segunda-feira, 4 de agosto de 2014

POR QUE ADMIRO JOE VALLE: UM DISTRITAL QUE PENSA O FUTURO DO DF (**)


Historicamente, a Câmara Legislativa renova pelos menos um terço de seus membros. O processo eleitoral de 2014 nos oportuniza avaliar o mandato daqueles que pretendem a reeleição
 (*) Por Geraldo Oliveira – do blog Vicente Pires Alerta
O cidadão que me inspira na produção deste texto é o deputado distrital Joe Carlo Viana Valle, conhecido como Joe Valle, nascido na longínqua Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Casado e pai de duas filhas, Joe reside em Brasília há 42 anos. Engenheiro Florestal, formado pela UnB, produtor orgânico, já presidiu a Emater-DF e foi secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Ele aprovou 30 leis estruturantes para o Distrito Federal, como a Lei da alimentação saudável nas escolas, a Lei do Banco de Alimentos no DF e a Lei das Mudanças Climáticas. Preside a Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF, iniciativa inovadora no país e é membro da Frente Parlamentar do Meio Ambiente. Fundou também a Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana Sustentável, a Frente Parlamentar do Trânsito Seguro e a Frente Parlamentar da Gestão Pública.
Joe dedica seu trabalho à interação harmônica das pessoas com o meio em que vivem e é um parlamentar que exerce com honradez o seu mandato. Ficha limpa, ele ajuda a construir o que for importante, mas fiscaliza e cobra transparência na forma de fazer. Guardadas as devidas proporções, a história dele se parece um pouco com a minha aqui em Vicente Pires, pois, enquanto por aqui comecei a defender a cidade usando meu blog comunitário, porque cansei de esperar por soluções que não vinham, Joe iniciou a produzir alimentos orgânicos como alternativa à agricultura convencional, porque se contaminou com agrotóxico. A partir de então, assim como eu, ele despertou para a vida pública, sabendo que poderia contribuir muito mais.
Apoio seu trabalho porque não imagino o Distrito Federal sem a qualidade de vida que desejo para meus descendentes, e não quero que eles vivenciem aqui os problemas que outros brasileiros enfrentam em metrópoles complexas como São Paulo, com trânsito caótico e falta de água. Joe defende tudo isso e seu mandato pensa, prega e age visando o futuro, sendo sua bandeira principal fazer do DF um local sustentável, com harmonia entre desenvolvimento, meio-ambiente e a felicidade de seus habitantes.
Para Vicente Pires, pedi que Joe apoie a população na cobrança de obras e serviços de mobilidade urbana, águas pluviais, mais escolas e uma UPA. Solicitei ainda que ele entre de cabeça em nossas lutas pelo fim do esgoto a céu aberto, do crescimento desordenado e da falta de infraestrutura. Pedi também que cobre do GDF a demarcação de uma área na Cana do Reino para a fixação de um parque ecológico para nossa cidade (já existe essa previsão no Plano Urbanístico em poder da SEDHAB, mas se não houver gestão política, pode não se concretizar).
A meu pedido, Joe também fará para Vicente Pires um "Plano Estratégico de Gestão Pública", para melhorar a eficácia da Administração Regional, com definição de metas, prazos, aplicação eficiente de recursos e efetividade no atendimento de expectativas da população, a exemplo de um plano que ele fez para a cidade de Sobradinho, observando as potencialidades econômicas, sociais e ambientais da região. A partir desse plano, a ser pensado obviamente junto com nossa população, poderemos tê-lo como “norte” para ser cobrado e efetivamente executado pela gestão pública local.
(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor concursado da Câmara Legislativa, morador de Vicente Pires e diretor de comunicação da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE.

(**) Este texto está de acordo com o que prevê o Artigo 27, § 4º da Resolução 23.404, do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário