segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

POSTO DE SAÚDE MAIS UMA VEZ PREJUDICADO

 




Governador mente, Secretário de Saúde Humberto Lucena mente, Superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Sra. Lucilene Maria Florêncio mente e a gerente da unidade Helena Isouda também mente, enfim, todos mentem, enganam e perseguem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vicente Pires.


Criaram inconsistência na equipe de Saúde de Vicente Pires, de forma proposital, para não pagar gratificações e prejudicar diretamente toda a população.

Os servidores da UBS VP são todos  de Taguatinga somente quando lhes convém, como para  cobrir escala no HRT.               Consideram que todos são da regional e que Vicente Pires tem equipe de saúde de família para cobrir as faltas, mas para pagar as gratificações, Vicente Pires não pertence a regional e não tem equipe...  dá para entender?


A Perseguição à UBS não começou agora, mas no inicio do atual governo, quando a unidade passou a ser a melhor do Distrito Federal. Por inveja de não conseguirem nosso feito em nenhum outro lugar do DF, passaram a nos prejudicar. Primeiro tiraram nossos móveis, nossa farmácia, nosso farmacêutico, servidores e somente não fecharam porque manifestamos, fechamos vias e brigamos muito.


Enviaram gerentes para nos prejudicar, nós brigamos e elas se foram, mas quando uma deu certo e passou a trabalhar em prol da cidade, exoneraram. Isso mesmo: exoneraram a única gerente CONCURSADA que tinha total aceitação dos moradores, para colocar por indicação uma “amiga” aposentada que não é líder, mas CHEFONA, que faz apenas o que o “sargentão” Lucilene manda, que é prejudicar a UBSVP.


Em nota, a Superintendência de Saúde Sudoeste mente, a respeito das ações em curso, extremamente nocivas à comunidade de Vicente Pires e aos servidores da UBS, localizada nesta cidade.

Utilizando-se de argumentos falsos, lança mão de mera retórica para tentar confundir a nossa comunidade. A despeito de nossas justas reinvindicações, para manter e incrementar os serviços de saúde em nossa cidade, a superintendente alega que, em nenhum momento, houve a intenção de desativar a UBS.


Claro que a realidade, por si só, reforça os nossos temores e corrobora com a tese de que o governo vem desmontando os serviços públicos de saúde, objetivando tão somente a terceirização, modelo esse, comprovadamente, danoso à população assistida. O primeiro passo para isso é desmotivar e perseguir os agentes públicos, os servidores que nos atendem. No caso de Vicente Pires, temos uma equipe qualificada e comprometida que, mesmo com a troca arbitrária da gerência, culminando na saída de outros chefes que não concordam com a postura autocrática e alienada da nova gestora, ainda assim, se mantêm firmes, no propósito de bem servir.

Aduz a superintendente que a retirada de uma gratificação devida aos servidores que trabalham na unidade de saúde, era "indevida" e "ilegal", pois, a mesma só poderia ser concedida onde há equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ora, se a superintendência desprezou todos os esforços envidados pela antiga gerente, equipe e comunidade para implementar as equipes de ESF, tendo inclusive, locais cedidos, para tal, como ela justifica a manutenção de 3 médicos da família na UBS, se o mesmo não tem a equipe cadastrada?
Além dos médicos, tem ACS, técnicos de enfermagem e enfermeiros dispostos e aptos a trabalharem na equipe. O que falta para que isso seja feito? Temos os profissionais, os locais, áreas vulneráveis e população a ser assistida, dentro do que é preconizado pelo Programa, nas diretrizes do Ministério da Saúde. Qual o motivo para não termos uma  ou mais equipes de ESF, nessa UBS? Por que, a população assistida na Vila São Jose, que faz parte da Região Administrativa de Vicente Pires está alocada no Centro de Saúde 02 (Praça do Bicalho, em Taguatinga)?

Eu lhes respondo! Tudo não passa de mero capricho e falta de competência dessa superintendência! Tenho certeza que essa gestora não conhece a realidade de Vicente Pires e adjacências. Aliás, dado ao seu histórico errante, pulando de Regional em Regional, e quase sempre, "expulsa" pelos servidores e comunidade, está comprovada a sua incompetência e inabilidade para lidar com gente e o que há de mais sagrado para o ser humano, a saúde!

Ela, do alto de sua prepotência e poder (temporário), decidiu que a população daqui merece ser massacrada e perseguida! É determinação direta da mesma que os servidores daqui sejam tratados de forma diferenciada, com supressão de direitos, a fim de extinguir o nosso serviço, por falta de contingente... Por fim, alega que o Conselho de Saúde de Vicente Pires não é legítimo, desprezando o processo participativo que culminou com a eleição da atual diretoria, da qual sou Presidente.

Ainda falta a publicação da nossa eleição, que é de responsabilidade da superintendência. Essa demora em dar publicidade é mais um ato de violência contra os preceitos democráticos e participativos da comunidade de Vicente Pires!  Se não bastasse tudo isso, a própria Lucilene, logo a após minha eleição, andou procurando algo sobre minha vida para tentar me desqualificar do cargo. "O poder emana do povo, e para o povo!" Não aceitaremos ser prejudicados, sem reação! Já procuramos o MP,  Conselho de Saúde do DF e demais autoridades de controle, além da mídia, para denunciar esse absurdo que acontece na maior superintendência de saúde do DF!

Por fim, entristecidos, preocupados e revoltados com tudo isso, constatamos que, por mais que os gestores da Secretaria e o próprio governador digam que o posto não será fechado, isso ocorre de forma gradativa e ninguém está percebendo. Estão mentindo todo o tempo e o fato é que, só na gestão do “sargentão” Helena Isouda, perdemos a chefe de enfermagem, uma médica da família que pediu hoje (16/01/2017) para sair de Vicente Pires e a nutricionista.

Os demais funcionários não querem continuar na unidade.


É ou não é motivo para revolta geral da população? Conclamo a todos para reagirmos, pois esta população já é demasiadamente desassistida de serviços públicos. Não é possível que nosso “brio cidadão” não aflore desta vez e lutemos de uma vez por todas por nossa UBS.

-->
Gilberto Camargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário