terça-feira, 11 de agosto de 2015

POPULAÇÃO DE VICENTE PIRES REAGE CONTRA DERRUBADAS E ORGANIZA PROTESTO NA CÂMARA LEGISLATIVA NESTA TERÇA-FEIRA

1-AGEFISDERRUBADASMoradores da cidade de Vicente Pires ocuparão nesta terça-feira (11),  as galerias da Câmara Legislativa do Distrito Federal para protestar contra o Governo de Brasília e chamar a atenção dos 24 deputados para as violentas operações de derrubadas que vem sendo empreendidas pela AGEFIS na região. As lideranças do movimento defendem o fim da Agefis e que seja instalada uma CPI para apurar o esquema escandaloso de propinas para liberação de alvarás, fatos já investigados pela policia, que estaria por trás de edificações que surge de um dia para o outro no DF, bem como do grave problema da grilagem de terras, cuja teia estaria envolvidos órgãos públicos.
Há uma profunda desconfiança sobre as seletivas operações realizadas pela Agefis que derruba casas dentro de uma cidade que ainda hoje vive a falta de escrituras dos imóveis que tira o sossego da comunidade local.
De origem rural, criada em 2009 como cidade administrativa, Vicente Pires sempre sofreu a forte especulação imobiliária, aliada ao déficit de moradia para classe média do Distrito Federal, o que culminou com a elevada concentração de condomínios residenciais horizontais.
Cerca de 17 mil famílias moram em imóveis que precisam ser regularizados. Para as lideranças comunitárias e até mesmo para alguns deputados a Agefis se transformou em um monstro violento que extrapola a lei. “Por que será que a Agefis fecha os olhos para uns e para outros não?”. A pergunta será feita através de uma grande faixa a ser levada para o plenário da CLDF.
Ninguém entende como o governo manda derrubar 25 casas na Chácara 200, da Rua 8, alegando ser uma área pública e não derruba um prédio vizinho de muitos andares onde funciona uma agencia do BRB (Banco de Brasília). O mesmo ocorre em vários condomínios em processo de regularização tramitando dentro dos órgãos de governo.
Do inicio do ano até a presente data a Agefis tem derrubado casas dentro de parcelamentos que afirma ser ilegal, mas de forma pinçada. “Todas as vezes que tem uma operação em nosso condomínio não sei se é a vez da minha casa a ser posta no chão ou a do vizinho”, diz ao Radar um morador de condomínio da região do Jardim Botânico. 

A determinação das lideranças apontar esses fatos por meio de uma manifestação neste inicio de tarde desta terça-feira na Câmara Legislativa não é novidade para nenhum dos 24 deputados distritais, nem mesmo para os de primeiro mandato.
Os deputados  sabem da problemática situação fundiária do Distrito Federal e do histórico criminoso que envolve muitos “tubarões da grilagem” do Planalto Central. O governador Rollemberg sabe quem são eles, mas por enquanto só manda prender alguns “bagrinhos” e derrubar casa de famílias que adquiriram seus lotes de boa fé com a anuência do GDF. Tá faltando responsabilidade política de todos por um Distrito Federal legalizado.
Da Redação Radar

Nenhum comentário:

Postar um comentário