terça-feira, 29 de setembro de 2015

Terracap vende lote por 1,8 mi e recompra em sigilo por 2,2 mi

Ao menos um cliente da Terracap teve repactuado, com cláusula de sigilo, o contrato de compra de terrenos em Samambaia. O negócio foi feito com uma empresa supostamente impossibilitada de arcar com os valores das prestações.
O sigilo firmado no acordo não permite saber números reais do contrato. Entretanto, segundo servidores da própria Terracap, os lotes foram vendidos por cerca de 1 milhão 800 mil reais e recomprados por 2 milhões 200 mil reais. Isso, por si só, dá uma conotação mais grave ao negócio.
No período em que houve a venda e a recompra, a inflação não chegou a 5%. O prejuízo para a Terracap foi de 400 mil reais, o que representa rentabilidade aproximada 20%. O negócio era mantido em sigilo até agora, inclusive por cláusula de confidencialidade.
– Trata-se de um negócio de pai para filho. A diferença é que outros filhos supostamente herdeiros (empresas que adquirem lotes à Terracap), não podem ficar sabendo para não exigir as mesmas vantagens. Mas com essa cláusula de sigilo estão criando uma jurisprudência que pode levar a Terracap à falência; se todo  mundo que comprou for devolver com vantagens, será o caos, advertiu um influente servidor da estatal.
Segundo o informante de Notibras, esse não seria o primeiro negócio de repactuação feito na administração do presidente Alexandre Navarro. Ele sustenta que uma operação pente-fino nas mais diferentes diretorias da Terracap pode trazer à tona acordos pouco republicanos.
– Numa época em que o mercado está desaquecido, acordos de recompra com valores acima daqueles praticados pelo segmento das incorporadoras são perigosos, salienta o assessor da Terracap.
O termo de sigilo e confidencialidade foi firmado com a 3R Incorporação e Construção Ltda. A empresa tem sede em Águas Claras. O objeto do contrato foram dois lotes em Samambaia.
As partes concordaram que a quebra do sigilo representará uma multa de 20% sobre o valor da negociação. Notibras tentou contato com a 3R, mas o telefone não atendeu. O presidente da Terracap não retornou as ligações.
José Seabra

Fonte: Notibras

Nenhum comentário:

Postar um comentário