terça-feira, 16 de junho de 2015

14ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida

Goiânia a Brasília: Goiânia é ponto de partida de marcha popular contra a corrupção

Brasil sem corrupção é possível. Faça a sua parte


“Brasil sem corrupção é possível. Faça a sua parte”. Com esse mote, a Força Tarefa Popular (FTP) realiza até o dia 27 de junho a 14ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida, no trajeto de Goiânia a Brasília. A FTP é um movimento de articulação da sociedade civil que usa mecanismos de democracia direta no controle da corrupção. O pressuposto dos ativistas, vindos dos estados do Piauí, Ceará, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e do Distrito Federal, é de que a nossa democracia representativa é vulnerável à corrupção... A primeira Marcha contra a Corrupção e pela Vida ocorreu em 2003, no Estado do Piauí, combatendo a lentidão do Poder Judiciário para julgar processos de improbidade contra políticos locais. De lá para cá, vem tomando caráter nacional.

A marcha sairá de Goiânia às 4h30 da madrugada de terça-feira, 16 de junho (concentração em frente à Catedral Metropolitana), e percorrerá os municípios de Teresópolis, Anápolis, Abadiânia e Alexânia, terminando em Brasília, no dia 24.

Nas várias cidades que a Marcha percorrerá, a Força Tarefa Popular avaliará se as obras financiadas com verbas federais estão sendo devidamente construídas pelas prefeituras. Em Santo Antônio, Águas Lindas e Novo Gama, por exemplo, a FTP fiscalizará unidades de saúde para saber se estão em condições adequadas de atendimento.

Na capital federal, os manifestantes terão audiências no Ministério da Educação, na Controladoria Geral da União, no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público. Na Presidência da República, os ativistas pretendem entregar documento das entidades sociais conclamando a realização do pacto Estado/Sociedade Civil para o combate à corrupção, com fiscalização preventiva e concomitante.

Um dos principais objetivos da marcha é denunciar a lentidão do Poder Judiciário no julgamento de crimes cometidos por políticos, que acabam prescrevendo. A Força Tarefa Popular considera que este modelo de “justiça” estimula a corrupção e a impunidade e pede o julgamento rápido dos acusados de corrupção.

O Conselho Nacional de Justiça percebendo esta deficiência havia estabelecido como meta identificar e julgar, até 31 de dezembro de 2014, as ações de improbidade administrativa e as ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública. A Marcha vai cobrar os resultados e denunciar a realidade constatada no Brasil, das pequenas e grandes comarcas. A FTP pretende ser um aliado do CNJ nesta luta, legitimar sua ação e fortalecer o apoio popular para o cumprimento total da meta.

A Força Tarefa Popular luta ainda pelo fortalecimento da proposta de reforma política de iniciativa popular com a proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada e pelo fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

A 14ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida conta com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da União Nacional dos Auditores do SUS (Unasus), da CNBB, por meio da Arquidiocese de Brasília, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), da Associação dos Servidores de Controle Externo do TCU (ANTC) e, em Goiás, tem a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG) e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Publico Federal (SINTSEP-GO).


SERVIÇO

O quê: 14ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida

Iniciativa: Força Tarefa Popular

Quando: 15 a 27 de junho/2015

Saída de Goiânia: 16 de junho/2015, às 4h30 da madrugada (concentração em frente à Catedral Metropolitana, a partir das 4 horas)


Fonte: Força Tarefa Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário