sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nossa Colunista Paula Matos visita a Vila São José e mostra o sofrimento dos moradores

Moradores sofrem  sem pavimentação, com rua cheia de buraco, lama e Lixo


Os moradores Gussione Silva, Joelso Lucio, Lurdes Alves, Nilton de Araujo, e outros residentes da Vila São José, declaram que não aguentam mais a situação de calamidade que vivenciam diariamente na Rua 19. Para eles, a Vila São José é um lugar esquecido e abandonado pelas autoridades, uma região onde o pouco dos serviços essenciais que são fornecidos são realizados com notória má qualidade. E é fácil entender o motivo de tal revolta, as ruas não são pavimentadas, não existem calçadas e a coleta de lixo não é realizada de forma eficiente. A consequência lógica todos nós sabemos: terra, poeira, lama, esgoto, lixo espalhado e, claro, buracos, muitos buracos, que se multiplicam rapidamente com a chegada das chuvas.

O morador Nilton de Araújo comenta que no período de seca não fazem nada e incrivelmente quando chega a chuva também surge alguma obra, acredita que tudo não passe de enganação. "Não acredito mais no que falam. O que vemos é que sempre em época de chuva eles começam as obras para o asfalto e logo param alegando que a chuva está atrapalhando", desabafa.  Segundo Marazi Maria de Jesus, o governo nunca olhou para a Vila São José, para ela as promessas acabam por se caracterizar como propaganda enganosa, já que os serviços de fato não são prestados. “Moro aqui há 36 anos e nada muda só tem promessas e a situação só piora, pagamos IPTU e não adianta nada", declara.

As palavras da Dona Estelita não são diferentes, conclui que a situação de todos é desesperadora. "Moramos aqui há 37 anos em uma situação desumana, o esgoto e a água da enxurrada cai dentro da minha casa, o governo só promete e não faz nada. Até um poste de energia está preste a cair e ninguém faz nada, inclusive a CEB a quem já fizemos vários pedidos".

A falta de asfalto contribui com a não prestação de serviços públicos essências, como a limpeza da rua periodicamente e a chegada eficiente do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, em situações de emergências. Será por isso que a rua não é limpa periodicamente?

Para a moradora que não quis se identificar, limpeza na rua é coisa rara. “Moro na Rua 19 há muitos anos e raramente a rua é limpa pela administração. Quando consigo o contato no setor responsável, sou informada que o pedido será encaminhado para o encarregado do serviço, porém a limpeza não ocorre. Realizei um pedido em julho e até o momento nada foi feito. Gostaria de uma solução, pois não temos um serviço de limpeza de rua adequado”.

Os moradores concluem que estão sendo enganados com a promessa de asfalto. E finalmente quando perceberam movimentações voltadas à pavimentação da rua, com a chegada de alguns caminhões de terra, perceberam também a quebra da manilha que escoava a água das chuvas e das casas, fato que desencadeou mais uma vez no abandono da obra. "Não acredito mais em promessas", avisa Nilza Lopes.

A pergunta dos moradores é a mesma de muita gente: quando a rua será pavimentada? Afinal, as promessas foram feitas, as propagandas elaboradas e os serviços foram iniciados, com a colocação de terra para nivelar a área, mas, infelizmente, a chuva arrastou não só a terra como a esperança dos moradores.

Ao meu entendimento, a obra proposta foi valida, porém a forma como foi dirigida não condiz com a forma que os cidadãos esperam e merecem, por ser um dever do governo. Não podem jogar o dinheiro do contribuinte literalmente na enxurrada.

Paula Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário