terça-feira, 29 de setembro de 2015

Polícia suspeita que gente ligada ao PT vazou Whatsapp da propina na Terracap

A Polícia Civil do Distrito Federal não está muito convencida da versão da Terracap, de que as mensagens sobre propina captadas na tela do celular de Alexandre Navarro, presidente da empresa, seriam uma montagem. A maior preocupação do Palácio do Buriti é saber quem vazou as imagens. As suspeitas recaem sobre três petistas que ocupam importantes cargos na empresa.
Passadas 96 horas da notícia com o vazamento de imagens comprometedoras, o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Eric Seba, sequer ouviu depoimentos de Alexandre Navarro e de sua interlocutora, identificada como Fabi-PSB na troca de mensagens pelo Whatsapp. O que Seba tem procurado com insistência, é identificar o IP do computador utilizado para encaminhar as denúncias a Notibras.
O diretor da Polícia Civil entende que se conseguir chegar ao IP, terá dado um grande passo no sentido ‘colocar as mãos’ no autor da denúncia. Desde a noite de sexta-feira, 25 – exatas 24 horas após Notibras ter publicado as mensagens captadas no Whatsapp de Navarro –, pessoas próximas a Seba têm procurado Notibras informalmente, para que nossa equipe forneça informações capazes de levar ao informante.
Em todas as tentativas, os emissários de Eric Seba ficaram frustrados, ao receberem a recusa deNotibras. “Fonte é sagrada; sua preservação é um direito constitucional”, foi dito em resposta.
– Sem o IP, a Polícia e o Ministério Público terão dificuldade (em achar o autor da denúncia). É muito difícil um juiz autorizar a quebra do sigilo do provedor. Sem o IP, ficarão ilações sobre o suspeito. Passa o IP. Não vamos te expor.
O texto acima é trecho de uma das muitas mensagens encaminhadas a Notibras. Concidentemente, pelo Whatsapp. O mesmo aplicativo de celular utilizado por Navarro, e que ele nega, diz ser uma montagem, citando o horário de 16h15. Ocorre que o flagrante se deu às 4 e 15 da tarde, horário em que o celular foi fotografado com as mensagens. O horário dos textos trocados entre Navarro e Fabi-PSB, aparece à direita das mensagens.
O mesmo interlocutor, alertado para esse fato, enfatiza que as provas, preliminarmente, são inquestionáveis. E garante que a Polícia Civil vai se aprofundar nas investigações. “Ele (Seba), terá de investigar, porque está com o Ministério Público na cola dele. E se ele fizer qualquer manobra, pode ser indiciado por prevaricação”, frisou o emissário do delegado.
– Independente da ação da Polícia (Civil) essa denúncia tomou proporções muito grandes. Mas sem o IP, a Polícia Civil e o Ministério Público terão muita dificuldade em avançar. Se Notibrasinformar o e-mail do remetente, a investigação ganhará celeridade, insistiu o interlocutor.
Em mais de uma oportunidade foi reiterado ao emissário do delegado Eric Seba que Notibrasnão abriria mão do sigilo da fonte. E foi lembrado, a título de fim de conversa, o slogan deNotibras, baseado em frase de George Orwell: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
A ser verdadeira toda a preocupação manifestada pelo interlocutor do delegado Eric Seba, fica claro que a Polícia Civil está pisando em ovos ao tratar do episódio. Tanto, que foi insinuado que o remetente poderia ser alguém ligado ao ex-governador Agnelo Queiroz (PT), ocupando cargo relevante na Terracap.
– As acusações podem ter saído de dentro do PT. A questão passa a ser partidária, acentuou o interlocutor da Polícia Civil em uma das mensagens trocadas com Notibras.
A suspeita de que a denúncia partiu de um representante do PT, é genérica. Mas três ex-colaboradores de Agnelo Queiroz têm assentos nas reuniões da Terracap. Swedenberger Barbosa, ex-chefe da Casa Civil de Agnelo, é presidente do Conselho de Administração da estatal. Ele foi indicado pelo Palácio do Planalto, uma vez que a União detém 49% das ações da Terracap. Os outros dois são os conselheiros Samantha Sallum, ex-secretária de Imprensa, e Abimael Nunes, ex-secretário de Publicidade, ambos no governo de Agnelo Queiroz.
Na eventualidade de essa tese ter sustentação, está claro que, ao denunciar as supostas propinas na Terracap, o PT estaria minando os alicerces do Palácio do Buriti com um engenhoso projeto de sabotagem.
José Seabra
Fonte: Notibras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário