terça-feira, 1 de novembro de 2016

POSTO DE SAÚDE - VINTE MESES SEM RECEBER O ALUGUEL


-->

Governo quer fechar o posto de Saúde de Vicente Pires. E não pagar o aluguel foi uma das formas que encontrou para fechar o posto e não levar a culpa.

Essa não é a primeira vez que esse governo sem compromisso com o povo, investe contra o que é de interesse da comunidade, tentando tirar a única Unidade Básica de Saúde que temos.

Se ele não consegue fechar pelas vias legais, (pois o Conselho de Saúde não permite), deixando de pagar o aluguel por tanto tempo, o despejo virá com certeza. E assim, ele colocará apenas uma salinha em algum lugar de Vicente Pires que não conseguirá atender com eficiência a ninguém. 


É muita covardia, pois esse edifício em meados de 2013 estava pronto e comprometido com a faculdade, aguardando apenas a assinatura do contrato de aluguel.

O Governador anterior, do qual o atual Rodrigo Rollemberg fazia parte solicitou prioridade para alugar o imóvel. Houve na época grande insistência e alegação de urgente necessidade para implantação de um hospital em Vicente Pires.

Como se não bastasse a insistência, exigiram que o prédio fosse totalmente reformulado: todo o interior deveria ser refeito, derrubando todas as paredes, banheiros e demais dependências que já se encontravam prontas. As adaptações deveriam ser feitas de acordo com a secretaria de saúde que
apresentou projeto arquitetônico de acordo com suas necessidades, o que acarretou um custo adicional de aproximadamente um milhão e duzentos mil reais. Tudo foi feito exatamente como foi solicitado. Mas,  o aluguel até o momento, não foi pago e já contam 20 meses sem previsão para pagamento.

Não bastasse o prejuízo no calote do aluguel, o governo também não estava pagando energia e manutenção, mantendo o posto sem nenhum pagamento.

Mesmo com várias notificações, ninguém no governo dá uma solução plausível. Mas para acabar com o atendimento da UNIDADE DE SAÚDE DO VICENTE PIRES, o irresponsável lançou também a Portaria da SESDF de nº 231/2016, que determina o cumprimento de parte da carga horária de servidores lotados na (ÚNICA) UNIDADE DE SAÚDE, desta cidade que conta com mais de 98 mil habitantes.

Assim, a dita portaria, desloca servidores de VICENTE PIRES, com o objetivo de atender a demanda dos hospitais que estão sucateados, resultando em prejuízo para a população do local, com  grave lesão e ameaça aos direitos dos cidadãos atendidos.

Se os profissionais de saúde da UBSVP cumprirem a portaria referida, terão de deixar de atender em Vicente Pires,   devido ao desfalque dos recursos humanos do local e com isso a Unidade de Saúde terá que fechar as portas.

A RETIRADA DE SERVIDORES de um serviço para outro, impede que a população de Vicente Pires tenha seu direito à saúde. E assim é violado o art. 5º da Lei Maior, cerceando e interrompendo a continuidade da prestação. É impossível que um servidor esteja em dois lugares ao mesmo tempo. Ou que o mesmo número de servidores atenda a demanda em dobro cobrindo duas cidades vizinhas.

Hoje a UBS de Vicente Pires é considerada a melhor do DF, mesmo com uma equipe de saúde mínima. Isso porque as demais estão muito pior. Temos (1 ginecologista, 1 pediatra, 1 médico de família,11 técnicos e auxiliares de enfermagem sendo que 2 destes já estão de licença saúde e 4 enfermeiros) essa equipe tem o dever de atender a demanda de uma população de 98 mil habitantes.  Só um governo e um secretário burro o suficiente, ou com muita má vontade, para não saber que é impossível atender a dois lugares. Resumindo, todos dois lugares serão mal atendidos.

O Conselho de Saúde votou pela não aceitação do decreto e pela não exoneração da diretora da UBS Vicente Pires sem consultar o conselho e a população. Mas a Superintendente de Saúde não acatou e exonerou a Diretora da Unidade, Regina. Se  25% dos funcionários forem retirados para atender o decreto do governador a UBS fechará as portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário