segunda-feira, 7 de julho de 2014

Desembargador Silva Lemos sugere fechamento de Câmara Legislativa


Foi com muita propriedade e razão que o desembargador Silva Lemos, da 3ª Turma Cível se referiu à Câmara Legislativa como um poço de negociata e de corrupção sugerindo, inclusive, o fechamento da Casa. A indignação do Desembargador ocorreu durante o julgamento do Deputado Distrital Aylton Gomes, no Tribunal de Justiça do DF.

A declaração com tons de indignação mostra o real sentimento da população do Distrito Federal. Ninguém mais acredita nessa casa que durante toda sua existência serviu apenas para produzir leis inconstitucionais e/ou inúteis e gastar dinheiro público – e gastar mal; 

Uma casa que tem em sua folha salarial 723 servidores competentes que fizeram concurso e passaram e cerca de 1,1 mil funcionários comissionados, aqueles que não tem competência para passar em concurso e chega ao cargo depois de balançar bandeira para os candidatos desonestos que não respeitam o povo e lotam a casa apenas para manter seus cabos eleitorais. Eles mantêm comprada essa gente que em nada contribuí para o bem do Distrito Federal.

Esse inchaço da casa corresponde a 1,52% da Receita Corrente Líquida do DF, calculada em R$ 16,3 milhões. Se juntarmos a isso, então teremos um gasto bem maior do que os orçamentos de 11 das cidades do entorno juntas. São mais de R$ 400 milhões por ano.

A gastança dessa casa é maior do que as receitas, juntas, de Abadiânia, Água Fria, Alexânia, Cabeceiras, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Santo Antônio do Descoberto e Vila Boa, sou seja, maior do que os gastos com uma população  que ultrapassa 200 mil pessoas.

Se não bastasse o custo altíssimo da casa, nossos distritais não cumprem seu papel, pois uma vez eleitos passam a trabalhar apenas em prol de seus benefícios. Não importa o partido que o deputado é eleito, eles sempre dão um jeitinho de fazer parte da base aliada do governo. Ainda não houve nessa casa oposição a nenhum governo e muito menos deputado sério comprometido com a população. Não importa o crime cometido por um parlamentar, que todos os outros ficam se aliam a ele e nada fazem como no caso de Benedito Domingos e muitos outros.

A maioria dos distritais já esteve envolvida em escândalos e crimes, mas sempre permaneceram em seus cargos, salvos algumas exceções onde a pressão popular falou mais alto. Tudo isso deixa um descrédito de que esse país venha a ser um país de homens sérios, pois a maioria que tomou conta do poder em todo o Brasil não passa de quadrilha de corruptos voltados para seus próprios umbigos.

Pesquise um pouco a vida de cada parlamentar da CLDF e de outros legislativos e verá que sobra muito pouco ou quase nada de gente honesta. Isso que está acontecendo ocorre por culpa nossa. Ali estão os que deveriam ser os representantes do povo. Mas os que estão lá refletem o espelho da sociedade.
Somos nós que escolhemos os canalhas e muitos votam no candidato em troca de favores. É por isso que existe tanta corrupção, deputados com pouca disposição para o trabalho, falta de compromisso com os eleitores, atuação parlamentar direcionada apenas à satisfação de objetivos particulares. 

O Legislativo deveria ser a mais importante instituição democrática, onde as decisões e leis deveriam ser tomadas/criadas em prol do coletivo, para mudar a vida do cidadão. Porém não é isso que acontece, não temos distritais atuantes, responsáveis, honestos e eficientes. O que temos são monstros que mantém seus empregos a todo custo, enriquecem com suas falcatruas, e uns protegem os outros. 

Se desempenhassem seu papel com a competência que deles se espera, não teríamos emendas com cartas marcadas, como quase todas que veio para Vicente Pires, em que o distrital destinou o dinheiro, mas indicou a empresa para fazer o serviço. Com isso todas as obras daqui são mal feitas e superfaturadas e algumas nem existem. Por que ninguém fiscaliza isso? Por que todos fazem igual em todas as emendas? 

Pelo pouco que falamos nessa matéria fica claro o motivo pelo qual essa casa deveria ser mesmo fechada, e fica claro que o desembargador tem razão. Exemplo disso foi a posição do presidente Wasny de Roure (PT)  diante da fala do desembargador. Ele mostrou bem com o que estão preocupados e indignados... Se essa casa não existisse e não estivesse aqui, de portas abertas, onde estaria essa gente? Disse Wasny apontando para os servidores que ocupavam a galeria do plenário sendo em sua maioria servidores indicados sem concurso e que estão ali para ajudar a eleger quem os indicou. Isso mostra que o objetivo da casa não é o povo em geral, mas a manutenção do emprego distrital.

Essa casa é uma vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário