segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O porquê de votar em um candidato da nossa região.



A hora de Vicente Pires e região votar em candidatos locais.


O voto, ou sufrágio, como é também conhecido, é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso, como nos casos de referendos ou plebiscitos.

No Brasil, são eleitos através do voto diversos representantes políticos da população, como Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Distritais e Federais, além de Governadores e Presidentes da República.

Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos ocupantes desses cargos acima mencionados. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto.

Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

Intensas campanhas são feitas para combater a compra de votos, uma prática ainda comum durante as eleições no Brasil. Através da compra do voto, políticos com maior poder econômico conseguem influenciar de forma considerada não ética um maior número de eleitores. A compra de votos é crime no Brasil, mas isso não quer dizer que ela não exista. A compra não se dá apenas por dinheiro, mas em troca de cargos e empregos indicados. No DF a maioria dos que balançam as bandeiras apoiando os candidatos, apenas o fazem porque esperam ganhar algo em troca e a maioria das promessas são empregos. Essa prática é vergonhosa, imoral e ilegal.

Outra característica do voto no Brasil é que ele é obrigatório. Há campanhas para que o voto seja facultativo, uma escolha das pessoas que querem eleger seus representantes. A favor desse posicionamento há o argumento de que tal medida diminuiria os casos de corrupção nas eleições, além de ampliar a possibilidade de escolha dos cidadãos, já que poderiam começar escolhendo se querem votar ou não.

Há ainda posicionamentos de crítica mais profunda às eleições, principalmente as decorrentes das campanhas do voto nulo. A prática de anular o voto visa expor um descontentamento com todo o sistema da democracia representativa ou, em alguns casos, a insatisfação com os candidatos que são apresentados. 

No Distrito Federal temos os piores candidatos do Brasil! Aqui as candidaturas são feitas com o intuito de defender seus interesses, deixando de lado o real objetivo do cargo. Grande parte dos candidatos pensa somente em si e em seus amigos e a maioria que se elegeu está milionária e não quer deixar o cargo. Com essa prática, a CLDF é a pior de todo o Brasil. É a mais cara do mundo e que menos serve a população, chegando ao extremo de ter a maioria de suas leis, 90%, declaradas inconstitucionais.


A região de Vicente Pires vem perdendo muito com a não eleição de um deputado da terra ou que se interessa verdadeiramente pela nossa terra. Essa não será uma eleição fácil, pois existem milhares de candidatos e muitas de nossas lideranças estão entregando novamente a cidade para candidatos pára-quedistas que aqui caem a cada quatro anos e que nunca fizeram nada por nós. Porém, devemos enfrentar a campanha eleitoral combatendo os pára-quedistas nas urnas.

Mas, o que deve ser colocado em questão é que as comunidades de Vicente Pires e região devem votar nos candidatos locais. Não dá mais para ficar votando em candidatos de outras regiões distantes que somente aparecem em épocas de eleições e depois desaparecem. Sei que este é um discurso antigo, mas está na hora da população eleger um Deputado. Temos número de votos suficiente para que isso aconteça. A região tem capacidade para eleger um Deputado Distrital e um Federal. Basta que a população vote em massa nos candidatos já anunciados. Caso contrário, ficaremos a mercê de candidatos de outras regiões e pedindo esmolas e recolhendo as migalhas.

 Mesmo com todas as mazelas existentes na CLDF e as dificuldades de união local, mostraremos a seguir a importância de votar em um candidato que more em Vicente Pires.

Conhece as principais necessidades por viver os problemas no dia a dia;

Participa ativamente de movimentos sociais ao lado do povo;

A região nunca teve um representante legítimo. Sempre elegemos Deputados de fora e nenhum deles voltou para trazer o retorno, por isso estamos abandonados há anos;

Participa dos movimentos e de suas lutas em prol do desenvolvimento da região trazendo progresso para Vicente Pires e região;

Eleito um morador, ele lutará por uma melhor distribuição de verbas. Como exemplo: o Distrito Federal possui 30 satélites e as obras são distribuídas entre todas, levando vantagem a cidade que tem um Distrital, pois ele luta em prol da cidade que o elegeu, ficando as demais abandonadas como é o nosso caso;

Candidatos a Distrital que moram em Vicente Pires:

Paula Tatiane de Matos é candidata pelo Partido Democrático Trabalhista tem 31 anos (03/04/1983), é natural de Brasília DF, Solteira, estudante, Superior incompleto. Paula Matos 12121;

Sérgio Paulo da Silva Campos é candidato pelo Partido da Mobilização Nacional, tem 41 anos (08/12/1972), é natural de Brasília DF, casado, funcionário público, superior completo. Sérgio Campos 33323;

Dirsomar Ferreira Chaves é candidato pelo Partido dos Trabalhadores, tem 53 anos (16/01/1961), é natural de Morrinhos, GO, casado, Professor de Ensino Médio e presidente da Arvips, tem superior completo. Dirsomar 13139;

Charles Roberto de Lima é candidato pelo Partido da República tem 58 anos, (21/08/1955), natural de Monte Carmelo MG, Divorciado, Médico, superior completo. Dr Charles 22123;

Candidatos a Federal que moram em Vicente Pires.

Jair Alexandre da Silva é candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira, tem 60 anos (29/07/1953), é natural de Patos De Minas -MG, divorciado, servidor público civil aposentado, tem superior completo. Jair 4515

Outros candidatos de Vicente Pires não citados poderão se apresentar para que possamos divulgar todos os candidatos de Vicente Pires.

Redação - Gilberto Camargos



Nenhum comentário:

Postar um comentário