terça-feira, 23 de agosto de 2016

O MASSACRE CONTINUA: JUSTIÇA MANDA PARAR DERRUBADAS NO ESTÂNCIA. MAS A AGEFIS ESCOLHE COMO PRÓXIMO ALVO O “PRIVÊ ETAPA C”

1acarretaprotesto34A pressão feita por moradores de condomínios e de áreas de interesse sociais  vai continuar até que o governo cessem as derrubadas e inicie um programa de regularização das moradias consolidadas. A carreata de protesto feita pelos moradores nesta segunda-feira (22), parou Brasília por onde passou. Agora, o alvo dos manifestantes são os 24 deputados da Câmara Legislativa. Hoje, a partir das 14 horas, centenas de moradores vão exigir dos deputados  mais empenho na causa que afeta mais de 600 mil pessoas.
                                                                                        
LETRA AA decisão do desembargador Flávio Renato Jaquet Rostirola mandando suspender as derrubadas de casas no condomínio Estância Quintas da Alvorada aumentou ainda mais a ira de Rodrigo Rollemberg no final da tarde de ontem.
O governador do Distrito federal Rodrigo Rollemberg, ordenou que a procuradora-geral do GDF, Paola Aires, recorresse da decisão e autorizou Bruna da Agefis a ir para cima do condomínio Etapa C e Mini Chácaras no Altiplano Leste. A ordem de derrubadas, segundo fontes da Agefis será planejada por toda esta semana. Comunidades de São Sebastião e da 26 de Setembro também foram incluídas na agenda de derrubadas.
O governador Rodrigo Rollemberg se tornou irredutível a qualquer apelo, seja da classe política ou da própria população que nesta segunda-feira realizou uma carreata de protesto para exigir a regularização dos condomínios do DF. “O governo não dialoga com grileiros e invasores”, disse o governador ao se referir aos moradores do Jardim Botânico, cidade que concentra a maioria dos condomínios irregulares do DF e onde prometeu fazer isso durante a campanha de 2014.
A falta de diálogo tornou-se uma situação insustentável para os milhares de moradores de condomínios e das áreas de interesses sociais que vão continuar ameaçados de perderem suas casas pelos tratores da Agefis.
No caso do Condomínio Estância Quinta da Alvorada, onde foram derrubadas doze casas nas últimas duas semanas, o governo de Brasília  recorre hoje mesmo no Superior Tribunal de Justiça  para voltar à carga e desta vez fazendo  a limpeza geral do condomínio, conforme recomenda o Ministério Público o qual Rollemberg tem medo de contrariar.
Nesta segunda-feira (22), representantes de associações de moradores do Jardim Botânico de São Sebastião, Vicente Pires, Lago Norte e Altiplano Leste foram recebidos no Palácio do Buriti pelo subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular da Casa Civil, Acilino Ribeiro, que não decidiu nada.
No encontro, o grupo entregou um documento ao governo pedindo a paralisação das ações de desobstrução da área ocupada irregularmente. Acilino disse que não pode fazer nada e voltou a alegar a recomendação do ministério Publico.
“A população perde tempo com um governo que prefere massacrar do que dialogar com quem vive em pânico por causa das derrubadas de suas casas”, criticou Claudemir Pita, presidente da Associação dos Condomínios do Jardim Botânico.
MORADORES VÃO EXIGIR DOS DEPUTADOS
Depois de parar o trânsito de Brasília com uma gigantesca carreata para protestar contra o governador Rodrigo Rollemberg, líderes comunitários convocaram os moradores de condomínios e de áreas de interesses sociais de todo o DF para ocupar nesta tarde de terça-feira, a partir das 14 horas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“Os deputados tem obrigação de ouvir os nossos apelos e mostrar ao povo de que lado estão”, disse Rogério Filho, presidente da Associação de Moradores do Morro da Cruz, comunidade pobre de São Sebastião. Durante um ano e meio do governo Rollemberg a Agefis já derrubou mais de cem casas no Morro da Cruz e Capão Comprido.
A população moradora de condomínios critica a Câmara Legislativa que quase nunca se manifesta em relação às derrubadas de casas deixando para trás centenas de famílias desamparada. São pouco os deputados que tem se manifestado contra a truculência da Agefis em suas operações, apesar dos apelos feitos pelos moradores que tem se humilhado na porta do legislativo em busca do apoio.
As duas únicas audiências públicas ocorrida na CLDF não tiveram resultados práticos. Na primeira, a presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, e o Secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiaho Andrade debocharam da cara dos deputados e não atenderam ao convite.
Na segunda audiência pública, diante de um plenário lotado por moradores, Bruna Pinheiro disse que os distritais, antes de pedirem o fim das demolições de casas que mudassem a lei. “Isso é um dever dos senhores”, disse ela ao deputado Ricardo Vale que dirigia a mesa.
Casados do tratamento dado tanto pelo governo como pelo “faz de conta” do legislativo, centenas de moradores vão ocupar a Câmara Legislativa nesta terça feira para exigir posições claras sobre a situação antes que ocorra uma tragédia .
“Se cada um desses deputados usassem pelo menos 25% do seu mandato para defender o povo do DF não teríamos diante de tanto sofrimento. Mas ao que parece, um deputado depois de ser eleito, usa o mandato para causa própria. Isso é uma sacanagem”, reclamou a socióloga Maria Beatriz de Sousa, moradora do Mini Chácaras , condomínio que está na agenda de derrubadas programadas pela Agefis.
Fonte: Radar Condominios

Nenhum comentário:

Postar um comentário