quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A BOA FILHA À CASA TORNA - INDICADA A ADMINISTRADORA DE VICENTE PIRES

 Quem é Maria Celeste Rego Liporoni? 



Moradora de Vicente Pires há mais de 15 anos, ela já faz parte da historia da cidade, pois já foi a administradora que fez a diferença quando a cidade se encontrava no caos como se encontra agora. Quando Celeste assumiu a administração pela primeira vez a cidade estava destruída e abandonada, ela emprestou o Pires do Vicente, colocou um chinelo de borracha e com todo charme foi à luta. Pediu e brigou para ter o que queria e já nos primeiros dias daquele janeiro que parecia negro, conseguiu trazer de volta à cidade a sua rotina do dia a dia. 

Naquele janeiro as crateras eram enormes, a iluminação precária, mas o que parecia impossível funcionou. Celeste poderia ter feito mais, mas foi traída e destituída do cargo, pois começava a aparecer mais que determinado político e ele achou que ela poderia atrapalhar seus planos. 

Mesmo com várias manifestações para sua volta, os poderosos donos da cidade mantiveram o “coronelismo” e preferiram administrar sozinhos sem ouvir o povo e sem atender aos pedidos das vozes que clamavam por sua volta.

Desta vez ela chega ao cargo com uma tarefa ainda mais árdua, pois os coronéis que saíram da casa deixaram Vicente Pires ainda pior do que em janeiro de 2011. E para piorar, o desgoverno que saiu deixou uma herança maldita onde não apenas a nossa cidade, mas todo o Distrito Federal mergulhou no caos. 

Talvez a população não possa ter esperanças de que alguma coisa mude nos próximos 90 dias por falta de recursos gerais no DF. Mas, para essa mulher isso não será problema. Pois já começou novamente a sua luta para buscar benfeitorias. E desta vez não emprestou o pires, mas veio com uma bandeja e quer trazer muito mais para Vicente Pires.

Desta vez Celeste conta com o apoio da população representada por associações e lideranças sérias que não lutam por interesses próprios e sim pelo bem da cidade: UNAVIP, AMOVIPE, ORGANIZAÇÃO VERDE BRASIL, ASSOCIAÇÃO DOS CHACAREIROS E DOS FEIRANTES, ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES DA FEIRA DA 26 DE SETEMBRO, BLOG VICENTE PIRES ALERTA, AMORJOQUEI, ACCASA, CONSEG e claro, da maioria das lideranças locais.

Celeste nasceu em Pedreiras no Maranhão em 1950 é Pedagoga, foi Administradora Escolar e hoje tem na bagagem experiência suficiente para enfrentar novamente o desafio de Administrar Vicente Pires. Celeste conhece bem os problemas da cidade.

Se me pedissem para falar sobre Celeste eu diria: 

 Esta mulher tem garra, tem coragem e acima de tudo tem conhecimento de causa!

É uma Mulher batalhadora... Mulher que sabe criar... Mulher que sabe educar... Mulher de sonhos... Mulher de paixão... Mulher de sentidos... Mulher de qualidades... Mulher de Defeitos... Mulher que sabe amar...

Uma mulher que aceitou o desafio de administrar novamente uma cidade aos pedaços, uma colcha de retalho ou para melhor definir, um lugar bombardeado com crateras por todo lado, mesmo sabendo que os moradores são impiedosos ao cobrar e acusar, caso ela não consiga muita coisa pela situação atual do GDF.

Se bem que por esse lado não vejo nenhum problema para a nova Administradora, pois para quem tem a paciência e a criatividade para ficar horas e até dias montando um mosaico com cacos de azulejos e no final mostrar lindos painéis que são verdadeiras obras de arte admiradas em todo o Brasil e no estrangeiro, Vicente Pires e seus problemas físicos será moleza e esperamos que nossa cidade fique linda e cheia de novidades.

Rodrigo Rollemberg foi muito feliz em indicar Celeste para Administrar Vicente Pires, pois colocou alguém que conseguiu aceitação da maioria dos moradores e veio de uma eleição promovida pela AMOVIPE, onde todas as associações e lideranças de Vicente Pires puderam participar como candidatos e como eleitores. Celeste foi a mais votada entre 12 candidatos para uma lista de quatro pessoas que foi levada ao governador.

Para mudar uma cidade na situação em que Vicente Pires se encontra somente uma mulher batalhadora como esta, que com sua competência e de sua equipe de mulheres conseguiu colocar nas novelas da Rede Globo os trabalhos de uma associação que até pouco tempo era desconhecida. Hoje as novelas da Rede Globo utilizam em seus cenários colchas e produtos da Associação das Bordadeiras onde a nossa administradora era a tesoureira. 

Celeste juntamente com o grupo Ciranda do Mosaico também conseguiu colocar um belíssimo painel de 14 metros quadrados  na Estação do Metrô da 102 Sul. O mosaico foi inspirado nas obras do mestre Athos Bulcão e é uma homenagem para ele.

Mas você deve estar pensando: o que tem a ver alguém que faz mosaicos na administração? Ora a nova Administradora não é apenas uma artista, ela é criativa e é disso que a cidade precisa. Maria Celeste foi Administradora Escolar do Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga. Quem consegue administrar bem uma escola com a qualidade dos estudantes que vão à escola hoje, conseguirá administrar com eficiência nossa cidade.
Os maiores problemas que Celeste encontrará em Vicente Pires, a meu ver, são: 

A falta de regularização que tem sido usada como impedimento para muitas melhorias na cidade.

Falta de infraestrutura.

Falta de cidadania dos moradores. Como os administradores anteriores, Celeste terá que enfrentar os que se acham donos da cidade e colocam puxadinhos ocupando as ruas, os síndicos que insistem em fazer das ruas parte de seus condomínios e deixam apenas pequenos passeios   que não dá para passar nem uma pessoa. Isso sem falar que em nenhum  lugar da cidade há rampas para deficientes e em muitos lugares  os síndicos e moradores ainda fizeram muros cercando os jardins.
O maior projeto da nova administradora é manter o dinheiro do PAC, R$509 milhões que já teve sua licitação promovida e aguarda apenas detalhes para iniciar as obras e com isso fazer as obras de águas pluviais, duplicação das Ruas 03, 04A,  e 05, construção de pontes ligando Samambaia e Jóquei a Vicente e muitas outras obras de suma importância. 

Ainda bem que a mulher tem paciência e principalmente coração, mas sabe conciliar muito bem com a razão!

Para quem lê o jornal Conversa Informal ao longo desses 12 anos, sabe que é  muito difícil para esse jornalista fazer “rasgação de seda” ou fazer  elogios a quem não merece. Mas pelo pouco que conheci  de Celeste, ela agradou e mostrou credibilidade e por isso  estamos mostrando suas qualidades. Lembramos que esse jornal não  recebe e nunca recebeu ajuda da Administração ou governo para se manter conforme alguns comentam quando elogiamos alguém. O jornal preza por mostrar a verdade sempre... E pode inclusive mudar de opinião de acordo com o andar da carruagem.
Para confirmar sua aceitação basta ver como a administradora foi recebida em sua apresentação. Celeste foi recebida com aplausos por moradores e líderes comunitários e principalmente pelos ex-administradores sérios de Vicente Pires.

Celeste foi recebida carinhosamente pelos líderes comunitários e representantes políticos do Município inclusive os da oposição.


Vá a administração e veja as negociações em andamento para transformar Vicente Pires na melhor cidade satélite do DF.

Gilberto Camargos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vicente Pires agradece, eu como moradora conheço os descasos à nossa cidade e principalmente os problemas ocasionados pelos tais. Nossa nova administradora terá sem dúvida alguma, muito trabalho, mas para quem conhece um pouco de seu trabalho e personalidade sabe que ela irá tirar de letra. Guerreira, competente, mulher de garra e principios, Celeste fará a diferença. Bem vinda Celeste Liporoni e boa sorte!

    ResponderExcluir