quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A REAL RAZÃO DA CRISE HÍDRICA NO DISTRITO FEDERAL


PARA SE DISCUTIR CRISE HÍDRICA É NECESSÁRIO TER RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL



Nestes últimos dias, após deflagrada publicamente a CRISE HÍDRICA no Distrito Federal, pelos meios de comunicação da capital federal, motivada pela total falta de Gestão Ambiental do seu Governo, daí surgiram diversos argumentos irresponsáveis para "justificar" a CRISE HÍDRICA. 

Lamentavelmente, o que não vimos, foi a honestidade do governo em assumir o verdadeiro motivo que levou o Distrito Federal a enfrentar a sua maior CRISE HÍDRICA, pelo menos desde de 1974.
Nestes últimos dias, percebi nas mais diversas rodas de políticos da capital federal, que os argumentos que o governador Rodrigo Rollemberg tem se utilizado, não são as reais causas da CRISE HÍDRICA no Distrito Federal.

Portanto, o que tem faltado ao excelentíssimo governador é a RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL que deve permear os argumentos daquele que tem a responsabilidade de governar a principal unidade da federação, o Distrito Federal.

O Governo do Distrito Federal através de seus órgãos governamentais, tem creditado de forma leviana a CRISE HÍDRICA aos mais diversos CONDOMÍNIOS espalhados no Distrito Federal, o que não é verdade! 
O Governo tornou-se leviano ao levantar esta "lebre" envolvendo centenas de famílias.
É fato que os CONDOMÍNIOS geram um enorme impacto ambiental!

O que reflete mais uma vez, falhas grotescas de gestão no Governo do Distrito Federal, que envolve a CRISE HÍDRICA.

ENTÃO, QUAL É O VERDADEIRO MOTIVO DA CRISE HÍDRICA NO DISTRITO FEDERAL?

O maior jornal de circulação no Distrito Federal, o Correiro Braziliense, postou em 26/10/2016, matéria referente a CRISE HÍDRICA no Distrito Federal com a Seguinte chamada:

"Nível do maior reservatório do DF fica abaixo dos 24%, pela primeira vez." 

ENTENDENDO A CRISE:

Tendo por base esta matéria, que tem informações oficiais da ADASA, posso concluir que: 
NÃO ERA PARA O DISTRITO FEDERAL ESTAR ENFRENTANDO NENHUMA CRISE HÍDRICA! Porque então estamos passando por esta situação?

Simples: Falta de Gestão de Governo!

O Distrito Federal tem dois principais reservatórios de distribuição de água potável:

Foto: TV CMN



O primeiro é o Reservatório do DESCOBERTO localizado na cidade Satélite de Brazlândia e faz divisa com o município de Águas Lindas, Estado de Goiás, abastece mais de 60% do Distrito Federal de água potável, este chegou a menos de 24% de sua capacidade de abastecimento hídrico.






Resultado de imagem para reservatório de santa maria df
Foto: Agência Brasília



O segundo é o Reservatório de SANTA MARIA nascido e tendo a maioria do seu curso em área de Reserva Ambiental. Este chegou a um pouco mais de 40% de sua capacidade hídrica.

Se de forma simples, observarmos apenas o Reservatório de Santa Maria, o Distrito Federal não estaria sofrendo esta Crise Hídrica. 




Porquê? 

Simples! 

Mais de 40% de capacidade hídrica em um Reservatório no final de um forte período de seca, é muito satisfatório, isto quer dizer que este Reservatório tem perfeitas condições de recuperar a sua total capacidade de armazenamento. 

Porque isso acontece?
As ações antrópicas principalmente no nascedouro da sua bacia hídrica é quase zero.

Agora, voltando as nossas atenções ao Reservatório do Descoberto, este sim a única razão da Crise Hídrica no Distrito Federal, pois chegou a menos de 24% de sua capacidade de armazenamento neste mesmo período de seca, podemos concluir que dificilmente o Reservatório do Descoberto conseguirá neste período chuvoso recuperar em 100% sua capacidade de armazenamento.

Porque isso etá acontecendo?

As ações antrópicas na Bacia Hidrográfica do Descoberto tem sido devastadora!

Resultado de imagem para bacia do descoberto
Foto RB Ambiental:
Ocupação na APP do manancial do Barrocão
O rio Descoberto é um dos poucos rios que não nasce de uma nascente específica, ele na verdade se forma do encontro de dois córregos, o Capão da Onça e o Barrocão, que em todos os seus cursos sofrem ações antrópicas de forma severa por aqueles que detém propriedades ou ocupações em seus cursos, destruindo áreas de preservação ambiental, como: Topo de morro, nascentes, margens dos seus leitos, desmatamento da vegetação do cerrado e outras ações que resultaram na incapacidade de armazenamento e retenção no lençol freático, causando assim a verdadeira Crise Hídrica que assola do Distrito Federal e que condena o rio Descoberto e o seu Reservatório a morte!


Resultado de imagem para Crise hídrica png

Indago a todos:



Como será garantida a distribuição de água potável para os moradores do Distrito Federal nos próximos anos e décadas? 

Como explicar o Desenvolvimento Econômico Rural na Região Administrativa de Brazlândia, sem a devida preocupação com a Sustentabilidade?

Resultado de imagem para Crise Hídrica png
Foto: UOL

E OS CONDOMÍNIOS? 

Os condomínios irregulares e/ou em regularização no Distrito Federal é um outro assunto que podemos debater em um outro momento, e discutir os seus efeitos ambientais negativos, só não cabe serem envolvidos na CRISE HÍDRICA DO DISTRITO FEDERAL.

Espero que o excelentíssimo governador RODRIGO ROLLEMBERG leve à sério o seu governo e não use argumentos levianos que não irão jamais resolver de fato a tão séria CRISE HÍDRICA que assola do meu, o nosso Distrito Federal.





FERNANDO LOBÃO
Ambientalista Cerradense




Tem a sua dedicação a proteção do Bioma do Cerrado reconhecida e condecorada pela Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário