quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Agnelo Queiroz sofre acidente de moto

 

No meio da campanha eleitoral, o governador Agnelo Queiroz (PT) sofreu hoje (26) um acidente que deve afastá-lo das atividades por alguns dias. O petista caiu de uma moto, dentro da Residência Oficial de Águas Claras, e teve um corte profundo na coxa direita. 
Agnelo terá que ficar ao menos uma semana com a perna imobilizada e, nesse período, só poderá se locomover com muletas ou cadeiras de rodas. O governador foi atendido na emergência do Hospital Regional de Taguatinga e levou pontos internos e externos. 
Ele estava de capacete e só machucou a perna. A assessoria de Agnelo vai divulgar um vídeo até o fim do dia, em que o governador vai explicar o acidente sofrido. O petista é proprietário de uma moto Harley Davidson e tem circulado bastante em duas rodas pela cidade.

Fonte Eixo Capital

domingo, 17 de agosto de 2014

"Seu Avião será sabotado": Vidente previu em 2005 data, local e circunstância da morte de Eduardo Campos

Noano de 2005, um vidente previu a data, local e a circunstância da morte do candidato a presidência Eduardo Campos. Jucelino Nóbrega da Luz enviou uma carta ao então governador de Pernambuco, relatando a premonição, e a registrou em cartório.

Na carta, o vidente afirma que Campos sofrerá um acidente aéreo no dia 13 de agosto de 2014, em Santos. Ele diz ainda que o ex-governador de Pernambuco seria o candidato a presidência em 2014 e o acidente seria motivado por uma sabotagem.


Jucelino, 51 anos, é conhecido em todo o mundo pelo alto grau de acerto de suas previsões.

Veja a transcrição da carta:

Venho mui respeitosamente, pedir que me escute porque teremos um acidente da TAM em São Paulo JJ 3054 e esse é um sinal que sua vida estará em risco e uma sabotagem vai derrubar seu avião em Santos com avião labace 2012, em 13/08/2014. Deverá ter muito cuidado, pois será candidato a presidente em 2014. Seu avião será sabotado e poderá ter outro acidente da TAM EM 26/11/2014.Espero estar errado.

Jucelino Nóbrega 15/06/2005.






sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Falso profeta e boquirroto oportunista, Lula tenta pegar carona na morte de Eduardo Campos

lula_360

Face lenhosa – Ele chorou sobre o caixão de Celso Daniel, desmanchou-se em lágrimas diante do esquife de Roberto Marinho. Disse que a mãe nasceu analfabeta, garantiu que agiria de implacável no combate à corrupção. Assim age e comporta-se o farsante e lobista Luiz Inácio da Silva, que arruinou a economia brasileira no rastro de sua sanha pelo poder. E não causou surpresa o fato de Lula mais uma vez aproveitar um momento específico para trazer à cena a sua desprezível figura.
Responsável pelo período mais corrupto da história nacional, Lula pegou carona na trágica e prematura morte de Eduardo Campos para tecer elogios a alguém que ele atacou, a partir dos subterrâneos, de forma criminosa e torpe. Disse o apedeuta que “o Brasil perdeu um homem público de rara e extraordinária qualidade”. Não obstante, Lula referiu-se ao ex-governador de Pernambuco como “grande amigo e companheiro”.
Enquanto a grande imprensa busca decifrar as causas do acidente muito antes dos peritos, que podem levar até um ano para concluir o trabalho de investigação, oucho.info trata de defender a honra e a dignidade de uma família que precisa estar a salvo da peçonha de políticos bandoleiros e oportunistas. É preciso respeitar uma mãe que jamais compreenderá a estrada sinuosa do destino, uma esposa que não tinha no próprio script o fim abrupto de uma parceria de sucesso, os filhos que perderam um dos mais importantes esteios da vida, a avó que não mais suporta a dor recorrente das surpresas desagradáveis.
Por conta disso reforçamos as nossas críticas, sempre duras e implacáveis, na direção de Lula, que não sabe o seu lugar e muito menos se contenta com a própria insignificância como ser humano, apesar da sua questionável importância como político. O ex-metalúrgico pode até convencer a sua claque e a parcela incauta da população, mas a parte pensante da sociedade não há de ser fisgada pelo visgo peçonhento do “doutor honoris causa”.
Por ainda vivermos em um regime democrático, mesmo que teórico, Lula Téo o sagrado direito de externar o seu pensamento, mesmo que permanentemente obtuso, mas quem acompanha o cotidiano da política nacional conhece a essência desse que foi e sempre será o Ali Babá da Botocúndia. Afinal, Lula, ao longo da última década, tomou conta dos muitos ladrões que frequentaram a sua corte.
Sobre Eduardo Campos o ex-presidente não deveria proferir qualquer comentário, nem que elogiosos sejam, pois não se pode esquecer que na condição de presidente de honra ele deveria ter impedido que o partido atacasse de forma vil o seu “companheiro e amigo”, um “homem de rara e extraordinária qualidade”. Em 7 de janeiro deste ano, o Partido dos Trabalhadores, presidido honrosamente (sic) por Lula, publicou em sua página um texto recheado com ataques a Eduardo Campos, que foi chamado pela cúpula petista de “playboy mimado” e “tolo”.
No texto emoldurado pelo título bisonho “A Balada de Eduardo Campos”, o ex-governador de Pernambuco é alvo da ira da cúpula petista, que dispara: “Beneficiário singular da boa vontade dos governos do PT, de quem se colocou, desde o governo Lula, como aliado preferencial, Campos transformou sua perspectiva de poder em desespero eleitoral, no fim do ano passado. Estimulado pelos cães de guarda da mídia, decidiu que era hora de se apresentar como candidato a presidente da República – sem projeto, sem conteúdo e, agora se sabe, sem compostura política”.
Passadas algumas horas do anúncio da morte de Eduardo Campos, o PT, começando por seu desonrado presidente de honra, percebe que Campos não apenas passava longe da seara da tolice, mas era respeitado pelos brasileiros que sonham com a mudança, ou seja, com o fim do banditismo político que se instalou no poder central e lá tem ziguezagueado nos últimos onze anos e meio.
Como se não bastasse, os petistas, em ataque sórdido e covarde, chamaram à baila o finado Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos. Na página que mantém na rede social Facebook, o PT afirma que Arraes “faz bem em já não estar entre nós, porque, ainda estivesse, morreria de desgosto”.
Ora, se Lula consegue impor candidatos ao partido e fincar seus postes políticos aqui e acolá, por certo tinha cacife suficiente para exigir que a legenda retirasse do ar um artigo chulo e canhestro, repleto de acusações e ilações maldosas envolvendo seu “grande amigo e companheiro”. A postura silenciosa diante do texto mostrou mais uma vez ao planeta quem é essa figura desqualificada que muitos insistem em elevar ao Olimpo da política verde-loura, como se fosse a derradeira salvação do universo.
ucho.info não está a dizer que Eduardo Campos foi honesto ou desonesto como homem público, mas a exigir coerência dessas carpideiras que começam a surgir no velório do ex-presidenciável do PSB.
Confira abaixo a íntegra do artigo publicado no site do Partido dos Trabalhadores
“A BALADA DE EDUARDO CAMPOS
Por um momento, desses que enchem os incautos de certezas, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, achou que era, enfim, o escolhido.
Beneficiário singular da boa vontade dos governos do PT, de quem se colocou, desde o governo Lula, como aliado preferencial, Campos transformou sua perspectiva de poder em desespero eleitoral, no fim do ano passado.
Estimulado pelos cães de guarda da mídia, decidiu que era hora de se apresentar como candidato a presidente da República – sem projeto, sem conteúdo e, agora se sabe, sem compostura política.
O velho Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, faz bem em já não estar entre nós, porque, ainda estivesse, morreria de desgosto.

E não se trata sequer da questão ideológica, já que a travessia da esquerda para a direita é uma espécie de doença infantil entre certa categoria de políticos brasileiros, um sarampo do oportunismo nacional. Não é isso.
Ao descartar a aliança com o PT e vender a alma à oposição em troca de uma probabilidade distante – a de ser presidente da República –, Campos rifou não apenas sua credibilidade política, mas se mostrou, antes de tudo, um tolo.
Acreditou na mesma mídia que, até então, o tratava como um playboy mimado pelo “lulo-petismo”, essa expressão também infantilóide criada sob encomenda nas redações da imprensa brasileira.
Em meio ao entusiasmo, Campos foi levado a colocar dentro de seu ninho pernambucano o ovo da serpente chamado Marina Silva, este fenômeno da política nacional que, curiosamente, despreza a política fazendo o que de pior se faz em política: praticando o adesismo puro e simples.

Vaidosa e certa, como Campos, de que é a escolhida, Marina virou uma pedra no sapato do governador de Pernambuco, do PSB e da triste mídia reacionária que em torno da dupla pensou em montar uma cidadela.
Como até os tubarões de Boa Viagem sabem que o objetivo de Marina é se viabilizar como cabeça da chapa presidencial pretendia pelo PSB, é bem capaz que o governador esteja pensando com frequência na enrascada em que se meteu.
Eduardo Campos é o resultado de uma série de medidas que incluem a disposição de Lula em levar para Pernambuco a Refinaria Abreu e Lima, em parceria com a Venezuela, depois de uma luta de mais de 50 anos. Sem falar nas obras da transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. Ou do Estaleiro Atlântico Sul, fonte de empregos e prestígio que Campos usou tão bem em suas estratégias eleitorais
Pernambuco recebeu 30 bilhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, do qual a presidenta Dilma Rousseff foi a principal idealizadora e gestora.
O estado também ganhou sete escolas técnicas federais, além de cinco campi da Universidade Federal Rural construídos para melhorar a vida do estudante do interior.
Eduardo Campos cresceu, politicamente, graças à expansão de programas como Projovem, Samu, Bolsa Família, Luz para Todos, Enem, ProUni e Sisu. Sem falar no Pronasci, que contribuiu para a diminuição da criminalidade no estado, por muito tempo um dos mais violentos do País.
Campos poderia ser grato a tudo isso e, mais à frente, com maturidade e honestidade política, tornar-se o sucessor de um projeto político voltado para o coletivo, e não para o próprio umbigo.
Arrisca-se, agora, a ser lembrado por ter mantido entre seus quadros um secretário de Segurança Pública, Wilson Damázio, que defendeu estupradores com o argumento de que as meninas pobres do Recife, obrigadas a fazer sexo oral com marginais da Polícia Militar, assim agiam por não resistirem ao charme da farda.

“Quem conhece Damázio, sabe que ele não tem esses valores”, lamentou Eduardo Campos.
Quem achava que conhecia o governador do PSB, ao que tudo indica, ainda vai ter muito o que lamentar.”

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CANAL ADULTO (SEXO) PAGO COM DINHEIRO PÚBLICO NA CÂMARA FEDERAL?

Na Câmara Federal existem 513 deputados eleitos pelo povo.

Quando este sistema de representatividade foi criado, a ideia era que a sociedade fosse representada por algumas pessoas previamente escolhidas através do voto.

Certamente que a coisa não funciona tão bem como se imaginava. As eleições são falhas, mas não podemos por a culpa na falta de verba, afinal de contas, eu não estou falando de escolas ou hospitais.

Assim como no Senado, a Câmara Federal concede a cada um dos parlamentares um valor mensal para que estes possam contratar serviços e equipamentos que os ajudam no trabalho legislativo. A isto damos o nome de CEAP – Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar(CEAPS para o Senado).

No Senado, o valor fixado é de R$ 15 mil mensais e mais algumas passagens aéreas para cada senador, podendo chegar a mais de R$ 44 mil. Na Câmara Federal o valor varia de R$ 27.977,66 a 41.612,80, dependendo do estado de origem do parlamentar.

Despesas com assessoria jurídica, locação de imóveis e automóveis, contratação de segurança privada, assinaturas de jornais e revistas são algumas das várias despesas que podem ser cobertas com o dinheiro público da CEAP. Dentre elas está a contratação de TV por assinatura.

Eu imagino que a justificativa para que um parlamentar contrate um serviço assim é a necessidade de estar a par de todos os acontecimentos no Brasil e no mundo através dos noticiários 24h que são encontrados apenas em canais pagos.

Mas há um deputado que resolveu contratar um pacote um pouco mais completo. Flaviano Melo, do PMDB do Acre, contratou a Sky para lhe fornecer o serviço de TV por assinatura.

O curioso é que ele contratou um dos pacotes mais caros e completos da operadora, o COMBO B SKY HDTV Full Top 2013 – 3 Campeonatos (R$ 256,80 mensais).

Isso mesmo! O mega-pacote inclui 3 campeonatos de futebol (um dos escolhidos deve ter sido o campeonato acriano de futebol).

- Mas, não é só isso!

Além de pagar por dois pontos adicionais (R$ 42,90 mensais), o nobre parlamentar ainda contratou – NO PERÍODO DA COPA – um serviço adicional chamado “FUTEBOL”, ao custo de R$ 69,90.

Total da fatura de junho paga com dinheiro público via CEAP – R$ 422,35 (ver imagem a seguir).

Desde julho de 2009, nós já pagamos R$ 20.931,05 para que o nobre senhor de paletó e gravata tenha o conforto de uma TV por assinatura (com futebol?!) enquanto “trabalha”. 

Depois ainda me perguntam porque odeio esta maldita CEAP!

Mas, como diz o ditado “Não há nada de tão ruim que não possa piorar”.

Depois de ser alertado por um ex-funcionário da Sky, resolvi pesquisar um pouco mais o que havia na fatura apresentada pelo parlamentar e eis que me deparo com um caso pra lá de chocante.

Sabemos que é praxe de estabelecimentos que lidam de alguma forma com sexo optarem por alterar os próprios nomes que aparecem na fatura do cartão de crédito e débito do cliente. É uma maneira encontrada para não deixar em maus lençóis (ou constranger) alguns de seus clientes.

Por exemplo: Quando chega a fatura do cartão, ao invés de motéis, geralmente, aparecem nomes de restaurantes. Boates utilizam nomes de bares e assim por diante. (Espero não ter dedurado ninguém aqui!). Para canais adultos a coisa funciona do mesmo jeito.

E para tentar provar que estamos pagando muito mais que o necessário para que um parlamentar execute seu trabalho, resolvi entrar em contato via chat com uma atendente da SKY e perguntei a ela como apareceria o nome de um canal de filmes adultos na fatura. Esta é a transcrição da conversa:

Atendente – Qual a sua dúvida?

Lúcio Big – Caso eu venha a adquirir um pacote da SKY, como viriam discriminados os pacotes adultos na fatura?

Lúcio Big – Por exemplo, o canal SexyHot não viria com este nome na fatura, certo?

Atendente – Aparece como Opcional

Atendente – Não aparece o nome do canal da sua fatura

Lúcio Big – Algum outro serviço que não seja canal adulto viria com este nome “opcional”?

Lúcio Big – Ou apenas os canais adultos iriam com este nome?

Atendente – Somente os canais adultos.



Seria cômico se não fosse trágico, mas infelizmente o parlamentar parece ter perdido a noção do que é ser um gestor público.

Através do meu blog, da minha página no Facebook e do meu canal no Youtube, convoquei os meus seguidores a fazermos um abaixo assinado exigindo que o parlamentar cancele imediatamente estes excedentes do pacote contratado na SKY. 

No momento já temos mais que o mínimo solicitado por mim para fazer a entrega do documento pessoalmente no gabinete do deputado. Já são mais de mil assinaturas.

Se você quiser saber um pouco mais sobre este caso ou mesmo assistir ao vídeo que fiz a respeito, acesse o meu canal no Youtube (www.youtube.com/LDB1969).

Meu nome é Lúcio Big e sou fundador e coordenador da OPS – Operação Política Supervisionada 

Lúcio D. Batista

Petrobras: STF mantém bloqueados bens de ex-dirigentes

Medida visa garantir a restituição do dinheiro aos cofres públicos.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o recurso apresentado pelo ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e manteve bloqueados os bens dele e de outros ex-diretores da estatal, conforme decidiu no dia 23 de julho o Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o TCU, houve prejuízo de US$ 792,3 milhões aos cofres da Petrobras na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, em 2006. O bloqueio de bens é para garantir a restituição do dinheiro aos cofres públicos...

Na decisão, Gilmar ressaltou que as supostas irregularidades detectadas na operação são graves e justificam a medida tomada pelo TCU. “Não se está diante de caso corriqueiro, mas de situação excepcional, considerados não apenas os enormes prejuízos ao Erário, mas também a sucessão de graves irregularidades encontradas”, escreveu o ministro.

“Assim, a decretação cautelar da indisponibilidade dos bens dos administradores envolvidos, em análise inicial, típica de exame liminar, mostra-se cabível e até mesmo recomendável na hipótese em exame, ante o risco de frustração da utilidade do processo administrativo em curso na Corte de Contas”, completou.

Na decisão, o ministro narrou toda a operação da compra da refinaria nos Estados Unidos para ressaltar a gravidade do caso. “Note-se que a Corte de Contas não está a examinar um processo pequeno, no qual se alega ligeira irregularidade, mas um caso gravíssimo de danos vultosos ao Erário”, alertou.

Gilmar esclareceu que o TCU tem o poder de bloquear bens – e, portanto, não há ilegalidade no ato. “O TCU dispõe de autorização legal expressa para decretação cautelar de indisponibilidade de bens, o que também encontra previsão em seu regimento interno – inclusive sem a oitiva da parte contrária quando necessário –, como forma de prover o órgão de instrumentos garantidores da própria utilidade de suas deliberações finais”, afirmou.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, pediu que o STF anule eventual decisão do TCU para bloquear também os seus bens. Graça foi poupada da medida, mas, segundo o relator do processo no TCU, ministro José Jorge, isso só ocorreu por erro do tribunal. O TCU ainda vai decidir se estende a medida à presidente da estatal. Gilmar não analisou esse pedido – que também foi feito por outros dirigentes da empresa.

“Quantos aos pedidos de ingresso na lide, na qualidade de litisconsortes ativos, feitos por Maria das Graças Silva Foster, Jorge Luiz Zelada, José Orlando Melo de Azevedo e Alberto da Fonseca Guimarães, consigno que os examinarei posteriormente, em momento oportuno, tendo em vista que a autoridade impetrada (TCU) ainda não se pronunciou sobre o assunto”, explicou.

No recurso apresentado ao STF, Gabrielli argumenta que o TCU bloqueou seus bens sem sequer permitir que a defesa tomasse conhecimento das ações atribuídas a ele e outros envolvidos no caso. Também alega que, para decretar a indisponibilidade do patrimônio de alguém, o TCU precisaria primeiro demonstrar que a pessoa poderia causar novos prejuízos aos cofres públicos ou inviabilizar o ressarcimento.

“Não há nenhuma passagem, seja no relatório ou no próprio voto do relator, em que seja cogitado qualquer indício de que algum ou alguns dos impetrantes estivesse adotando condutas que pudessem ao menos indicar a tentativa de evitar o futuro ressarcimento do suposto dano”, diz o recurso. O documento foi encaminhado ao STF na semana passada e, nesta quarta-feira, a defesa acrescentou informações ao pedido.

Além do TCU, a compra da refinaria de Pasadena é investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, por suspeita de superfaturamento. Duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) no Congresso Nacional também apuram a operação.

Fonte: Por CAROLINA BRÍGIDO, O Globo

Não estava no script': Diz mulher de Campos ao receber parentes e amigos

Renata Campos, mulher de Eduardo Campos, procurou manter uma atitude de firmeza nesta quarta-feira (13) diante dos cinco filhos e das dezenas de familiares, políticos e amigos que durante o dia estiveram na casa da família, na zona norte do Recife.

Pessoas que estiveram com ela dizem que Renata se mantinha serena –no início da noite, contudo, era possível vê-la pelo muro da casa com ar de choro.

"Não estava no script", dizia Renata a quem a abraçava. "Ela estava firme recebendo as pessoas. Estava serena. Cumprimentei ela e pronto. Não adianta dizer muita coisa", disse o advogado e servidor público Luiz Carlos Cordeiro, 70, vizinho de Campos.

Renata costumava acompanhar as viagens do marido, mas não embarcou com ele do Rio para Santos nesta quarta –suspeitava-se inicialmente que ela estivesse na aeronave. Foi ao Recife com o filho mais novo, Miguel, de seis meses, e o sobrinho Rodrigo Molina, ajudante de ordem de Campos que também costumava viajar com o candidato...

Campos e Renata eram vizinhos quando crianças. Começaram a namorar quando ele tinha 15 anos e ela, 13. Entre namoro e casamento, estavam juntos há mais de 30 anos. O ex-governador se referia a ela como "dona Renata".

A exemplo do marido, é economista. Funcionária de carreira do Tribunal de Contas do Estado, licenciou-se em 2007, quando o marido assumiu o governo de Pernambuco e ela foi cedida à administração estadual.

Os jornalistas não tiveram acesso à casa da família, mas era possível ver a movimentação na área da piscina. À tarde, José, 9, quarto filho do casal, estava cabisbaixo sentado no colo de um primo.

No início da noite, a ministra do TCU (Tribunal de Contas da União) Ana Arraes, mãe de Campos, chegou à casa sem dar entrevistas. Ela estava em Brasília, onde participava de uma cerimônia, quando foi informada sobre o acidente.

O irmão de Eduardo Campos, o advogado e escritor Antônio Campos, foi o único representante da família a falar com a imprensa.

"Perdi um irmão muito amado, um grande amigo. Falei com ele às 6h59. Ele estava feliz com a participação positiva no 'Jornal Nacional'. Eduardo morreu no mesmo dia que meu avô [o ex-governador Miguel Arraes], há nove anos. Mas morreu lutando por seus ideais, pelo que ele acreditava", afirmou.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou a família nesta tarde. Ele esteve com Campos no último domingo (10), por ocasião do aniversário do ex-governador.

Ele disse ter sugerido à família a realização de uma missa campal em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Em caso de chuva, a cerimônia aconteceria na igreja da Madre de Deus, no centro do Recife.

O advogado e servidor público Luiz Carlos Cordeiro, 70, vizinho da família de Campos há 32 anos, disse que ele era um bom colega.

"Conheci [Campos] quando ele era meninote. Ele sempre me cumprimentava. Quando fiz uma cirurgia ele dizia: 'Olhe, tome cuidado'. Era uma pessoa muito atenciosa", afirmou Cordeiro.


Fonte: Por DANIEL CARVALHO, portal UOL

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Os abutres e a carniça

Bethlem e Moura podem ser apenas filhotes nesse imenso zoológico brasileiro de aves de rapina.

Mesmo quem não sabe o significado de “fundo abutre” é capaz de deduzir o espírito da coisa. Abutres se alimentam de carniça. Se a Argentina de Cristina Kirchner tivesse uma economia vistosa e saudável, não haveria títulos podres atraindo esse bando de aves de rapina. É simples assim a natureza. Onde não há mau cheiro, não chegam abutres. E eles não costumam ser bonzinhos...

A fórmula kirchnerista – mistura de populismo e corrupção, nacionalismo e ineficiência, arrogância e censura – deixou nossos hermanos vulneráveis. Nem Messi nem messias salvam a Argentina enquanto essa senhora excessivamente maquiada e seus seguidores estiverem no poder. A destruição da economia argentina começou em casa.

Os abutres não têm pátria nem mátria. Estão por todo lugar. São aves grandes e pesadas, primas dos urubus. Têm cauda pequena, normalmente são desprovidos de penas na cabeça, vivem até 30 anos em cativeiro. Sobrevivem graças a restos de animais mortos. No dicionário informal, adaptado a nosso cotidiano, abutre já é usado também, como metáfora, para definir o “político voraz, que nunca se contenta com os ganhos”.

Essa última espécie tornou-se tão comum no Brasil que acabou por contaminar o ambiente que respiramos ou nossos sonhos de um país melhor, mais ético e menos canalha. Quando um político responsável por “choque de ordem”, como o deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), é denunciado pela ex-mulher por toda sorte de falcatrua com o dinheiro público, o eleitor se sente tratado como carniça, bicado de todo lado.

Desistir da reeleição “para cuidar da família e de sua defesa” é suficiente para Bethlem? Não achamos suficiente. Só um político predatório tenta resistir no cargo depois de tantas evidências. Só um deputado com imensas asas insinua que a ex é louca, depois de o país inteiro escutar sua voz listando as mesadas de uma ONG – graças a gravações reveladas por ÉPOCA na semana passada (leia novas denúncias contra ele aqui). Mesadas recebidas quando era secretário de Desenvolvimento Social.

Os abutres não escolhem partido. O diretório do PT de São Paulo aprovou, na sexta-feira, expulsar do partido o deputado estadual Luiz Moura. Ele é suspeito de lavar dinheiro para uma facção criminosa, o PCC, comandada a partir de presídios paulistas. Moura esteve numa reunião com membros do PCC e representantes de cinco empresas e cooperativas de transporte paulistanas. Ele nega malfeitos.

Sonho com o dia em que a imprensa consiga provas contra todas as aves de rapina alimentadas pelo setor de transporte do Brasil – em conivência com autoridades estaduais e municipais.

Bethlem e Moura podem ser apenas filhotes, ou aprendizes de políticos abutres, nesse imenso zoológico brasileiro que tira braço, perna e coração de eleitores. A questão não é o que fazem conosco, mas o que fazemos com o que fazem conosco. A citação, do existencialista Jean-Paul Sartre, ajuda a refletir sobre a triste ligação entre os abutres e suas vítimas, sem capacidade ou vontade de reagir.

Quando leio que Garotinho ou José Roberto Arruda lideram as pesquisas para os governos do Rio de Janeiro e de Brasília, penso que o brasileiro parece ter vocação para carniça. Só o masoquismo, a falta de consciência política ou a obtenção de vantagens pessoais explicam a sobrevivência de tantos abutres encastelados no Congresso e nos governos. São clãs e oligarquias que não perdem apoio do eleitorado regional, mesmo denunciados por improbidade.

“Do ponto de vista da consciência cidadã, só tenho a lamentar que ainda perdure o princípio do ‘rouba, mas faz’ ”, disse ao jornal O Globo o cientista político Paulo Kramer, ex-professor da Universidade de Brasília. “A ética não é uma questão decisiva para eleger ou deixar de eleger no Brasil.”

O Brasil tem 14 mil políticos e agentes públicos condenados nos Tribunais de Justiça. Caso sejam candidatos, deveriam ser impedidos de disputar as eleições. São os fichas sujas, apenas os flagrados. No Brasil, mais de 30 partidos disputam uma boquinha nas eleições. É demais. Esse quadro desalentador é a causa do desencanto juvenil com a política. Em quatro anos, de 2010 para cá, caiu 31% o número de eleitores jovens no país.

Falar sobre os políticos abutres não é um convite ao pessimismo, mas à luta contra a alienação e o conformismo. Soubemos pela presidente Dilma Rousseff que ser pessimista é “inadmissível” num país que, apesar de ser “a sétima economia do mundo”, tem indicadores sociais e humanos de país subdesenvolvido, bem atrás dos hermanos argentinos. Sejamos otimistas, mas não resignados. Não nascemos para carniça.


Fonte: Por RUTH DE AQUINO, revista Época

CPI DA PETROBRÁS - O banal faz escândalo

Perguntas de aliados do depoente, em CPI, jamais, em qualquer tempo e em qualquer país, fugiram a este princípio: destinam-se a ajudar o depoente. Nem teria sentido que fosse o contrário entre aliados. Tal princípio explica, por exemplo, o motivo das lutas pela composição das CPIs sérias, o que não é o caso das duas simultâneas a pretexto da Petrobras –dose dupla cujo despropósito denuncia a sua finalidade de apenas ajudar eleitoralmente a oposição...

De aliado para aliado, nem o improviso em indagações surpreende o indagado. Mesmo que sugerido por uma situação de momento, segue as instruções já dadas pela liderança ou as combinações na bancada. Mais ainda, as perguntas e respostas previamente ajustadas, entre inquiridor e depoente, sempre foram e serão condutas lógicas e, pode-se supor, as mais frequentes entre correligionários nas CPIs. Assim como fazem todos os advogados ao preparar seus clientes para depoimentos policiais e judiciais.

O escarcéu em torno do jogo de parceiros, entre inquiridores governistas e depoentes da Petrobras, é o escândalo da banalidade. Bem conhecida de jornalistas, que provavelmente vão explicar qual é a fraude existente, e a que tanto se referem, na colaboração de condutas sempre vista por eles nas CPIs. A explicação é conveniente por ser bem possível que a fraude não esteja na conduta de integrantes da CPI, mas em outras.

Este e os demais capítulos do caso Petrobras, à margem da importância que possam ter ou não, ficam na mastigação de chicletes por estarem nas mãos da oposição mais preguiçosa de quantas se viu por aqui. As lideranças do PSDB e do DEM ficam à espera do que a imprensa publique, para então quatro ou cinco oposicionistas palavrosos saírem com suas declarações de sempre e com os processos judiciais imaginados pelo deputado-promotor Carlos Sampaio. Não pesquisam nada, não estudam nada, apenas ciscam pedaços de publicações para fazer escândalo. Com tantos meses de falatório sobre Petrobras e seus dirigentes, o que saiu de seguro (e não é muito) a respeito foi só por denúncias à imprensa. Mas a Petrobras sangra, enquanto serve de pasto eleitoral.
Fonte: Por JANIO DE FREITAS, portal UOL 

Investigação: Polícia Civil oferece denúncia por aplicativo

A corporação tenta se aproximar da população com o canal on-line.



A população conta com mais um canal de comunicação para fazer denúncias. A Polícia Civil do Distrito Federal inaugurou o serviço por meio do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones. Dessa forma, é possível enviar textos, fotos e vídeos à corporação. A corporação informou que solucionou, até agora, pouco mais de uma dezena de casos após receber informações pelo aplicativo. Prendeu cerca de 10 cambistas na Copa do Mundo e identificou um acusado de homicídio em Ceilândia, com auxílio de imagens encaminhadas. “É um novo serviço, que agrega ao já consolidado 197”, explicou a PCDF, por meio da assessoria de Comunicação...

O consenso entre os internautas é que a medida, caso seja utilizada da forma correta, aproximará a população da Polícia Civil. O vendedor Ricardo Pacheco dos Santos, 25 anos, utilizou o WhatsApp da Polícia Civil há três semanas. Ele viu um carro abandonado em um estacionamento da QNL 1, em Taguatinga, e suspeitou de roubo. Descreveu o modelo, a cor e a placa, em texto. “Quanto mais recursos interativos a polícia tiver, mais poderemos ajudar na solução dos crimes”, avaliou. 

Opção

A estudante de direito Lilian Pires, 32 anos, é fascinada pela parte penal dos estudos do curso. Ela acredita que o aplicativo vai facilitar a denúncia. “É uma ferramenta que todo mundo tem à mão. Mas, para fazer sucesso, a polícia deve mostrar que é uma alternativa com o intuito de proteger o cidadão”, disse. O uso do serviço é simples (leia Passo a passo).

As demais corporações do Distrito Federal ainda não usam o aplicativo como canal de comunicação com a população. A Polícia Militar informou, também por meio da assessoria de Comunicação, que as redes sociais estão desativadas durante o período eleitoral, mas citou grupos que os policiais militares criaram entre eles no WhatsApp e ressaltou que “a escala é ampla, pois os policiais militares vivem em todo o Distrito Federal”. A Polícia Federal se limitou a dizer que não utiliza a ferramenta.

Como funciona

Confira, por etapas, como usar o WhatsApp da Polícia Civil do DF:

1. Baixe o WhatsApp em seu smartphone

2. Mande vídeo, foto ou texto para 8626-1197 com a denúncia 

3. O material é enviado para a Delegacia Eletrônica (Dicoe) 

4. A equipe repassa para a delegacia responsável pela área

Fonte: Por GUILHERME PERA, Correio Braziliense -

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dilma sabia da fraude nos depoimentos à CPI da Petrobras e deveria ser alvo de impeachment

dilma_rousseff_380

Óleo de peroba – Assim como seu antecessor, o lobista Lula, a presidente Dilma Vana Rousseff também nada sabe do que ocorre no Palácio do Planalto. O que mostra que ambos são desprovidos de capacidade para decidir os destinos de um país tão grande e complexo quanto o Brasil.
Nesta segunda-feira (4), Dilma Rousseff esteve em Guarulhos, na Grande São Paulo, para um ato isolado de campanha e, questionada pelos jornalistas sobre a fraude nos depoimentos à CPI da Petrobras, disse que uma explicação sobre o assunto cabe ao Congresso Nacional.
Ora, desde o primeiro instante após eclodir na mídia o escândalo da compra da refinaria de Pasadena, no Texas, a própria presidente trabalhou intensamente nos bastidores para escapar da responsabilidade. Inclusive viajou a São Paulo para reunir-se com Lula e decidir o que fazer para que o oceano de escândalos na Petrobras não alcançasse seu projeto de reeleição, assim como não interferisse no plano totalitarista do PT de continuar no poder.
Dilma pode até negar os fatos, pois covardia é o seu ponto forte e a Constituição reza que ninguém deve produzir provas contra si, mas a presidente não pode ignorar ao menos um detalhe. O de que Paulo Argenta, acusado de ter participado da fraude, está lotado na Secretaria de Relações Institucionais, órgão que funciona dentro do Palácio do Planalto e está encarregado das articulações políticas do governo.
Argenta, para quem não sabe, foi durante anos o principal assessor da petista Ideli Salvatti, ex-senadora por Santa Catarina e que atualmente está à frente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, depois de ter passado pelo Ministério da Pesca e pela Secretaria de Relações Institucionais. No Ministério da Pesca, Ideli envolveu-se no escândalo das lanchas superfaturadas, enquanto que como articuladora política do governo a petista colocou na vitrine nacional a sua conhecida incompetência.
Como sabem os brasileiros que acompanham o cotidiano da política nacional, Ideli Salvatti é pessoa da estrita confiança de Lula, tendo obedecido de forma vergonhosa às ordens do então presidente durante o período em que esteve senadora. Paulo Argenta sempre foi ligado a Ideli, sendo considerado por muitos dos jornalistas que cobrem o dia a dia da política como a sombra da ministra.
Com a transferência de Ideli Salvatti para a Secretaria de Direitos Humanos, Argenta permaneceu nas Relações Institucionais a pedido de Lula, que conhece as especialidades do assessor e passou a servir a Ricardo Berzoini, também muito ligado ao ex-metalúrgico.
Em outras palavras, foi missa encomendada a fraude que marcou os depoimentos de alguns dirigentes da Petrobras à CPI criada no Senado para investigar as estripulias na petroleira verde-loura. De tal modo, fosse o Brasil um país minimamente sério, Dilma já estaria com seu nome em pelo menos um pedido de impeachment. Por conta de escândalo muito menor o arrogante Fernando Collor de Mello foi ejetado do poder.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

JORNAL CONVERSA INFORMAL DE AGOSTO 2014









Diesel utilizado em carros de passeio: questão de bom-senso


Viajando pela Europa este ano, pude ver e invejar os veículos de passeio e todos os demais movidos a diesel, econômicos e não poluentes e a um preço equivalente a uma boa bicicleta no Brasil.

Você já viu carros como Citroën C3, Fiat Siena ou Peugeot 207 sendo oferecidos com motores a diesel no Brasil? Certamente não, uma vez que desde novembro de 1976 é proibido utilizar e comercializar carros de passeio movidos a diesel - medida arcaica, do auge da crise do petróleo que acometeu o mundo nos anos 1970, justificada pela grande dívida externa e pela alta dependência do petróleo vindo do exterior, quase 80% do total. Desde então, só é permitido o uso de diesel em modelos de transporte de passageiros ou de carga, e nos jipes que contam com tração 4x4 e transmissão reduzida.

Não possuir reduzida não impediu a Mercedes de comercializar o ML 350 CDI

Passados 35 anos, o diesel evoluiu - os modelos atuais que utilizam o combustível conseguem apresentar desempenho e nível de ruído similares aos modelos movidos a gasolina e/ou etanol. Isso sem contar as vantagens mais óbvias, como a durabilidade maior, o preço do litro de diesel menor (o combustível é repassado aos consumidores com menos impostos - ICMS, Cide, PIS e Cofins), a autonomia superior e o consumo cerca de 30% inferior. Mas ainda assim (e em tempos de auto-suficiência brasileira do petróleo, sem falar nas reservas na região do Pré-Sal), só vemos carros de passeio movidos a diesel em outros locais - Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Mercosul. A liberação do combustível para os automóveis continua como mera especulação.

Existem prós e contras do diesel - isso sem contar os mitos, como a carcinogenia. Para quem está acostumado com o propulsor a gasolina, um carro a diesel pode apresentar mais ruídos e vibrações - especialmente em marcha-lenta. Outro fator negativo é a maior emissão de enxofre em relação ao etanol (porém inferior em relação à gasolina) e a manutenção de componentes que não estão presentes nos motores a gasolina.

Mas nos países em que o diesel é de qualidade melhor - como na União Europeia - as versões abastecidos com este combustível são imprescindíveis para esse mercado e representam cerca de 45% das vendas de alguns carros. Ou seja, não se pode mais haver o pensamento de que diesel é coisa para caminhão ou ônibus. Os modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz e outras montadoras locais possuem versões a diesel, mesmo em carros luxuosos como o Série 7 ou o Classe E. Isso sem falar que o diesel conquistou inclusive as pistas de corrida, como não deixam mentir os carros que correm nas 24 Horas de Le Mans.
E mesmo nos Estados Unidos, onde a maioria dos grandes utilitários e picapes eram oferecidos até pouco tempo apenas com motor a gasolina, o diesel vem conquistando mais consumidores. Por lá a VW vende o Jetta que utiliza este combustível, e não deixando por menos, a GM anunciou para 2013 o início das vendas do Cruze diesel.

Não precisamos ir muito longe. Na Argentina, C3, Siena e 207 (só para citar os exemplos do início do post) possuem versões a diesel. No nosso país vizinho, esses modelos possuem uma participação de mercado bem menor, mas esses carros possuem menor emissão de dióxido de carbono. E mais: o diesel de lá é comparável ao europeu. Ironicamente, o Brasil fabrica diversos modelos movidos a diesel, para exportação: Meriva, Fox, Punto, Fiesta, EcoSport, Logan e Sandero são apenas alguns exemplos.

No Brasil, além do biodiesel (introduzido em 2005), a Petrobras anuncia as bombas do diesel S50, com menores emissões de enxofre, similares ao dos carros a diesel europeus, para se adequar à norma antipoluição Euro 5 e aos novos motores diesel (já tratamos sobre o tema, leia aqui). Modelos a diesel possuem mais torque em rotações menores, uma característica apreciável nas subidas e em retomadas, garantindo um comportamento interessante na cidade. São superados em estradas abertas, onde os motores a gasolina e/ou etanol giram mais (e geralmente esses modelos possuem mais potência, enquanto carros a diesel quase sempre tem maior torque).

Se os donos de picapes e utilitários esportivos (cujos proprietários muitas vezes não usam esses carros para transporte de carga e ou pessoas, muito menos a tração 4x4) podem optar pelo diesel, seria uma questão de bom-senso estender seu uso nos carros de passeio. Mas que fique claro: a Petrobras, que ainda possui o monopólio do combustível, precisa equiparar o diesel brasileiro ao europeu para tirar este atraso de mais de 35 anos e entregar todo o potencial energético a estes veículos e menos emissões.


O diesel já apresentou sua competitividade. Resta saber se ele será bem aceito nos automóveis no Brasil - isso quem determinará é o consumidor.

Redação - Gilberto Camargos

POR QUE ADMIRO JOE VALLE: UM DISTRITAL QUE PENSA O FUTURO DO DF (**)


Historicamente, a Câmara Legislativa renova pelos menos um terço de seus membros. O processo eleitoral de 2014 nos oportuniza avaliar o mandato daqueles que pretendem a reeleição
 (*) Por Geraldo Oliveira – do blog Vicente Pires Alerta
O cidadão que me inspira na produção deste texto é o deputado distrital Joe Carlo Viana Valle, conhecido como Joe Valle, nascido na longínqua Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Casado e pai de duas filhas, Joe reside em Brasília há 42 anos. Engenheiro Florestal, formado pela UnB, produtor orgânico, já presidiu a Emater-DF e foi secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Ele aprovou 30 leis estruturantes para o Distrito Federal, como a Lei da alimentação saudável nas escolas, a Lei do Banco de Alimentos no DF e a Lei das Mudanças Climáticas. Preside a Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF, iniciativa inovadora no país e é membro da Frente Parlamentar do Meio Ambiente. Fundou também a Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana Sustentável, a Frente Parlamentar do Trânsito Seguro e a Frente Parlamentar da Gestão Pública.
Joe dedica seu trabalho à interação harmônica das pessoas com o meio em que vivem e é um parlamentar que exerce com honradez o seu mandato. Ficha limpa, ele ajuda a construir o que for importante, mas fiscaliza e cobra transparência na forma de fazer. Guardadas as devidas proporções, a história dele se parece um pouco com a minha aqui em Vicente Pires, pois, enquanto por aqui comecei a defender a cidade usando meu blog comunitário, porque cansei de esperar por soluções que não vinham, Joe iniciou a produzir alimentos orgânicos como alternativa à agricultura convencional, porque se contaminou com agrotóxico. A partir de então, assim como eu, ele despertou para a vida pública, sabendo que poderia contribuir muito mais.
Apoio seu trabalho porque não imagino o Distrito Federal sem a qualidade de vida que desejo para meus descendentes, e não quero que eles vivenciem aqui os problemas que outros brasileiros enfrentam em metrópoles complexas como São Paulo, com trânsito caótico e falta de água. Joe defende tudo isso e seu mandato pensa, prega e age visando o futuro, sendo sua bandeira principal fazer do DF um local sustentável, com harmonia entre desenvolvimento, meio-ambiente e a felicidade de seus habitantes.
Para Vicente Pires, pedi que Joe apoie a população na cobrança de obras e serviços de mobilidade urbana, águas pluviais, mais escolas e uma UPA. Solicitei ainda que ele entre de cabeça em nossas lutas pelo fim do esgoto a céu aberto, do crescimento desordenado e da falta de infraestrutura. Pedi também que cobre do GDF a demarcação de uma área na Cana do Reino para a fixação de um parque ecológico para nossa cidade (já existe essa previsão no Plano Urbanístico em poder da SEDHAB, mas se não houver gestão política, pode não se concretizar).
A meu pedido, Joe também fará para Vicente Pires um "Plano Estratégico de Gestão Pública", para melhorar a eficácia da Administração Regional, com definição de metas, prazos, aplicação eficiente de recursos e efetividade no atendimento de expectativas da população, a exemplo de um plano que ele fez para a cidade de Sobradinho, observando as potencialidades econômicas, sociais e ambientais da região. A partir desse plano, a ser pensado obviamente junto com nossa população, poderemos tê-lo como “norte” para ser cobrado e efetivamente executado pela gestão pública local.
(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor concursado da Câmara Legislativa, morador de Vicente Pires e diretor de comunicação da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE.

(**) Este texto está de acordo com o que prevê o Artigo 27, § 4º da Resolução 23.404, do TSE.

O porquê de votar em um candidato da nossa região.



A hora de Vicente Pires e região votar em candidatos locais.


O voto, ou sufrágio, como é também conhecido, é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso, como nos casos de referendos ou plebiscitos.

No Brasil, são eleitos através do voto diversos representantes políticos da população, como Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Distritais e Federais, além de Governadores e Presidentes da República.

Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos ocupantes desses cargos acima mencionados. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto.

Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

Intensas campanhas são feitas para combater a compra de votos, uma prática ainda comum durante as eleições no Brasil. Através da compra do voto, políticos com maior poder econômico conseguem influenciar de forma considerada não ética um maior número de eleitores. A compra de votos é crime no Brasil, mas isso não quer dizer que ela não exista. A compra não se dá apenas por dinheiro, mas em troca de cargos e empregos indicados. No DF a maioria dos que balançam as bandeiras apoiando os candidatos, apenas o fazem porque esperam ganhar algo em troca e a maioria das promessas são empregos. Essa prática é vergonhosa, imoral e ilegal.

Outra característica do voto no Brasil é que ele é obrigatório. Há campanhas para que o voto seja facultativo, uma escolha das pessoas que querem eleger seus representantes. A favor desse posicionamento há o argumento de que tal medida diminuiria os casos de corrupção nas eleições, além de ampliar a possibilidade de escolha dos cidadãos, já que poderiam começar escolhendo se querem votar ou não.

Há ainda posicionamentos de crítica mais profunda às eleições, principalmente as decorrentes das campanhas do voto nulo. A prática de anular o voto visa expor um descontentamento com todo o sistema da democracia representativa ou, em alguns casos, a insatisfação com os candidatos que são apresentados. 

No Distrito Federal temos os piores candidatos do Brasil! Aqui as candidaturas são feitas com o intuito de defender seus interesses, deixando de lado o real objetivo do cargo. Grande parte dos candidatos pensa somente em si e em seus amigos e a maioria que se elegeu está milionária e não quer deixar o cargo. Com essa prática, a CLDF é a pior de todo o Brasil. É a mais cara do mundo e que menos serve a população, chegando ao extremo de ter a maioria de suas leis, 90%, declaradas inconstitucionais.


A região de Vicente Pires vem perdendo muito com a não eleição de um deputado da terra ou que se interessa verdadeiramente pela nossa terra. Essa não será uma eleição fácil, pois existem milhares de candidatos e muitas de nossas lideranças estão entregando novamente a cidade para candidatos pára-quedistas que aqui caem a cada quatro anos e que nunca fizeram nada por nós. Porém, devemos enfrentar a campanha eleitoral combatendo os pára-quedistas nas urnas.

Mas, o que deve ser colocado em questão é que as comunidades de Vicente Pires e região devem votar nos candidatos locais. Não dá mais para ficar votando em candidatos de outras regiões distantes que somente aparecem em épocas de eleições e depois desaparecem. Sei que este é um discurso antigo, mas está na hora da população eleger um Deputado. Temos número de votos suficiente para que isso aconteça. A região tem capacidade para eleger um Deputado Distrital e um Federal. Basta que a população vote em massa nos candidatos já anunciados. Caso contrário, ficaremos a mercê de candidatos de outras regiões e pedindo esmolas e recolhendo as migalhas.

 Mesmo com todas as mazelas existentes na CLDF e as dificuldades de união local, mostraremos a seguir a importância de votar em um candidato que more em Vicente Pires.

Conhece as principais necessidades por viver os problemas no dia a dia;

Participa ativamente de movimentos sociais ao lado do povo;

A região nunca teve um representante legítimo. Sempre elegemos Deputados de fora e nenhum deles voltou para trazer o retorno, por isso estamos abandonados há anos;

Participa dos movimentos e de suas lutas em prol do desenvolvimento da região trazendo progresso para Vicente Pires e região;

Eleito um morador, ele lutará por uma melhor distribuição de verbas. Como exemplo: o Distrito Federal possui 30 satélites e as obras são distribuídas entre todas, levando vantagem a cidade que tem um Distrital, pois ele luta em prol da cidade que o elegeu, ficando as demais abandonadas como é o nosso caso;

Candidatos a Distrital que moram em Vicente Pires:

Paula Tatiane de Matos é candidata pelo Partido Democrático Trabalhista tem 31 anos (03/04/1983), é natural de Brasília DF, Solteira, estudante, Superior incompleto. Paula Matos 12121;

Sérgio Paulo da Silva Campos é candidato pelo Partido da Mobilização Nacional, tem 41 anos (08/12/1972), é natural de Brasília DF, casado, funcionário público, superior completo. Sérgio Campos 33323;

Dirsomar Ferreira Chaves é candidato pelo Partido dos Trabalhadores, tem 53 anos (16/01/1961), é natural de Morrinhos, GO, casado, Professor de Ensino Médio e presidente da Arvips, tem superior completo. Dirsomar 13139;

Charles Roberto de Lima é candidato pelo Partido da República tem 58 anos, (21/08/1955), natural de Monte Carmelo MG, Divorciado, Médico, superior completo. Dr Charles 22123;

Candidatos a Federal que moram em Vicente Pires.

Jair Alexandre da Silva é candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira, tem 60 anos (29/07/1953), é natural de Patos De Minas -MG, divorciado, servidor público civil aposentado, tem superior completo. Jair 4515

Outros candidatos de Vicente Pires não citados poderão se apresentar para que possamos divulgar todos os candidatos de Vicente Pires.

Redação - Gilberto Camargos



VICENTE PIRES TEM 55 MIL VOTOS QUE PODEM DECIDIR A ELEIÇÃO DE 2014



Eleitor de Vicente Pires quer resultados para definir seu voto. Se não sentir melhorias em sua qualidade de vida, continuará a votar sem direção

Você sabe o que é voto corporativo? Tentarei explicar esse fenômeno que ocorre em Vicente Pires, uma cidade profundamente indefinida sob o ponto de vista eleitoral e que não possui foco para usar seu voto em benefício próprio.  Faço essa abordagem porque é inconteste o fato de que nossa região não tem essa percepção, prova disso é que jamais elegeu um representante.
Para a eleição proporcional (deputado distrital e federal), o eleitor Vicentepirense vota em candidatos de corporações, ou seja, em representantes de classes à qual pertença: sindicatos, bombeiros, servidores públicos, policiais militares e civis, professores ee m alguns da cidade, de forma desordenada. Não existe por aqui a consciência política de se utilizar o voto para a própria região. Talvez por desconfiança em relação aos candidatos que se apresentam, ou por não sentirem seu trabalho em prol da cidade.
O eleitorado de Vicente Pires, salvo pequenas exceções, possui perfil de classe média e média alta, portanto constituído por pessoas esclarecidas, em sua maioria com nível superior e renda que lhe permite ter uma vida tranquila. Por razões óbvias, ele não sofre com a falta do ônibus, com a falta de escola e hospital e outros serviços públicos reclamados pelas classes D e E. Então,as obras de infra estrutura, certamente, é o maior anseio desse nicho eleitoral.
Ter uma casa confortável em um condomínio de Vicente Pires é um privilégio para esses eleitores, mas é frustrante saber que logo em frente à sua guarita existe uma via pública abandonada, toda esburacada. Que logo mais abaixo, no cruzamento de uma via, existe um caos no trânsito “controlado” por rotatórias. Que logo mais abaixo, não há escoamento de águas pluviais e de esgoto. Ao olhar ao redor, ele vê lixo espalhado por todo lado e mato alto que enfeia a cidade, trazendo insegurança.
Um plano de mobilidade na Via Estrutural seria ótimo, não é mesmo?Na EPTG, o viaduto Israel Pinheiro, para ser exagerado ao extremo, poderia ser implodido e não faria falta, pois os eleitores locais são extremamente prejudicados por ele. Aquele “paquiderme” foi um projeto burro e feito sem estudo de impacto de vizinhança, que não levou em conta a existência de 70 mil pessoas ao seu lado. Se a cidade tivesse um representante político com voz e poder, talvez o projeto desse viaduto pudesse ter sido favorável a ela.
Quem quer que consiga ajudar a transformar esse e outros anseios da população em realidade, certamente poderá ser agraciado com os votos locais. Mas, nos últimos anos, nada que possa ser medido em termos de benefícios se tornaram realidade, tendo todas as promessas ficado no campo do imaginário. Então, chego à conclusão que é perdoável que os votos da cidade sejam corporativos e não direcionados a candidatos que falharam na sua defesa.
Para a eleição majoritária (governador e senador), normalmente Vicente Pires segue o que ocorre com as demais cidades do DF. Nossos votos também são direcionados ao candidato que tiver um trabalho sério, realizador e voltado para atender os principais anseios da região, sendo as principais as de infraestrutura. Aqueles que no passado atenderam o mínimo dessas demandas terão melhor chance por aqui. Se avaliarmos o atual governo, será que dá para medir alguma coisa? Fica a reflexão...
Na verdade, a demora pelo cumprimento de promessas como a regularização, obras de águas pluviais e esgoto, prometidas a cada eleição, sempre irá nos deixar frustrados e desconfiados. Por isso que não há uma direção no voto, que retrate o reconhecimento dos eleitores ao trabalho de candidatos. Se houvesse resultados práticos e não promessas, é claro que isso já poderia estar sendo reconhecido pela população, pois ela teria algo palpável para apostar.
Então, o jogo está aberto senhores candidatos! Existe uma cidade com 55 mil votos precisando e querendo ser representada. Mas, por favor, respeitem a inteligência do eleitor local, que está profundamente decepcionado com o desenrolar dos fatos a cada pleito eleitoral.
Até o próximo mês, um abraço e até breve.


(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor concursado da Câmara Legislativa, morador de Vicente Pires e diretor de comunicação da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE.