sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INSEGURANÇA EM VICENTE PIRES ATORMENTA MORADORES


Nos últimos meses, a ação de bandidos tem tirado nosso sono. Por que será que a insegurança tem crescido tanto por aqui?

(*) Por Geraldo Oliveira: do Blog Vicente Pires Alerta

A região de Vicente Pires, antes pacata e tranquila, está seguindo o mesmo rumo de outras cidades violentas do Distrito Federal. Câmeras de segurança de alguns condomínios registraram nos últimos dois meses a audácia de criminosos, que têm alcançado sucesso incrível em suas ações e trazendo medo à nossa região que, até há pouco tempo, não frequentava os noticiários policiais.
Recentemente, um cidadão que conheço teve seu veículo furtado em plena luz do dia, em local onde havia grande movimentação de pessoas na Rua 3. Um pequeno descuido, fácil de ser evitado, foi o motivo da perda de seu carro: ele parou em frente a um comércio e permaneceu dentro do veículo, enquanto esperava sua esposa fazer compras. Em questão de segundos, um bandido o abordou, obrigou-o a sair e, em seguida, sumiu com o veículo. Toda a ação foi registrada por câmeras.
Outra filmagem demonstrou o quanto temos dado “mole” para as quadrilhas: uma mulher entra sem ser notada em um condomínio, olha casa por casa em atitude suspeita e identifica quais delas estariam aptas a serem surrupiadas.  Após essa “inspeção”, ela telefona para seus comparsas e, em seguida, aparece um carro com vários homens, que arrombam um portão, estacionam tranquilamente o carro na garagem e saem algum tempo depois, com o veículo cheio.
Esse tipo de ocorrência como sabemos, não ocorre por acaso. Na maioria das vezes, nós é que vacilamos e pagamos caro por nosso próprio descuido. As autoridades em segurança são categóricas em dizer que segurança é sim dever do Estado, mas também é responsabilidade de todos nós. Sua principal recomendação é clara: jamais devemos facilitar a ação do bandido.
Mas, e os gestores da segurança pública no Distrito Federal, o que têm feito para diminuir os riscos para Vicente Pires? Aqui só tem dois postos da Polícia Militar e uma delegacia, com pouco efetivo e minguados recursos materiais. Colocar postos policiais móveis no interior da cidade e nos acessos e saídas (que não são tantos), não seria uma medida necessária? E as rondas ostensivas? Alguém tem visto policiais ou viaturas fazerem ronda nas nossas vias? Estariam seguros os estudantes noturnos e trabalhadores que voltam tarde da noite para casa, a pé?
E a nossa delegacia, a 38ª DP? Não estaria necessitando ser reequipada, com aumento do efetivo de agentes e de recursos? Estaria ela em condições de investigar todas as ocorrências, para capturar quem está agindo por aqui e ainda mapear o mapa da bandidagem? Ou seria o caso de se instalar outra delegacia no outro extremo da cidade? Fica a reflexão e a cobrança ao Secretário de Segurança, Sandro Avelar.
Vicente Pires deixou de ser há muito tempo uma área meramente rural e tranquila, para abrigar hoje mais de 80 mil moradores. Com esse crescimento, é natural que os índices de violência aumentem, demandando que haja a ação proativa do Estado para controlá-los. Ao que parece, a Secretaria de Segurança Pública do DF não se atentou que é preciso tomar providências enérgicas urgentes, para tranquilizar os moradores.
Se há aumento da violência em nossa cidade, temos de cobrar atitudes do GDF para reverter esse quadro. Não devemos cochilar com nossa própria segurança, mas também não podemos aceitar que ela seja negligenciada pelo Estado. O velho chavão de que “Segurança é dever do Estado” definitivamente não está valendo para Vicente Pires, a julgar pelos recentes e graves acontecimentos.
Finalizo, informando que em Vicente Pires existe o Conselho de Segurança de Moradores - CONSEG, que recentemente foi assumido pelo companheiro Jailton Souza Rodrigues, eleito presidente em 10 de outubro último. Os Consegs são regulamentados por lei e o nosso conselho sempre foi um dos mais atuantes do Distrito Federal, antes presidido pela moradora Valdênis Alves. Ela diz que, por falta de apoio, preferiu sair. “A administração de Vicente Pires, na gestão do governo Agnelo e Dirsomar, não ajudou em nada”, relata.
O novo presidente também afirma que o que mais dificulta a atuação do CONSEG é realmente a falta de apoio. Segundo Jailton, o Decreto do Governador Agnelo Queiroz nº 37.747, de 17 de outubro de 2013, manda as administrações regionais disponibilizarem instalações e um servidor para a sede dos Consegs. “O Administrador Glênio disse que não tem local nem o servidor para disponibilizar, por isso a nossa segurança fica tão vulnerável. Eles não cumprem nem um decreto publicado no Diário Oficial”, reclama.
Mas, mesmo sem o apoio previsto no decreto, os encontros do CONSEG não deixam de acontecer pelos bairros da cidade, a cada final de mês. As reuniões ocorrem, preferencialmente, em locais onde há ocorrências indicadas pelos moradores e quando a ordem pública é ameaçada, com a presença obrigatória de representantes de todos os órgãos de segurança pública do DF, além do administrador regional. O telefone para contato do CONSEG é 8116.2455.
Até o próximo mês e um grande abraço!

(.*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor concursado da Câmara Legislativa, morador de Vicente Pires e diretor de comunicação da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário