terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Por mais segurança no Plano

Por Thalita Lins


Moradores das asas Sul e Norte saem em caminhada, pelo Eixão Sul, em protesto contra a vulnerabilidade na região, após um início de ano com muitos crimes violentos, como roubos, sequestros e assassinato.

A onda de crimes registrada no Plano Piloto, principalmente na Asa Sul (veja Memória), nos primeiros dias do ano, levou um grupo de moradores da região a protestar pacificamente, na manhã de ontem, no Eixão Sul. Cerca de 50 pessoas vestidas de branco se reuniram para a passeata a fim de pedir providências ao governo. Durante o trajeto, elas ofereceram botões de rosas aos frequentadores da área de lazer. Cartazes com pedidos de paz foram estendidos pelos participantes da caminhada para chamar atenção. O ato foi organizado por moradores das asas Sul e Norte. ...

Um dos organizadores do manifesto, o estudante da Universidade de Brasília Pedro Ivo Santana, 21 anos, reclama da falta de compromisso das forças de segurança do Distrito Federal. Desde que nasceu, ele mora na 307 Sul. Durante essas duas décadas, diz lembrar-se de vários episódios em que criminosos colocaram a vida da população em risco. “Há alguns anos, o antigo dono da banca de revistas da quadra foi morto por assaltantes, justamente pela falta de segurança nas redondezas”, contou o rapaz. Ele reclama do abandono de um antigo posto policial construído no endereço. “Está jogado às moscas, todo quebrado. Pessoas estão perdendo a vida pela violência, e o governo não faz uso de um espaço como esse”, desabafou.

Prisioneira em casa

A idade de Pedro é o tempo em que a aposentada Maria de Jesus Santana, 59 anos, mora na 307 Sul. De lá para cá, ela percebeu um aumento dos crimes na região. “Há poucos meses, teve dois sequestros relâmpagos na comercial de lá. No meu bloco, uma pessoa foi estacionar e teve o carro roubado na hora.” A senhora diz que se sente uma prisioneira na própria casa. “Fico acuada. Prefiro ficar no meu apartamento a sair, mas, mesmo assim, tenho medo. Não tem horário para a violência acontecer. Não consigo dormir enquanto meus filhos não chegam em casa”, lamentou Maria de Jesus. 

A aposentada Maria Evangelina Rocha Monteiro, 72 anos, chama a atenção para a falta de iluminação nas quadras. Ela vive em uma casa na 713 Sul desde 1982. Segundo a moradora, assaltos na região, em especial à noite, são recorrentes. A maioria dos alvos é de estudante de escolas e universidades das redondezas. “Os postes de luz estão cobertos por árvores”, alertou. “Quando saio de casa, prefiro não levar bolsa. Vou vestida de forma bem simples para não chamar a atenção de criminosos”, afirmou a aposentada. 

“Está jogado às moscas, todo quebrado (o posto policial da 307 Sul). Pessoas estão perdendo a vida pela violência, e o governo não faz uso de um espaço como esse”

Pedro Ivo Santana, 21 anos, estudante universitário e morador da 307 Sul

Memória

2014

20 de janeiro 

Um homem de 23 anos foi baleado na barriga, após reagir a um assalto na loja de conveniência de um posto de gasolina. O crime ocorreu durante a madrugada na Quadra 307 Sul. A vítima foi socorrida e levada a um hospital particular. O rapaz recebeu alta. O criminoso roubou R$ 280 da lanchonete, além de uma bolsa de um dos clientes com documentos, cartões e R$ 300. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) como tentativa de latrocínio. Até o fechamento desta edição, o suspeito ainda não havia sido preso.

19 de janeiro

A polícia apreendeu dois adolescentes, entre 12 e 15 anos, suspeitos de envolvimento em um sequestro relâmpago na Asa Sul. Outro jovem que participou do crime conseguiu fugir. De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), o trio rendeu o casal com uma arma de fogo e assumiu a direção do veículo das vítimas na quadra comercial da 203 Sul. Um taxista informou à polícia, que passou a procurar os suspeitos e as vítimas. Segundo a Divicom, no Eixo W, na altura da 203/204 Sul, o motorista do carro sequestrado perdeu o controle da direção e bateu o veículo em um poste, que acabou atingindo uma viatura da Polícia Militar. Após a colisão, os militares deram voz de prisão aos suspeitos, que saíram do carro utilizando uma das vítimas como escudo. A PMDF conseguiu apreender dois dos adolescentes. O terceiro integrante do grupo conseguiu fugir. Ninguém ficou ferido. Os adolescentes apreendidos estão à disposição da Vara da Infância e da Juventude. 

19 de janeiro

Um jovem de 20 anos foi preso em flagrante depois de roubar uma padaria na 314 Norte. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito utilizou uma arma de brinquedo para praticar o crime.

8 de janeiro

A Polícia Civil prendeu os suspeitos de envolvimento no assassinato de um militar reformado. O crime ocorreu em 3 de janeiro, na porta do prédio em que a vítima morava, na Asa Sul. João Carlos de Souza, 66 anos, foi atingido por um tiro na cabeça em uma tentativa de assalto, ao chegar à garagem do edifício, na 112 Sul, por volta das 22h30. De madrugada, o militar passou por uma cirurgia no Hospital de Base, mas João não resistiu e morreu por volta das 14h de 4 de janeiro. Um adolescente de 16 anos foi apreendido por agentes, em Valparaíso, suspeito de participação no crime. O menor responderá por ato infracional análogo ao crime de latrocínio.


Fonte: Jornal Correio Braziliense - 27/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário