segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PT - CRISE MORAL E ÉTICA GERA FALTA DE CARÁTER


Estamos vivendo em tempo de crise. Não me refiro às crises financeiras ou às dificuldades por que passa o mundo, com crises européias, ditaduras resistentes, ameaça de bombas nucleares, Primavera Árabe etc.

Nossa sociedade está vivendo uma crise profunda. Pode-se dizer - sem margem de erro – que se trata de uma crise ética, crise moral, crise de caráter. Há uma grande mudança nos valores da convivência humana, com reflexos, evidentemente, no problema ético. Assim, a solidariedade em sua mais variada forma e a comunhão de interesses dá lugar, hoje em dia, ao individualismo, que cada vez se impõe mais no comportamento das pessoas na sociedade.

Depois que dentre os milhares de bandidos que ocupam cargos políticos, colocaram alguns atrás das grades, pudemos ver de forma escancarada a crise moral, ética e de caráter que estamos vivendo.

O fato é mais ou menos assim: Em uma parada militar, um pelotão com 120 soldados marchavam pela avenida, um deles estava com o passo diferente dos outros 119. Milhares de pessoas assistiam das arquibancadas, entre eles a mãe do soldado que marchava diferente. Após o fim do desfile essa senhora muito chateada se dirigiu ao comandante e solicitou que da próxima vez o comandante prestasse mais atenção na tropa, pois o filho estava marchando certo e os demais com o passo errado, atrapalhando seu filho.

Os bandidos presos do PT e outros partidos roubaram o dinheiro do contribuinte, foram processados e tiveram os melhores advogados que o dinheiro pode comprar, tiveram julgamentos além do que qualquer pessoa normal teria e mesmo assim foram condenados e presos.

Mesmo assim, os “cumpanheiros” petistas sem caráter estão pelas ruas se manifestando contra o resto dos brasileiros honestos. Estão querendo fazer acreditar que errado é o povo, o erro está com quem julgou e não com os bandidos presos.

Essa turma petista sem escrúpulos, sem ética e que busca somente seus interesses individuais, difunde ainda mais o pensamento de que o homem deve satisfazer seus inúmeros interesses e impulsos, na procura incessante da satisfação das necessidades individuais. Perde-se, então, em nível de valores, a dimensão comunitária do ser humano, o que dá lugar à preocupação da auto-realização do indivíduo. Busca-se acima de tudo o interesse do singular, numa mentalidade calculista. Assim, nesse enfoque, tudo é justificável, desde que o indivíduo realize seu eu a qualquer custo.

Esses petistas estão mostrando que o individualismo imperante torna as pessoas insensíveis ao fosso escandaloso que existe entre os níveis de ética, caráter e moral.

Vemos a ética do individualismo, defender aqueles que de alguma forma contribui para o eu, quer com um empreguinho indicado, dinheiro sujo ou a realização de algum desejo a qualquer preço e a qualquer custo, mesmo com a substituição do direito pela força, com o mais forte ditando regras e assim defendendo os bandidos, para continuar defendendo seus interesses.
A crise que vem assolando nossa sociedade é uma terrível crise de valores, sim falo de valores morais. Não, não olhem para mim como se eu fosse mais um desses pequeno-burgueses que vivem apregoando conceitos e acobertando preconceitos. Estou longe disso, mesmo com meus inúmeros defeitos. Falo de valores como a dignidade, o respeito, a tolerância, a honradez, a honestidade, a generosidade, a caridade. Esses e outros tantos estão perdendo força no nosso dia a dia.

Nós precisamos dar um basta nisso, precisamos defender nossos valores, mostrar para esses “cumpanheiros” que no Brasil ainda tem muita gente honesta e com caráter. E tem mais. Não é só dos nossos que devemos cuidar, mas da sociedade em que vivemos. Estar atento com a educação e saúde dos menos favorecidos, daqueles que não dispõem dos recursos necessários para lhes dar condições dignas de vida, fiscalizar, cobrar das autoridades atitudes resolutivas dos seus problemas e principalmente, apoiar esses que como nós têm caráter, são honrados e por isso fizeram o certo, colocando esses bandidos na cadeia.

Sabe por que todos devem participar para mudar essa crise?

Um dia, um rato que morava em uma fazenda viu o dono montando uma ratoeira na cozinha. Ele ficou muito assustado e, sentindo a grave ameaça a sua vida, foi correndo contar a novidade para a galinha, o porco e a vaca. Eles não lhe deram atenção, explicando que aquele era um problema dele e que isso não os afetava. Pois bem, uma cobra foi pega na ratoeira e quando a mulher do fazendeiro ouviu o barulho, foi olhar de perto, pensando ser o rato. A cobra picou-a e ela ficou acamada. O fazendeiro mandou matar a galinha para fazer uma canja para a mulher doente. Porém a mulher piorou e ele precisou chamar alguns parentes para ajudá-lo, então matou o porco para servi-lo a essas pessoas. Em pouco tempo a mulher veio a falecer, o que trouxe à fazenda muitos parentes e amigos para o velório e sepultamento, levando o fazendeiro a matar, enfim, a vaca para alimentar a todos. Só o rato sobreviveu.

Algumas vezes nossas atitudes se assemelham a destes animais. Acreditamos que o problema do outro está muito distante de nós e que não poderá nos atingir. Então viramos o rosto e continuamos a cuidar da nossa vida, como se ela, a vida, não fosse cíclica e não nos levasse, em algum momento, a sentir a conseqüência direta ou indireta de nossas ações e omissões.

A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus”. Livro: EDUCAÇÃO. Autora: ELLEN G. WHITE, pág. 57.

Chega de aplaudir discursos, cobremos ação, mas ajamos também. Não percamos nossa capacidade de indignação e reação ante o que aflige a nós e aos outros, afinal, os outros somos nós sob outro ângulo.

Utilize de todas as formas para combater esses que estão transformando o Brasil de mal a pior.

Acima de tudo, comecemos por nossa casa, ensinando aos nossos filhos, através de nosso exemplo, o que é ser honrado, honesto, ético. Afinal, a célula mãe da sociedade ainda é a família.

Gilberto Camargos

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário