quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Para Rollemberg, o povo nunca está em 1º lugar. Faixa de ônibus sem ônibus na EPTG.

Ao vermos uma faixa exclusiva de ônibus vazia costumamos pedir para liberá-la para os carros. O correto não seria pedir ônibus para a faixa?



Levando em consideração a incompetência e má gestão de nossos governos, o correto é pedir que a faixa seja liberada. O motivo é que em seis anos de construída, nunca conseguiram colocar os ônibus com portas do lado esquerdo para ocupar as faixas criadas do lado esquerdo da via.

Enquanto não se resolve esse problema, os ônibus continuam rodando nas vias dos carros e parando do lado direito da via, onde não existe recuo. Enquanto isso, a faixa exclusiva fica abandonada e os monstruosos engarrafamentos causando transtornos à vida de todos.

Como se não bastasse tudo isso, ainda temos as freqüentes greves de ônibus e metrô, trazendo sempre à tona a polêmica: por que manter faixas exclusivas de ônibus se eles estão rodando nas vias comuns? Parece uma discussão egoísta pedir para acabar com uma faixa exclusiva quando lembramos dos espremidos usuários do transporte coletivo que com faixa exclusiva poderiam fazer uma viagem em menos tempo.

O correto seria pedir ônibus correto para as faixas e melhoria do transporte coletivo, pois com isso poderíamos deixar os carros na garagem em vez de simplesmente pressionar por mais uma faixa para os carros.

Mas, com a incompetência do governo, os milhares de motoristas se perdem tempo nos longos engarramentos da EPTG, enquanto a faixa exclusiva para ônibus fica vazia. A meu ver, a EPTG não possui fluxo suficiente de veículos coletivos como ônibus, táxis, veículos escolares para justificar uma faixa exclusiva.


Fizeram a bilionária licitação, para a implantação do novo sistema de transporte coletivo no DF, porém pouco mudou.

Entra e sai governo e todos mostram que o povo é um detalhe, não interessa se está sofrendo todos os dias, perdendo tempo precioso no trânsito enquanto a faixa exclusiva, fica jogada para as traças. É uma total falta de respeito com povo.


Todo mundo reconhece a importância do transporte coletivo. Porém, se não é possível implantar os ônibus com portas devidas, então porque manter as faixas exclusivas para ônibus onde não tem ônibus? Falta vontade política ou sobra incompetência nesse governo? Imagino que ambos.

O transporte coletivo devia estar em primeiro lugar, mas o respeito ao cidadão tem que vir antes de tudo. Brasília é uma grande metrópole e precisamos adotar medidas que priorizem o transporte coletivo sob pena de continuarmos inundando as ruas da cidade com carros. Porém, sem um transporte coletivo de qualidade, continuará o modelo baseado no transporte individual, pois essa é a única opção viável, já que nem ciclovias existem. Isso inviabiliza qualquer cidade e reduz a qualidade de vida da população.

Gilberto Camargos



Nenhum comentário:

Postar um comentário