quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sejamos Honestos Sem Sermos Incautos!

              Sabe aquela situação onde de tão honesto e correto se perde a capacidade de se bem defender? Pois é, não confundamos alhos com...


Não podemos e jamais se poderia incorrer no engano de que, elegendo o que seja correto, devamos apenas confiar e esperar os resultados. Ao contrário. Elegendo a promessa de um futuro mais próximo da verdade que da falsidade, temos sim que, agora mais que nunca, trabalhar para que a locomotiva se mantenha nos trilhos, ou seja, fiscalizar e apontar todo e qualquer erro que comprometa justamente a esperança depositada. Cobrar! Cobrar sempre o sentido correto do caminho do qual confiamos sob direito.  Se cobrar sempre o bom senso e a honestidade, nada sobra de nicho para os falsários de papéis encenados que se fazem passar por ilustres para minar um bom caminho.

Temos hoje um percalço dos mais pesados. Em grande faixa da população, onde, não esqueçamos viver em regime democrático, impera o entendimento aceitável da vigarice, da desinformação e ate mesmo da falta de capacidade cognitiva. Esta faixa entende que um brasil se fez em poucos anos, ou se reinventou, ou se formou, ou... seja lá o que for alegado, serve como verdade. Não se importam com o FATO, com a realidade do acontecido.

Tivemos sete planos econômicos antes da posse de FHC e pós militares. Todos fracassados. Tivemos um governo honesto e de consenso, liderado por Itamar Franco (talvez um dos mais honestos presidentes que tivemos) que herdou um descontrole econômico indescritível.  Tendo como ministro da economia FHC, conseguiu começar um certo controle, mas ainda repassando a seu sucessor (Itamar consegue eleger seu Ministro da economia, FHC, como presidente sucessor) uma economia com 80% de inflação/mês, ou mais de 900 ao ano. Ao deixar o governo, FHC deixa os juros a 7%/mês, ou 80% /ano, com a economia estabilizada e o pais com um caixa invejável. Para tal, precisou de dois mandados, mas deixou a seu sucessor o que seria um mar de dar inveja a qualquer outro candidato. Um pais com economia estabilizada, moeda forte, com medidas que atraiam cada vez mais os investidores internacionais, com crescimento que o colocou no roll dos emergentes (uma das economias mais prósperas da época!) e já bem encaminhado na área social, com diversos projetos e planos para melhoria das condições dos mais  necessitados... neste caso, se destaca com muita visibilidade a coragem e atitude do então ministro da  saúde (José Serra) em garantir medicamentos a quem em necessidade, quando instituiu o GENERICO... mesmo sem grandes condições, este governo ainda fez muito (mesmo tendo pouco) na área social.

Entenda-se, sem qualquer distorção ou vigarice, que o pais parou para se consertar economicamente e para formar caixa que o pudesse elevar a realizações muito mais importantes no caminho do combate a desigualdade e da covardia.

Sem uma economia estabilizada, isso jamais seria possível.

Tal qual é impossível, ou desonesto tentar comparar a era FHC com a era lula. O primeiro fez o necessário para a “arrumação da casa”, sem o qual seria impossível bem governar no futuro.

Não entremos na área de quantas escolas, avanço do ensino, hospitais e presídios, infraestrutura a segurança, como da mesma forma em desenvolvimento tecnológico, saneamento básico... se deveria ver hoje, após o sucessor de FHC ter tido a benécie que teve (da qual, ainda, de forma vigarista a chama de “herança maldita”), porém, jamais poderíamos ver bilhões serem gastos em infraestrutura em outros  países quando o nosso, neste caso, é sofrível e ainda precária. NADA serviria ou serve como desculpa...apenas a constatação de gente que cospe no prato que come. E ainda rouba a benécie deixada a quem de direito.

Fiscalizar? Sim! È o mínimo que podemos fazer, quando falsos em intelecto (jornalistas e etc.) atentam ao absurdo de jogar ao chão o bom senso e inteligência e se rendem a falsidade daqueles que querem a qualquer custo eleger a mentira no lugar da verdade. Comparar o incomparável!

...e não são poucos!!

Aécio Neves é apenas uma pessoa a governar, ou tentar governar milhões de outras...com um grave detalhe: com inúmeros marginais tentando se agarrar a suas pernas. Uns para tentar derrubar, outros para uma carona. E com uma quadrilha que a décadas engana a milhões com um discursos dos mais eivados em falsear  honestidades e correção e, atentará o mau de todas as formas...e contra ele...diretamente contra!

Se Aécio vencer, teremos duas possibilidades e uma verdade incontestável. Em um caso teremos de cobrar muito por honestidade e competência. Em outro sempre fiscalizar sem aceitar o inaceitável. Mais que qualquer outra, ficará uma certeza: Se ele vencer, a quadrilha incendiará este país, ou... haverá séria tentativa de golpe, pois, no caso de se voltar a institucionalizar a honestidade neste País, todos irão presos pelos crimes já cometidos... e provavelmente, no meio do rol, ou por último ás grades, aquele que se auto intitula como o todo poderoso, que na verdade é o CHEFE DA QUADRILHA.

Seria bom que todos os de bem entendam que, com marginais não se conversa. E com pessoas boas, se cobra o BEM.

Será muito bom se tivermos a possibilidade de poder cobrar e fiscalizar o BEM.

Marquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário