terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ao anunciar a “Secretaria das Administrações”, Rollemberg parece ter engavetado sua promessa de eleições para administrador. Ou: O alvo é Santana?

Rollemberg e Renato Santana

Por Fred Lima
Deu na Agência Brasília:
Administradores regionais e representantes das regiões administrativas do Distrito Federal reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg, na tarde deste sábado (20), para apresentar demandas e debater as responsabilidades desses órgãos e as expectativas do governo em relação ao trabalho feito por eles.
Atendendo a uma reivindicação apresentada pelos administradores por meio de uma carta, Rollemberg anunciou que uma secretaria específica para tratar da interlocução entre as administrações regionais será criada. “Precisamos investir em uma rede de cooperação entre o governo”, afirmou o chefe do Executivo.
Nas entrelinhas
Durante a campanha de 2014, o então candidato Rollemberg prometeu implantar as eleições diretas para administradores regionais no DF. Com o anúncio de ontem, tal promessa deve ter sido, de fato, engavetada. Uma secretaria que fará a interlocução com as administrações, na verdade, vai estreitar o grau de dependência das gestões das cidades-satélites com o Buriti, o contrário de eleições diretas, que dariam mais independência, pois os administradores seriam escolhidos pela população, como os prefeitos em outros estados.

Não vejo necessidade de uma secretaria que cuide das administrações. O vice-governador, Renato Santana, já faz o papel de interlocutor entre o Buriti e as regionais, sendo ele próprio, interinamente, administrador do Setor de Indústria e Abastecimento e de Vicente Pires. Renato é uma espécie de “coordenador das administrações”.
Uma “Secretaria das Administrações” só faria sentido se as regionais não fossem subordinadas diretamente ao Buriti, como acontece com os municípios do Entorno, que tinham uma secretaria no governo Agnelo, mas que Rollemberg preferiu extinguir.
Estranho o vice não ter participado de uma reunião que tratou sobre um assunto relevante para as administrações. Apenas mandou dois representantes em seu lugar.
Será que a ideia de criar uma “Secretaria das Administrações” não é para diminuir os poderes de Santana no governo?
Fonte: Blogo do Fred Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário