terça-feira, 18 de novembro de 2014

ESTÃO SE PASSANDO POR LIDERES PARA CONTINUAR NO PODER - O VERDADEIRO LIDER COMUNITÁRIO


Com as eleições deste ano e de acordo com as promessas de campanha do governador eleito Rodrigo Rollemberg de eleger através do voto dos moradores, o administrador regional apareceram muitos lideres comunitários.

Pessoas que nem sabe o significado da palavra líder. Tais pessoas apenas foram servidos durante todo o tempo em que esteve na comunidade, agora aparecem querendo ocupar a vaga de administrador.

Essa corrida de pessoas que nunca fizeram nada em prol de Vicente Pires e agora se acham aptas para ocupar a vaga, mostra o quanto as pessoas pensam em si mesmas, em seus próprios umbigos e claro no salário e status que a vaga proporciona.

Diante desse quadro vergonhoso, vou publicar novamente a matéria o verdadeiro líder comunitário, para ver se as pessoas começam a pensar um pouco mais na coletividade.

Líder comunitário é aquele que não se preocupa em agradar a todos, mas em alcançar o objetivo proposto pela sua comunidade. O líder não é quem escreve um artigo em jornal local, não é o que tem um bom número de amigos. Ele tem convicção de onde quer chegar, não olha para os empecilhos, mas segue sempre em frente, com perseverança e entusiasmo. É aquele que não desiste, mas renova suas forças a cada dia, acredita, se empenha, luta, e não perde seu objetivo de vista, está sempre pronto a recomeçar. O verdadeiro líder comunitário conhece os membros da sua comunidade e sabe como se comunicar com eles e faz aquilo que é correto e não aquilo que lhe é conveniente.

O Verdadeiro líder faz o trabalho com prazer por amor a sua comunidade. O verdadeiro líder não usa sua liderança ou associação para se promover e conquistar cargos, quer sejam políticos ou não. Ele também não usa a mensalidade dos associados para seu sustento próprio ou para empregar amigos. Não usa a administração ou prefeitura de sua cidade para promoção pessoal. O verdadeiro líder não traz pessoas de outras localidades para administrar sua região, ao contrário ele promove o debate e sempre beneficia pessoas da própria comunidade que estejam preparadas para fazer o que é melhor por ela.

O verdadeiro líder não é aquele que assim se identifica por muitos anos, ou o que faz milhares de reuniões usando-as para promoção pessoal. Não é aquele que usa o dinheiro público de Administração Regional para bancar publicidade em jornais alienados exibindo fotos pessoais para sua autopromoção, nem o que consegue para a comunidade e principalmente ou diz ter conseguido com o intuito de se autopromover.

Portanto, o verdadeiro líder comunitário, promove sua comunidade, faz as pessoas sentir que estão no centro e não na periferia dos planos. Com um líder assim cada um sente que faz a diferença para o sucesso da organização de sua comunidade. Quando isso acontece, as pessoas se sentem valorizadas e isso dá um novo sentido a sua vida. E o comunitário se sente realizado por mais um dia árduo de trabalho mesmo que seja sem remuneração. 

O verdadeiro líder comunitário tem tato com as pessoas e sabe conquistar cada uma delas, mesmo que leve certo tempo. Aquele que é líder verdadeiramente conhece suas próprias fraquezas, mas não se deixa abater por nenhuma delas. A humildade é sua marca. Ele segue seu caminho, cumpre o seu papel com amor e simplicidade e leva ao topo todos os que ouvem e seguem seus conselhos. Os líderes comunitários atuam em diferentes regiões, fortalecendo projetos e propostas que valorizam a sociedade, mas prioriza sua comunidade, pois a história é tecida com carinho, desejo de mudar as condições de vida das pessoas e atender suas necessidades prioritárias.

Gilberto Camargos



Nenhum comentário:

Postar um comentário