quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Criminalidade no DF. Quem fala a verdade?

Segundo o DFTV 1ª Edição de ontem (7), os índices da criminalidade começaram o ano em alta no DF. Já haviam sido registrados 15 homicídios só nos primeiros 6 dias do ano. Planaltina lidera as estatísticas.


Segundo informações da Polícia Civil, a maioria dessas mortes são oriundas de jovens envolvidos em brigas de gangues, porém não podemos descartar que isso não justifica o fato de que vidas que estão sendo ceifadas pela marginalidade. ...

Samambaia (dois), São Sebastião (dois) e Paranoá (dois) já registraram homicídios em 2014. Moradores reclamam que está faltando segurança. "A gente não anda mais na cidade", afirma uma moradora de São Sebastião.

Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Estrutural e Taguatinga já registraram uma morte em cada local. "Isso é uma calamidade, porque a gente vê que jovens começam muito cedo no mundo do crime, e depois para sair fica muito difícil", disse um professor da rede pública de ensino. Essa violência desenfreada tem mudado a rotina dos moradores do DF. "Procuro não chegar tarde em casa, vejo se o marido está esperando", disse uma moradora. Outro já disse: "Todos os prédios são cercados por cerca elétrica e a gente evita sair à noite, é muito perigoso".

Ainda segundo a reportagem, a Secretaria de Segurança, após divulgação da matéria da Rede Globo, informou números que não correspondem aos divulgados pela imprensa local. Segundo eles, esses números são maiores que o divulgado, totalizando 17 assassinatos só em 2014. E aí? Quem fala a verdade?

"Desde 2012 a Secretaria de Segurança não divulga integralmente os números atuais de criminalidade e existem duas Leis, uma Distrital e uma Federal que regulamentam essa divulgação de interesse do cidadão, sendo que existem outras unidades da federação, como Goiás, que divulgam informações mensais sobre o tema", disse Daniel Lorentz, especialista em Segurança Pública contratado pela Rede Globo, questionando porque o GDF não divulga esses índices de maneira sistemática.

Conclusão:

Está mais do que evidente que métodos arcaicos e desatualizados não funcionam mais na nossa capital. A população quer segurança, e isso só será possível depois que a segurança pública do DF for verdadeiramente valorizada e estabelecida. Profissionais para isso nós temos. Só estão desmotivados. Policiais e sociedade não conseguem mais conviver com esse clima patrocinado por um partido que, exclusivamente, pensou em seus ideais em troca da segurança da comunidade. Cabe agora a essa mesma sociedade, cobrar do governo atitudes que possam restabelecer a paz e a segurança, a qual a sociedade brasiliense sempre foi acostumada.

Fonte: Blog Tenente Poliglota, com informações do DFTV 2ª Edição - 08/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário