve a participação direta de Dirsomar e do próprio governador.

O que todos perguntam é se o motivo da saída fosse apenas necessidade de acomodação por que Dirsomar não foi colocado no cargo em que a Celeste se encontra hoje? Ou porque ele não entrou no cargo de chefe de gabinete ou vice versa?
Muitas vezes em suas falas em público, vi Celeste se referir a Dirsomar Chaves como irmão. Se entendi bem, ela tinha um irmão mais velho muito querido que faleceu e Dirsomar estaria ocupando este lugar em seu coração. Por várias vezes senti que para Celeste, Dirsomar tinha a maior estima e ela o defendia com afinco.

Desta vez Celeste não precisou dizer nada. Porém o sentimento demonstrado por esta pessoa tão querida até há algum tempo, não era o mesmo. Hoje Celeste não demonstra nenhum orgulho de ter sido amiga de Dirsomar. Até porque Celeste apesar de muito discreta é do tipo que demonstra no semblante o que está realmente sentindo.

Pude ver que mesmo tendo sido alertada por muitas pessoas celeste preferiu em sua ingenuidade acreditar na idoneidade moral das pessoas que a rodeava. “Eu acreditava piamente e mesmo com muitos pedidos para tomar cuidado, continuei a acreditar cegamente”. Diz Celeste.
Para Maria Celeste Liporoni, Dirsomar Chaves tinha o conjunto de qualidades que o recomendava à consideração pública. “via nesse homem, atributos como honra, respeitabilidade, seriedade, dignidade e bons costumes”. “Para mim ele tinha qualidade, boa reputação, bom conceito, era uma pessoa honesta”. Afirma Celeste.

Ninguém ousa dizer e muito menos a ex-administradora afirma isto. Mas, acho que houve uma traição e o que Celeste não esperava era que o que ela via em Dirsomar Chaves era apenas uma máscara, armação para se sair bem em seus interesses particulares de se dar bem na vida não importando como e muito menos com quem tivesse que usar como degrau.
Pelo que entendi ouvindo amigos de Celeste, ela não esperava que na Administração de Vicente Pires, fosse usada para atender aos interesses particulares de quem quer que fosse. Muito menos de pessoas que cometem erros usando a boa vontade de outros para assim ficarem livres de acusações posteriores.

“Nunca contratei, ou indiquei nenhuma empresa para a licitação, não conheço nenhuma das empresas, sempre quem fez isso foi Dirsomar Chaves e seu pessoal que era maioria na administração. Eu sempre recebia os contratos prontos e assinava sem ler, pois confiava que estavam fazendo o que é certo, correto e legal”. Afirma Celeste.

Ousadia para praticar o bem é uma característica muito rara, principalmente nos dias de hoje. É muito difícil ver alguém saindo de sua zona de conforto para fazer algo por uma comunidade, que modifique o conceito das coisas para realmente ajudar. Na realidade, o que se verifica de maneira incrivelmente fácil, são os artistas que em nome de autopromoção sempre aparecem como líderes e cada vez mais dão seus shows. Esses artistas, temerosos por espantar a audiência, prendem-se a uma fórmula básica de manipulação das pessoas a sua volta, e não poucas vezes sacrificam a qualidade de vida da plateia em benefício próprio.

Já no início de sua administração Celeste começou a abrir os olhos e ver quem é que mandava. “Sem eu ter conhecimento, sem contratar ninguém e, nem ao menos me lembro de ter assinado algum contrato, apareceu uma empresa fazendo obras de colocação de meio fio em várias ruas de Vicente Pires, obras que não passaram pelas minhas mãos, não vi a licitação e muito menos conheço a empresa que a fez. Porém, elas apareceram e só tomei conhecimento que havia sido contratada pela Administração, porque eu fui elogiada pelo Jornal Conversa Informal”. Diz. “Como não cabia a mim os elogios, fui buscar o verdadeiro responsável pela obra e fiquei sabendo que foram contratadas pelo Dirsomar. Não sei se foi colocada a quantidade exata que foi contratada, porém confiava, hoje tenho minhas dúvidas”. Fala Celeste.

Após o elogio feito pelo jornal Conversa Informal citado acima, foram veiculadas outras matérias mostrando outras obras. Só que desta vez com sérios problemas e de péssima qualidade, obras que não duraram nem o prazo suficiente para sua entrega à população de Vicente Pires. Muitas dessas obras foram executadas pelas empresas de Marcio Helio Teixeira Guimarães proprietário da empresa MG engenharia e outras. Celeste afirma não ter feito licitações e que todas as obras eram licitadas por Dirsomar e sua equipe. Celeste diz que não contratou essas obras e desconhecia a existência de irregularidades nas contratações. “Todas as obras contratadas para Vicente Pires inclusive as realizadas pelo empresário Marcio Guimarães, foram contratadas pelo Dirsomar, como já disse, tudo chegava pronto para assinar, não sei dizer se estas obras vieram através de licitação fraudada ou carta marcada, pois as empresas já são cadastradas no sistema do governo e quem as convidava era o próprio Dirsomar, quem fazia a licitação era o pessoal do Dirsomar, pessoal de extrema confiança dele”. Afirma Celeste.

Até que se prove o contrário, a maioria das empresas que realizam serviços em Vicente Pires pertence ao empresário Marcio Guimarães proprietário da MG Construtora. As outras, se não estão em nome dele, ele é o dono e as empresas estão em nome de outras pessoas. Mesmo quando obras eram executadas que não fosse a MG, quem aparecia conferindo e dando as ordens era o próprio Marcio. Em todas as licitações realizadas pela administração a diferença é de apenas alguns reais entre elas, algo em torno de R$100,00 e as obras são de péssima qualidade conforme este jornal já noticiou. Hoje Celeste acha suspeito algumas coisas e diz: “Não conheço o Marcio a fundo, não tenho conhecimento de suas empresas. Porém, acho muito esquisito e se tivesse abertos os olhos antes sobre com quem estava lidando, teria feito uma investigação a fundo”. “Quanto ao caso da borracharia em matéria veiculada por este jornal, eu apenas fui informada pelo Dirsomar que a União estava dando um local para o borracheiro trabalhar, não vi tais documentos, apenas assinei o que me chegou pronto”.

A administradora abriu os olhos ainda a tempo de não fazer nenhuma besteira mais séria e irreparável sobre sua idoneidade moral. Para ela não era hora de falar sobre o acontecido, pois essa gente pode ser vingativa e pode haver represália. “Agora que conheço a realidade e vejo de fora o que está acontecendo, vejo que estava no lugar errado. Só tinha duas ou três pessoas ao meu lado, os outros todos eram comandados por Dirsomar. Devia ter visto tudo no início quando o chefe de gabinete Witen, homem de confiança de Dirsomar, queria sobrepor à minha administração chegando ao desentendimento que o levou para outro cargo no governo, fora da administração”. Diz

Ao que parece, administrar uma casa onde tem dois comandos e alguém comanda por traz dos panos é muito difícil. Nota-se que o relacionamento com alguns diretores não era fácil, comentam inclusive que a Diretora de Obras Talita Guardieiro na maioria das vezes se relatava apenas com o chefe de gabinete Witen e com sua saída, passou a se relacionar com Ebenezer, chefe de gabinete que substituiu o primeiro.

Ebenezer era e é o braço direito de Dirsomar Chaves, inclusive hoje é ou esta se tornando seu concunhado, pois tem um relacionamento com a cunhada de Dirsomar.
Quando Celeste abriu os olhos e começou a oferecer perigo a algum suposto esquema que poderia estar acontecendo na Administração, os envolvidos começaram a mostrar as garras, chegando a enfrentar a administradora em seu gabinete onde ela pôde conhecer a verdadeira cara de quem ela tinha como amigo. Dirsomar Chaves juntamente com Marcio Guimarães tentaram convencer Celeste a fazer parte de sua equipe. “Quando não aceitei fazer o papel que queriam me atribuir, Marcio Guimarães me disse abertamente: Celeste, a cadeira que você ocupa é para uma prostituta e não para uma freira", deixando–a totalmente transtornada. Afirma.

Após a saída de Celeste os poucos que tinham ligação com a administradora foram exonerados.
Mas os absurdos não param por aí! A Administração se transformou em uma extensão da família do administrador. Todos que não interessava foram trocados, o primeiro foi o DAG, funcionário que lida diretamente com as licitações, quem ocupou a vaga foi o concunhado Geraldo de tal. O chefe de Gabinete Ebenezer é seu concunhado, o Assessor Raimundo Nonato é marido da prima do administrador. E os outros se não são parentes próximos, são amigos íntimos, pessoas de extrema confiança do novo Administrador.

Ao que parece, a administração ficou exatamente como administrador queria, uma casa onde ele pode confiar em todos, inclusive demitiu a Diretora de Obras e arquiteta Talita Guardieiro que é gente do Dep. Dr Charles e o engenheiro Aloísio Pimenta. Ambos tinham ligação com as obras citadas acima, pois eram os responsáveis por esta área.

Durante sua permanência Celeste foi comandada por um especialista em teatro de fantoches. Até que se prove o contrário esse especialista tem transformado muita gente em um de seus bonecos. Porém, em suas mãos os comandados têm que falar dançar, brigar e convencer a plateia que são os moradores de Vicente Pires de que o Administrador não se utiliza de nenhuma máscara.

Deixemos os absurdos à parte. Porém, após a saída de Celeste, a Administração passou a ser frequentada por empreiteiros que entram e saem sem ser anunciados em qualquer lugar da casa, inclusive tendo funcionários da casa usando carro particular desses empresários.
Fica a suspeita se está tendo ou algum dia teve licitações sérias, ou apenas aparecem às empresas com contratos prontos para o administrador assinar e resolver a papelada da licitação. O administrador não quis responder a essas perguntas.

Desta vez a turma do Administrador está bem, tem o controle da secretaria de Habitação com Geraldo Magela, o controle da GRPU com Lucia Carvalho que até prove o contrario, foi colocada na casa por influencia do administrador, e a Administração de Vicente Pires. Assim fica fácil controlar tudo e se manter no poder. Isso sem falar que o Administrador também controla a ARVIPS, Associação de Moradores de Vicente Pires que já foi a associação dos chacareiros na época em que começou os parcelamentos ilegais no setor e só virou associação de moradores porque as chácaras que sobraram não são suficiente para manter uma associação.

Até que se prove o contrário, atrás do "artista" que comanda o setor, existe uma pessoa politizada, que tem trabalhado em prol de seus próprios interesses e que é capaz de qualquer coisa para se manter no poder.

Controlando tudo e estando no poder, fica a pergunta: Dirsomar e a ARVIPS pode representar Vicente Pires na regularização? É legal uma associação que participou do parcelamento ilegal representar o povo na regularização? É ético? É moral? Afinal todos os diretores dessa organização estão ligados diretamente com o Governo e com a União e muitos têm cargos no GDF.

Aproveitando o embalo e as informações advindas juntamente com o conteúdo da matéria; esta turma já decidiu o que fazer com este jornalista. Na festa de aniversário de Dirsomar, o assunto rolou solto sobre o jornal Conversa Informal, o jornalista e a matéria sobre a borracharia. E segundo as pessoas que ouviram, o comentário feito pelo chefe de fiscalização da GRPU, Luiz de tal conhecido como Luizão que teria comentando algo mais ou menos assim: “vamos dar um fim no jornalista e acabar com o jornalzinho”. Nesta festa estavam presentes todos os envolvidos acima e muitos outros, inclusive na época, a administradora Maria Celeste Liporoni.

É perigoso falar sobre o assunto, porém esse é o objetivo de qualquer jornal sério, divulgar a verdade e alertar a população do que pode acontecer. Calar é dar a entender que também tem culpa.
Este jornal vinha relatando os acontecimentos em Vicente Pires e principalmente no Teatro da Administração superlotada de indicados que para nada servem, agora ficou ainda pior.

O compromisso do Jornal Conversa Informal é com a verdade, é com o povo de Vicente Pires e não vamos calar.
Todos os citados acima foram procurados pelo jornal, mas ninguém quis se manifestar.

3 comentários:

  1. "Nunca contratei, ou indiquei nenhuma empresa para a licitação, não conheço nenhuma das empresas, sempre quem fez isso foi Dirsomar Chaves e seu pessoal que era maioria na administração. Eu sempre recebia os contratos prontos e assinava sem ler, pois confiava que estavam fazendo o que é certo, correto e legal”. Afirma Celeste.
    Desculpe Gilberto, mas não acredito numa fala dessa se leu contratos prontos sem ver o que fazia era conivente... ando desconfiada que não existe gente inocente nesse meio político.

    ResponderExcluir
  2. Tão honesta, tão comprometida com a população de VP, que retornou ao cargo e abusou do poder. Agora ficou menos de 3 meses e já foi exonerada, de novo!
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/03/04/interna_cidadesdf,473902/administradora-de-vicente-pires-e-exonerada-apos-materia-do-correio.shtml

    ResponderExcluir
  3. conversa informal mesmo esse blog nao
    vale de nada as informacoes
    mulher incompetente cara de pau uma verdadeira política

    ResponderExcluir