terça-feira, 2 de maio de 2017

A ARTE DE NEGOCIAR PARA O BEM DO POVO




Precisamos eleger alguém com capacidade de negociar e o faça para o bem da coletividade. Mas quem?



Para negociar é preciso primeiro ouvir o povo, ouvir o governo, ter poder de barganha e fazê-lo de forma ética, legal e não buscando interesses pessoais.


Nos últimos anos os envolvidos nos processos de negociação (deputados, lideranças, cabos eleitorais etc), fizeram apenas o que lhes interessava pessoalmente, pegava do governo a maior parte para si, garantia sua campanha através da distribuição de cargos indicados para seus cabos eleitorais e família e repassava algumas migalhas ou nada para o povo. 

Para haver negociação, o governo tem de estar aberto e receptivo, e o negociante tem de ter sabedoria para negociar  com reais ganhos para todos, dando ao governo o poder de “dar ao povo em geral”, fazê-lo não agir apenas por seus próprios interesses; pois o governo tem de dar o que o povo precisa. A parte do negociante menor, também deverá ser integral para o povo, porém de sua região. Tem de ser uma via com duas pistas, mas em sentido único. Porque a direção dos ganhos obtidos tem que ir sempre para o povo.

O Governo foi colocado no poder como representante do povo, para fazer o que o povo precisa. O negociante que luta pelo povo e a maioria chama de líder, tem que ser um servo antes de tudo. Não é líder aquele que NÃO serve o tempo todo. Exemplo: o verdadeiro líder puxa a carroça enquanto os demais empurram, mas se os demais não conseguem empurrar, o líder os coloca dentro e continua a puxar sozinho.

Dar ao governo o que ele quer para receber em troca o que povo precisa não é uma boa negociação, pois o que o governo quer, pode prejudicar o povo. 

O exercício do poder significa uma constante negociação em torno dos interesses coletivos e não dos individuais, como ocorre hoje. Um governo, por exemplo, precisa atender a população. Mas, esta população é composta de inúmeros grupos distintos, cujos interesses são muitas vezes, contrários entre si. Um governante INTELIGENTE negocia o tempo todo com estes diferentes grupos e interesses.

O verdadeiro líder estabelece alianças, pactos e também confrontos. 

Os que obedecem sempre ao governo negociam o tempo todo, e lutam pelos seus próprios interesses. 

O líder vota, discute ou mesmo se revolta ou se alia ao governo ou com outros líderes para defender o interesse coletivo. Esse processo de negociação, pacto e conflito é o que podemos chamar então de Política, ou jogo político. 

Se analisarmos os últimos governos, Arruda, Rosso, Agnelo, Rollemberg, nenhum tinha capacidade, intenção e receptividade de negociar para beneficiar o povo. Mas deputados não tinham esse interesse e os supostos líderes também não tinham essa capacidade.

Basta olharmos as últimas negociações das lideranças no governo de Rollemberg, quer com o governo ou com os deputados e nota-se que a grande maioria das “lideranças”, não se uniu em prol de uma causa que todos pregavam e pregam. Mas, simplesmente se limitou a negociar para alcançar seus interesses pessoais, de seus condomínios, ou mesmo fazendo de conta que se negociava, mas estava apenas dando notoriedade a algum deputado ou a si mesmo, esquecendo a causa que era da maioria. RESULTADO: DERROTA DE TODOS.

Antes de tentar eleger uma pessoa, temos que conhecer bem mais que sua fachada ou REPUTAÇÃO. Temos que conhecer seu passado, seus reais interesses e seu  CARÁTER. Caráter é aquilo que eu sei que sou e reputação é aquilo que os outros vêm em mim e acham que eu sou.

Para tudo tem que haver estratégia! Eu não vejo em nenhum suposto candidato apresentado até o momento, capacidade para representar e lutar em prol da coletividade. Ser representante da comunidade é bem mais do que conseguir parar tratores e derrubadas e regularizar as terras do DF. É fazer tudo isso, mas perseguir o objetivo de ter qualidade de vida em todos os outros itens envolvidos. Defender apenas uma bandeira, é dar brecha para se vender nas demais como saúde, educação, transporte, segurança etc.

ENFIM, O NEGOCIADOR É UM SERVO EM TODOS OS SENTIDOS.


Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário