domingo, 1 de novembro de 2015

Intercâmbio Cultural Inglaterra x Vicente Pires.










Alunos de escola pública e particular de Vicente Pires viveram uma experiência incrível! Eles conheceram uma nova cultura e divulgaram a nossa, expandiram seus horizontes e com o que aprenderam, reavaliaram nossas crenças e valores.


Vicente Pires foi escolhida devido ao empenho da professora Renata Madureira da Internacional idiomas. Ela teve seu projeto escolhido pelo Conselho Britânico e como prêmio foi visitar a escola parceira na Inglaterra. Um projeto que apareceu até no jornal britânico, levando o nome de nossa cidade para fora das fronteiras do Brasil, na visita da professora Renata Madureira.


Agora as professoras inglesas Katie harris e Rachel Louise vieram visitar as escolas públicas de Vicente Pires. Um projeto bem legal que começou dia 28 na biblioteca da cidade, passou pelas escolas públicas, Colégio Vitória Régia, International Idiomas, visitas aos pontos turísticos e monumentos de Brasília e terminou no dia 30/10/2015.


As crianças sonharam e perceberam que elas podem aprender inglês, podem conhecer o mundo e que a realidade delas é mutável, que tudo é passível de ser transformado. As crianças encheram nossas visitantes inglesas de perguntas e carinho.

Cheios de orgulho os alunos de uma escola pública de Vicente Pires apresentaram o poema de Vinicius de Moraes em Libras, foi emocionante. E por detrás desse poema recitado em Libras tem outra história, outra lição: um dos alunos da escola tem um pai que é surdo e mudo e assim o aluno que aprendeu a se comunicar em sinais, ensinou para seus colegas, passando uma linda lição de respeito às diferenças. Isso tudo em uma escola pública.

As professoras inglesas amaram nossos alunos. Elas vão ensinar a música em Libras para seus alunos na Inglaterra, vão contar como nossos alunos brasileiros são carinhosos, inteligentes e criativos. Elas se encantaram pela desenvoltura e espontaneidade na dança. Essas crianças ficaram orgulhosas, sentiram-se valorizadas. Nossos alunos são uma riqueza pouco valorizada nesse país e região.

Mas porque você não ficou sabendo disso? Você não sabe disso porque nossa imprensa se interessa pela violência nas escolas, mais do que pelas grandes lições de solidariedade e aprendizado que acontecem nelas.

Todos ficaram sabendo dos colegas professores que foram presos e apanharam reivindicando direitos. Mas ninguém ficou sabendo de alguns poucos professores que abriram mão de estar lá para colocar o interesse de seus alunos acima dos seus para que essas crianças não perdessem uma oportunidade única de sonhar.

Sem tirar o crédito dos nossos professores que reivindicam seus direitos eu gostaria de enfatizar que duas diretoras daqui de Vicente Pires não estavam em greve naquele dia 28/10/15. Nesse dia alguns alunos da escola tinham um encontro marcado muito especial com essas duas professoras inglesas que vieram para o Brasil nesse projeto de intercâmbio idealizado por Renata Madureira. Elas dedicaram o dia para essas crianças e ajudaram a plantar uma sementinha de sonho e transformação.

A imprensa às vezes age assim. Divulgam atrocidades cometidas em nosso país e não divulgam que uma funcionária da pequena biblioteca pública de Vicente Pires, durante dias e noites se esforçou por conta própria para que esse encontro acontecesse em perfeita harmonia. Ela ajudou com a força de quem acredita na comunidade e em pequenas empresárias que como Renata Madureira há anos investe e acredita na nossa cidade.

A Márcia, diretora da biblioteca, ficou até de madrugada enfeitando e arrumando a sua pequena biblioteca. Ao fazer isso deu um enorme exemplo de pessoa comprometida com a comunidade, é um exemplo a ser seguido por todos que tem cargo no governo e recebe gordos salários como o chefe de gabinete e o administrador interino. Com poucos recursos foi organizado um evento enriquecedor para alunos de duas escolas públicas de Vicente Pires.

Todo este maravilhoso projeto não teve apoio da administração que no início se recusou até a fornecer uma bandeira que seria levada pela professora e muito menos do governo. Ele foi integralmente patrocinado pelo governo britânico, dando assim uma demonstração clara aos britânicos de quais são os valores de nossos políticos.

Nossa sociedade está doente e não é culpa “dos outros”, é uma sociedade de valores invertidos e somos nós que alimentamos a mídia e seu gosto pervertido por coberturas de desgraças e más notícias quando contribuímos com o nosso interesse em notícias que nada vão acrescentar em nosso crescimento pessoal ou para a comunidade.

É mais lucrativo vender o medo que semear a esperança. Boas notícias não dão ibope e por isso a mídia prefere encher páginas com o divórcio de fulana e beltrano, mortes, etc, fazendo com que muitas pessoas acreditem realmente que o mundo não tem mais jeito, que o país não tem mais jeito.

O seu desencanto e consumo de informações negativas afetam a maneira com que você se olha e enxerga a própria sociedade. Sem perceber você desiste, perde o encanto e passa a viver como se o amanhã não fosse para todos nós. Infelizmente nós alimentamos isso com os nossos cliques e buscas. A imprensa anuncia o que o povo mais quer ver, pior, ela vicia milhões de pessoas em futilidades, no medo e pânico, isso mesmo, a informação distorcida é uma droga.

No caso de Vicente Pires os buracos, derrubadas e falta de lazer são notícia. Mas, se ocorrem coisas boas e nós não somos chamados de “invasores”, não há interesse de divulgação. É preciso vender a ideia justiceira de que em algum lugar alguém paga por toda desordem do país. Ideias boas e criativas não são bem vindas, não se tem tempo para oxigenar a vida com a leveza das coisas que dão certo, é preciso alimentar medo, preconceitos e violência. Povo como medo não é cidadão.

Nossa sociedade está doente e não é culpa “dos outros”, é nossa! De cada um que alimenta e faz crescer o mal. Alimentamos esse mal cada vez que clicamos e nos interessamos por notícias “bombásticas” e não damos valor às HISTÓRIAS DO BEM, aquelas que a gente deve contar para as nossas crianças como um exemplo de verdade. Se nós plantássemos sementes do bem e de amor ao próximo se incentivássemos a propagação do bem em vez do mal tudo seria diferente e nosso mundo mais feliz.





Um comentário:

  1. É uma atitude belíssima ,vemos que há ainda pessoas que acreditam que o nosso país tem jeito.Quando a gente do bem começa a se calar os maus tomam conta.Pouquíssimas pessoas dentro da Educação em nosso país tomam atitudes como esta mas existem, quando acontece ninguém divulga ou alguns ficam sabendo.parabéns estou orgulhosa.

    ResponderExcluir