terça-feira, 5 de janeiro de 2016

No DF: Governo tem creches fechadas no Lago Norte; déficit é de 27,3 mil vagas

Unidades são separadas por 1,5 km; uma delas deve ser aberta neste mês



Com um déficit de 23,7 mil vagas em creches para crianças de 0 a 5 anos, o governo do Distrito Federal mantém duas unidades prontas sem funcionar no Lago Norte. As estruturas foram iniciadas pelo governo Agnelo Queiroz, mas ainda não receberam nenhum aluno. A Secretaria de Educação promete inaugurar uma das creches até o fim do mês.

A unidade na QI 16 do Lago Norte foi inaugurada em outubro do ano passado, mas nunca abriu as portas. Segundo o GDF, 136 vagas serão ofertadas no local nas próximas semanas. A menos de 2 quilômetros de distância, a creche da QI 13 está em "fase de acabamento" – uma placa na fachada informa que as obras deveriam ter sido concluídas em abril. ...

Moradores e trabalhadores da região afirmam que, além de estarem inoperantes, as creches foram construídas em locais de difícil acesso e baixa demanda. "É um absurdo, porque a população daqui [do Lago Norte] não precisa de uma estrutura dessas. Tinha que colocar em um local carente", diz a empregada doméstica Isabel Cristina Soares, que trabalha na região.

No Varjão, região próxima onde moram muitos trabalhadores do Lago Norte, não há crianças que não estão matriculadas em creches para este ano. No Núcleo Rural Jerivá, também vizinho ao Lago Norte, as 300 famílias também não contam com unidade de ensino infantil.

"O serviço que a gente mais precisa é para as pessoas que trabalham nos núcleos como domésticas, caseiros, segurança, que precisam deixar as crianças num lugar com segurança. No Lago Norte, é fora de mão. A oferta [de novas vagas] é boa, mas está no lugar errado", diz a presidente da Associação de Moradores do Núcleo Rural Jerivá, Cristiane Scartezini.

Déficit alto

Dados da Secretaria de Educação indicam que boa parte das crianças do DF não tem onde estudar enquanto os pais trabalham. Entre 0 e 3 anos, faltam 21 mil vagas. Entre 4 e 5 anos, o déficit é de 2,7 mil. A pasta diz que pretende inaugurar mais unidades até dezembro.

"A Secretaria de Educação já reduziu agora essa demanda de 4 e 5 anos em cerca de 80%, e diminuímos o déficit de 0 a 3 com inuauguração de 13 creches no ano passado. Agora, temos 8 para inaugurar neste ano. A gente pretende diminuir essa demanda de 21 mil crianças de 0 a 3, ao longo deste ano, em cerca de 20%, diz o subsecretário de Planejamento, Avaliação e Acompanhamento Educacional, Fábio Pereira de Sousa.

DO G1 DF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário