quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

“Tuminha” calou a “Turminha” deles!


Em entrevista no “Programa Roda Viva” de ontem (03/02/14), o ex-delegado e ex-Secretário Nacional de Justiça do governoLULA, Romeu Tuma Jr, o “Tuminha”, filho do famoso Delegado do DOPS, Romeu Tuma, no tempo do governo militar, deu um show ao responder as perguntas da bancada de entrevistadores formada pelo excelente apresentador Augusto Nunes e pelos jornalistas Ricardo Setti (colunista do site de Veja), Mario Cesar Carvalho (repórter especial da Folha de São Paulo, Eugênio Bucci (Estadão e Revista Época), Cristine Prestes (repórter freelancer) e Fernando Gallo, (Estadão). Mas o que mais chamou a atenção de todos que assistiam ao programa, foi à insistência destes 4 últimos, Mario César, Eugênio Bacci, Cristine Prestes e Fernando Gallo em desqualificar o entrevistado sobre o conteúdo de seu livro “Assassinato de Reputações – Um crime de Estado”, onde ele conta todas as falcatruas do governo LULA e seus correligionários, inclusive o acusando de ter sido um informante do DOPS sob a alcunha de “Barba”. Em um trecho ele escreve que:“Uma das formas de contra inteligência é a arte de plantar informações falsas e produzir fatos inverídicos, misturados com pontinhas de verdade. A técnica consiste em colocar a verdade muito verdadeira polvilhada com muitas mentiras: a força da verdade conduz o receptador da informação a acreditar nas mentiras. E a PF de Lula, por obra dele, tem sido insuperável no quesito. Você cria defesa quando não existe ataque e, inventa ataques falsos e indefensáveis: é o que o PT de Lula faz todos os dias. Esse trecho mostra claramente que o Tuma tem razão, pois os 4 jornalistas citados parece terem sidos plantados no programa pelo PT para colocar o Tuma em uma “sinuca de bico”. Só que o tiro saiu pela culatra, pois o entrevistado se portou com a altivez dos que falam a verdade e passou credibilidade para quem assistiu e colocou caladinhos a “Turminha” que queriam calar o “Tuminha”.


O livro é uma verdadeira “bomba relógio”.Traz a tona o caso “Celso Daniel”, prefeito de Santo André que na época era o principal coordenador do candidato LULAa presidência em 2002. Cita tambémGilberto Carvalho que confessou que Celso Daniel levava o dinheiro de caixa dois para Zé Dirceu e também o Caso conhecido como “Rosegate”, envolvendo a amiga íntima de LULA, Rosemary Noronha, que faria Hollywood parecer brincadeira. Disse também que topa uma acareação com LULA e que tem mais provas guardadas. Em certo trecho da entrevista ele fala: A verdade nua e crua é que o governo – que se diz de esquerda, democrático, social, preocupado com os direitos humanos e que repudia a “ditadura” – tem sob seu comando uma polícia que grampeia as pessoas, seleciona trechos de conversas, pinça frases, descontextualiza diálogos, cria enredos e manda gente para a prisão por achismo e dedução. Neste momento da entrevista os entrevistadores fizeram um silencio assustador, como disse muito bem o colunista Ricardo Setti da revista Veja que em qualquer país sério, menos de 10% das denúncias de alguém que ocupou o cargo que “Tuminha” ocupou já faria qualquer república balançar, e seria um escândalo de proporções gigantescas. Haveria muito mais investigações, os jornalistas sairiam em campo em massa, haveria pressão, perguntas incômodas. O fato de não vermos nada disso demonstra o quanto vivemos em uma situação calamitosa. O relativo silêncio e a normalidade com a qual as denúncias foram recebidas é mesmo algo espantoso. Hoje eu li e “Estadão” onde trabalham os repórteres Eugênio Bucci e Fernando Gallo e não vi uma só linha sobre essa entrevista. Li aFolha de São Paulo onde participou seu repórter Mario Cesar Carvalho e nem uma linha sobre a entrevista e muito menos alguém do PT ou o próprio LULA processando o Tuma. Diante das denúncias o procurador geral da república se cala? O congresso se cala, a mídia se cala?



Denúncias gravíssimas mostram que a torpidez nos bastidores do PT matam seus próprios membros, sem compaixão e o país segue como se aquela entrevista fosse algo corriqueiro. Então amigos, isto tudo só pode ser a pura verdade. Tudo mostra que realmente este governo vive mentindo para o povo e principalmente para seu eleitorado para se sustentar no poder perpetuamente. Acho que é isso que o partido deseja. Se assim não fosse, porque colocar tanta gente para sustentar uma mentira até que ela vire verdade, como disse o Tuma. Agora a própria presidenta Dilma, depois de uma viagem sem pé nem cabeça a Portugal, onde gastou uma fábula do dinheiro público como, 27 mil reais em uma diária de hotel. Já que ela disse que paga sua própria conta, então porque não pagou a despesa do hotel que não estava programada? De lá pra cá, o governo não parou mais de mentir. A mais recente das mentiras é do Alexandre Padilha, ex-ministro da saúde, que na maior cara de pau mandou cancelar o contrato de R$ 199,8 mil que mantinha no ministério com uma ONG fundada por seu pai Anivaldo Padilha, o que levou o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, a considerar o ato de “imoral e suspeito”. A mentira virou um aliado fiel e indispensável desse governo para escapar dos delitos? A própria Dilma já foi flagrada em outra mentira antes de chegar à presidência. Matinha na rede social a informação da formação de mestrado e doutorado em economia pela Unicamp. O diretor de registro da universidade, Antonio Faggiani foi categórico: “A Dilma nunca se matriculou em curso de mestrado na Unicamp”. A história mostra que não se tolera mentiras de governantes. Nixon e Collor foram despejados porque mentiram. Não resistiram à pressão da sociedade que cobrou insistentemente a verdade e deixaram o poder escorraçados. Não sustentaram a mentira por muito tempo. Então, é bom tomar cuidado, pois “Quanto mais se espreme a laranja, mais seu suco fica amargo”. Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário