quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Agefis: Agência de Fiscalização do Distrito Federal no olho do furação do Governo Rollemberg



Quase extinta no início do governo Rollemberg, A Agência de Fiscalização (Agefis) está no centro de uma queda de braço disputada entre a diretora-presidente Bruna Maria Peres Pinheiro e um grupo de 15 servidores do órgão. Todos tiveram suas exonerações – a pedido – publicadas no Diário Oficial de hoje.

Segundo um dos servidores que entregou a carta de exoneração, a disputa envolveria questões ideológicas supostamente impostas por Bruna. De acordo com o relato do servidor, a diretora da Agefis tinha como hábito determinar a deflagração de operações de desocupação sem qualquer respaldo jurídico ou, sequer, a apresentação de documentação que justificasse as ações.

O confronto final entre a chefe da agência e os fiscais ocorreu nesta segunda-feira, quando foi determinado que um grupo de servidores fizesse, a toque de caixa, uma operação de desocupações em uma das quadras mais valorizadas do Sudoeste. “No entanto, não tivemos tempo para fazer nem o planejamento operacional da ação. Foi uma ordem verbal sem qualquer parecer jurídico. A operação acabou ocorrendo mas achamos por bem entregar os cargos”, revelou o servidor.

Entre os cargos exonerados estão as três superintendências consideradas cruciais para a realização de qualquer operação de desocupação de área pública. Entregaram os cargos os superintendentes de fiscalização de obras, atividades econômicas e o de operações.

Todos questionam o engessamento da agência, que também passou a atuar apenas por meio de uma extensa programação, elaboração de documentos, e conhecimentos dos chefes superiores. As exigências foram publicadas por meio de instrução normativa, assinada pela direção do órgão. “Para fazer uma simples intervenção envolvendo camelôs, por exemplo, precisamos preencher uma vasta papelada. Ficamos de mãos atadas”, questionou o servidor .

Em virtude das exonerações e das divergências que ocorrem entre os fiscais e a direção da Agefis, o Sindicato dos Servidores das Carreiras de Auditoria Urbana (Sindafis) realizará uma assembleia para debater os rumos da categoria.

Fonte: Quidnovi

2 comentários:

  1. Deus ajude que bruna seja exonerada do seu cargo ela e cruel sem norcao ela e esse governado ,sei que e crime a grilagem mais sei também que muita gente comprou de boa fe ,antes de fazer as latrocidades com o povo porque não dialogar ao invés de fazer sofre centenas de familias , agefis órgão fiscal sua função fiscaliza ,o que não aconterce deixa as familias costruir pra depois i la derruba , se fiscalizace eu duvido que teria esses ocupação irregular , eu particulamente apoiaria um fora bruna ja

    ResponderExcluir
  2. Ainda assim tem pessoas no grupo da AMOVIPE , com dó desse monstro , dizendo que ela só cumpre ordens , se nem os subordinados dela a aguentaram . Isso é a representação do mau na terra

    ResponderExcluir