sábado, 11 de junho de 2016

E QUANDO RENATO SE FOR?

Segundo ano do Vice-governador como Administrador interino. Com ele ocorre o início de obras importantes, benfeitorias em todas as áreas e a volta da esperança de ser este o momento em que Vicente Pires seja a cidade sonhada por todos.


Na primeira semana em que o Vice-Governador Renato Santana assumiu Vicente Pires como Administrador interino, todos pensaram ser a melhor coisa do mundo, ter na administração alguém que não precisaria do Pires para conseguir as tão sonhadas obras necessárias e urgentes de que tanto a cidade necessitava. Cansados de tantas enganações passadas e com uma cidade que mais parecia um queijo suíço em um pântano inundado, o sonho voltou em alta glória e todos esperavam o melhor.
Porém, o salvador da Pátria não era o herói esperado apenas de nossa querida e amada Vicente Pires e, por força das circunstancias e das condições precárias do Distrito Federal, nosso “fado padrinho”, aquele que faria nossos desejos aparecerem, assumiu também a responsabilidade de ajudar a se concretizar o sonho de, no mínimo, outras seis cidades, todas em péssimas condições e esperançosas de mudanças. Porém, nenhuma delas era tão abandonada como a nossa... Renato passou a ser considerado mais um...
Com o passar dos meses e com tanta coisa para resolver como administrador interino de tantas cidades, acumulando também tantas responsabilidades como vice-governador de um governo muito contestado, nosso herói e salvador da pátria deixou a cidade nas mãos de pessoas que não tinham o mesmo comprometimento e vontade de realizar sonhos como ele... Resultado, a cidade teve a pior gestão de todos os anos, a qual era realizada por pessoas pouco resolutivas, descomprometias e inábeis para enfrentar os infindáveis problemas que se apresentavam.
Mas, como quem é rei não perde a majestade, e quem é ruim por natureza, não tem chance de melhorar, o Governador meteu os pés pelas mãos e fez muitas besteiras, enquanto o Vice, humildemente, crescia e ganhava simpatia e aceitação, visitando as cidades e realizando o contato caloroso e próximo da população, cumprindo o papel que deveria ser do Governador. Aliás, Rollemberg mostrou-se totalmente contrário ao que apregoou nas famosas rodas de conversa da campanha. É fato que sua clausura em redoma atual lhe está fazendo estragos. Enquanto isso, Renato voa em céu de brigadeiro...
Não deu outra, veio a ciumeira e, para não parecer tão ruim, Rollemberg começou a podar as asas de quem já estava voando: “vendeu” todas as cidades administradas por Renato em troca de apoio de deputados, sobrando para o Vice apenas Vicente Pires e, claro, a Vice-Governadoria. Com isso, vendo as condições em que se encontrava a cidade, nosso “salvador da pátria” reapareceu em seu cavalo branco, botou as mãos na massa, trocou toda a equipe da Administração Regional e, mesmo sendo todos os novatos oriundos de outra cidade, houve aceitação de suja equipe. A justificativa para nomeá-la, segundo Renato, foi: “Esperem, porque nada resiste à força do trabalho”.
Por incrível que pareça, em poucos dias o dito “salvador da pátria”, solucionador de problema, super-homem e homem de ferro que não mede esforços para atender a todos e tentar resolver as dificuldades de uma cidade, chegando a trabalhar cerca de 18 horas por dia e não aceitando o não, reconquistou a maioria dos sonhadores e fez reviver o sonho de Vicente Pires, que é ser a melhor cidade satélite do Distrito Federal.
Em poucos dias a cidade começou a andar e as lideranças comunitárias, empresários e moradores passaram a ser ouvidos pelo vice-governador e administrador interino, com a atenção que lhe é peculiar. Também, quem diz que se espelha apenas em Jesus Cristo não poderia ser diferente... Em seus discursos, Renato costuma dizer que “Jesus Cristo foi o maior político que já existiu”, demonstrando sua fé e admiração por quem realmente o inspira.
Mas, como nem tudo são flores, não podemos nos furtar de prever algo quase inevitável e preocupante. Mesmo que o sonho dos moradores comece a se concretizar, o que acontecerá quando nosso herói se for? A pergunta é essa mesma, pois a presença de um vice-governador como administrador tende a não durar muito, porque ele tem outras responsabilidades decorrentes do cargo para o qual fora eleito.
Renato está sendo bom e é o melhor administrador que já tivemos. Nós lhe apresentamos os problemas e ele procura e indica as soluções para todos os setores. Não importa onde surge a demanda, ele tenta resolver: infraestrutura, segurança, bens e serviços, saúde, educação, regularização fundiária e urbana, transporte público e até, pasmem, brigas entre lideranças... Renato não pede, ele manda fazer.
Mas...E quando ele se for? Terá os moradores um canal de diálogo com o poder executivo, para apresentar os problemas recorrentes do nosso setor habitacional? Afinal, aqui, ele tem sido o elo fácil entre a cidade e os órgãos governamentais: Polícias Civil e Militar, DF Trans, Detran,  Agefis, Terracap, CEB, Caesb e o Corpo de Bombeiros do DF, Sebrae, BRB, Secretaria da Fazenda-DF, Defesa Civil, Segeth,  Ibram e Sinesp, além de outros tantos... Será que esses órgãos ouvirão o futuro administrador? Ou o Pires novamente voltará?
Em recente reunião ocorrida no dia 9 de junho, com participação de empresários, moradores, líderes comunitários, vice-governador e todos os órgãos acima citados, após dezenas de reivindicações dos participantes, já reiteradas e formalizadas em outras ocasiões aos mesmos órgãos, eu usei a minha fala para chamar a atenção para esse detalhe: “...senhores do governo, gostamos de ver vocês em nossa cidade, porém gostaríamos de sempre recebê-los aqui, não para voltar a pedir aquilo que já pedimos e debatemos tantas vezes, mas para inaugurar as obras e apresentar soluções”.
E disse mais: “Tudo o que a população solicitou já foi formalizado a vocês por várias vezes e somente agora, com a presença e cobrança do Vice-governador, vislumbra-se um resultado. Assim, fica parecendo que tantas reuniões infrutíferas são feitas para que o povo veja vocês e porque talvez estejam almejando cargos eletivos”. Finalizei o discurso: “Isso é enganação e a sociedade não merece tanto descaso! ”.
Note que estes e outros órgãos governamentais mostram resultados quando estão sob a batuta e supervisão direta de quem lhes ascende em poder. São órgãos e servidores pagos pelo povo, que atuam de forma desconexa e descomprometida. Historicamente, sem o direcionamento que ocorre hoje a partir da gestão do Vice, a ineficiência da máquina pública é que imperava em praticamente todos os órgãos. Com esse exemplo de gestão e autoridade, Renato mostra que o empoderamento aliado à vontade de fazer são a chave para o sucesso.
Então, anotem isso, caros vizinhos: sem nosso salvador da pátria, voltaremos à estaca zero e continuaremos com o pires nas mãos, solicitando misérias. Nosso administrador interino e Vice-governador do DF, Renato Santana, é o melhor que uma cidade pode ter, pois ele é determinado, inteligente e extremamente habilidoso, resolvendo com simplicidade algo que parece intransponível para muitos. E o melhor de tudo é que Renato, mesmo sendo o vice-governador, mostra-se sempre uma pessoa simples e receptiva, qualidade difícil de se encontrar em quem detém poder.
Como não somos bobos e Renato tem permitido, temos usado e abusado de sua boa vontade, para debater e apresentar soluções para a comunidade vicentepirense.  Tenho certeza de que esta é a nossa grande oportunidade e, talvez a única, para alcançarmos um lugar ao sol, o qual poderá irradiar sua luz para uma qualidade de vida jamais experimentada por nosso povo.  Para alguns pode parecer exagero, mas, para mim, Renato Santana é o nosso “Sassá Mutema”.
É duro de se constatar, caros amigos, que se Renato Santana for embora, assumirá um administrador que estará a serviço de um deputado e não de uma comunidade. Uma comunidade sofrida, cansada e descrente com a política e com os políticos de plantão. Uma comunidade que, pela primeira vez, experimenta o que é ter atenção governamental e o amparo de um Estado que sempre lhe fora omisso e distante.
Salve Renato Santana! Que nosso super-homem continue conosco o maior tempo possível, alimentando sonhos e renovando a esperança de uma cidade outrora esquecida. Obrigado pela simplicidade, pelo amor ao trabalho e pela atenção a um povo que apenas deseja ser feliz.
PS. Todos sabem que não sou de rasgação de seda, portanto minha opinião pode mudar se a forma de agir do herói mudar..
Gilberto Camargos


Nenhum comentário:

Postar um comentário