segunda-feira, 4 de maio de 2015

O caos se instalou em Vicente Pires



IBRAM, GDF, Administração Regional e políticos são responsáveis pelos crimes ambientais irreversíveis causados pelas repetidas obras paliativas da cidade. São responsáveis também pela desvalorização dos imóveis, péssima qualidade de vida dos moradores, esgoto que escorre diuturnamente e entra em cada residência levado pelos veículos trazendo inúmeras doenças, danos causados nos veículos e às pessoas.

Quem reside, tem comércio ou trafega diariamente pela cidade reclama constantemente do poder público pelo total descaso com a comunidade. Aqui tudo não passa de um eterno tapa buracos mal feito.

Nunca vi uma cidade sofrer tanto descaso quanto Vicente Pires. Quem está na administração não veio por amor à cidade, nem para defender o povo contra os desmando dos políticos, mas para somar com quem está apenas interessado nos votos a cada quatro anos, estão por interesse próprio, salário, status etc..

Quem leu as edições anteriores do “JORNAL CONVERSA INFORMAL” ano 2008, deve ter visto nossos comentários em que dizíamos que asfaltar as ruas sem águas pluviais era jogar fora o dinheiro do contribuinte. Dito e feito, de lá para cá as ruas 08 e 10 foram refeitas pelo menos umas doze vezes, causando um tremendo impacto ambiental. Mesmo com milhões gastos em obras a cidade de Vicente Pires continua um caos total. Basta acontecer uma pequena chuva para que um dilúvio se instale na cidade e os moradores não consigam trafegar pelas ruas.

A cidade não estava e continua despreparada para a chuva e nem para o tempo de seca. Aqui tem sempre água escorrendo nas ruas, em época de chuva é água com esgoto e na seca é esgoto correndo a céu aberto.

Mostramos também que a cidade carecia de um plano de ação e que não havia nenhuma estratégia de preparação quanto ao que deveria ser feito. Consultamos várias lideranças e as mesmas nos informaram que nunca tiveram acesso ao suposto plano. Hoje continua a mesma coisa, ninguém sabe o que pensa o administrador interino e muito menos o chefe de gabinete que de administrador não tem nada, mas quer permanecer no cargo do titular.

Hoje, sete anos depois, novos governos, novos administradores e tudo continua do mesmo jeito. Percorremos diversos pontos da cidade e constatamos que tudo que foi “previsto” aqui, está acontecendo. Avenidas que todo ano ficavam alagadas estão completamente submersas.  Pontos da cidade que todo mundo sabia que iria ficar alagado, sem qualquer tipo de estrutura. Podemos citar o exemplo da Rua 03. Nesse local o que vimos foi rua com mais de 60 centímetros de água, buracos que se abrem todos os dias, casas sendo invadidas pela água e tudo que é feito pelo tapa buracos destrói o meio ambiente.

Quanto se fala em obras definitivas com o administrador a história é sempre a mesma: “Vicente Pires é área irregular e falta a licença ambiental do IBRAM, Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal”.

Vamos entender o que isso significa. O IBRAM foi criado com objetivo principal de propiciar o desenvolvimento sustentável da região de modo que garanta à população os benefícios alcançados pelo crescimento econômico, sem pôr em risco a qualidade de vida dos moradores do Distrito Federal.

O principal objetivo da criação do IBRAM é dar mais agilidade e eficiência às políticas ambientais e de recursos hídricos do GDF bem como a fiscalização de qualquer atividade ou empreendimento que possa causar poluição ou degradação do meio  ambiente em todo o Distrito Federal.
Acontece que o IBRAM não trabalha como deveria e é controlado pelo governo. Ele (o IBRAM) só emite o licenciamento mediante um “intercessor”. A meu ver este órgão foi criado apenas para criar cargos e beneficiar esse ou aquele político que está ou não no poder.

Se assim não fosse, o IBRAM já teria licenciado as obras definitivas de Vicente Pires, ou paralisado as obras paliativas, pois se ele tem função de evitar a poluição e degradação do meio ambiente, está andando na contramão, pois o impacto causado pelas obras paliativas aqui construídas todos os dias, é mil vezes maior que o licenciamento definitivo.

Outra desculpa para não fazer obras em Vicente Pires é dizer que a “área é irregular”. Ora, essa desculpa não tem fundamento e volto a dizer que o que falta é um intercessor entre o IBRAM e a cidade, pois o Taguaparque é irregular tanto quanto Vicente Pires, inclusive faz parte de Vicente Pires, e através do “intercessor” ganhou a licença para obras há ano.

Parece-me que o IBRAM só trabalha para atender aos interessados do governo. Só que infelizmente o político que apadrinhou V. P. parece não ter interesse em interceder pela cidade e conseguir essa licença. Ele (o político) também não se preocupa com os crimes ambientais cometidos pelo IBRAM, GDF e administração em Vicente Pires.

Com relação à administração, às vezes fico me perguntando: será que V.P. tem na realidade a sua ou estamos com um barco à deriva em pleno alto mar?

É lamentável que a cidade passe por momentos tão ruins e cada dia fique ainda pior.

Infelizmente, esta é a situação de Vicente Pires e dificilmente irá aparecer alguém para fazer este quadro mudar. Principalmente se continuarmos com os deputados interessados apenas em indicar alguém para o cargo de administrador e se tornar novo “dono”, “cacique” da cidade. E os candidatos que querem indicar, dizem ter grande amor pela cidade e, no entanto nada fizeram até agora, não tem historia no lugar e não apresentam projetos do que vão fazer por ela. Só querem tirar proveito para familiares e aqueles que andam diariamente a bajulá-los em busca de um emprego ou até mesmo para poder ser mantido em determinado cargo que não conseguiria se dependesse de esforço próprio tal como um concurso público.

Voltando ao caos em que Vicente Pires está mergulhado, não comentei que o índice de crimes aumentou assustadoramente. São em média três crimes cometidos por dia na cidade. Não comentei também que não temos iluminação de boa qualidade nas ruas, pois a que temos não é confiável. Não temos linhas de ônibus satisfatórias, não temos escolas decentes, querem fechar o posto de saúde... Mas resumindo não temos nada de concreto na cidade, nem uma fiscalização decente do GDF e muito menos do Governo Federal.

Só lamento que a cidade continue a sofrer com o descaso das “autoridades” políticas. Ainda bem que as eleições logo chegarão, pois quatro anos passa rápido e então chegará a hora de sermos procurados em busca de um voto e mil promessas vãs e sermos novamente enganados se assim o permitirmos. Pois quanto a eles, só querem uma vaguinha para “mamar” nas tetas da “vaca” (GDF e câmara legislativa), mas, cabe a você eleitor e morador da cidade que sofre com o descaso, dar a resposta certa na hora devida.
Vicente Pires está completamente abandonada!


E o IBRAM para nada serve, a não ser para cabide de emprego do governo e deputados distritais.

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário