quarta-feira, 3 de maio de 2017

Em quem vamos votar?


A importância de um Deputado de nossa região

Muitas pessoas desconhecem as funções e a atuação de um deputado distrital, e principalmente a necessidade de ter um representante de Vicente Pires e região na Câmara Legislativa.

Mas primeiro vamos entender o que faz um deputado distrital.

O deputado distrital é eleito pelo sistema proporcional para integrar o principal órgão do Poder Legislativo em cada estado — a Câmara Legislativa, no caso do Distrito Federal. As funções dos deputados distritais equivalem às dos federais, mas com aplicação distrital. Ou seja, propor leis estaduais e fiscalizar a atuação do governador. Estas são as suas principais atribuições.
O parlamentar vai participar do processo de elaboração do Orçamento do seu ente federado. Pode fiscalizar a aplicação dos recursos e pressionar o governador para que de fato beneficie sua região, cidades satélites, ou áreas do Distrito Federal em que ele atua.
O número de deputados distritais, de acordo com a Constituição, corresponde ao triplo da representação do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, dois exemplos para tornar o cálculo mais claro. Com 8 deputados federais, o Distrito Federal conta com 24 deputados distritais em sua Câmara Legislativa. Já São Paulo, com seus 70 deputados federais, tem 94 representantes na Assembleia Legislativa: os 36 primeiros correspondentes a 12 federais na regra de 3x1; e os 58 restantes (=70-12) na regra de 1x1.
De uma forma mais simples, os deputados federais e estaduais são a representação máxima do povo. São virtualmente escolhidos por diferentes camadas da sociedade brasileira, e em conjunto têm as condições de legislar sobre o estado nacional. 

Todo deputado tem a função legislativa de exercer atribuições de fiscalização financeira e orçamentária, controle e assessoramento dos atos do Executivo, além da prática de atos da administração interna.

Vicente Pires nunca possuiu um representante na CLDF. Os reflexos desta situação são notórios. Não temos ninguém para lutar perante o governador por verbas que poderiam ser investidas em infraestrutura, ponte, sistema viário em geral, saúde, educação, entre outros.


O reflexo disso são as condições precárias em que vivemos e temos sempre que mendigar melhorias com o pires na mão. Ninguém respeita Vicente Pires, nosso viaduto é fechado a tarde para dar acesso aos moradores de Águas Claras, as verbas que deveriam ser destinadas a cidade, são desviadas para outros lugares, obras definitivas e necessárias como as atuais, são atrasadas para serem usadas na campanha política pelo governador e pelos distritais que nunca fizeram nada por Vicente Pires.

Além de tudo isso, o representante da região tem o direito de colocar emendas de até 18 milhões por ano para melhorar tudo. Imagina toda essa verba em Vicente Pires?
Precisamos todos unir em prol de uma candidatura para defender a nossa região, um candidato bem preparado, que ame realmente Vicente Pires. Alguém que faz sem pensar em recompensa, que é e sempre foi honesto, acima de qualquer suspeita, que nunca aceitou ser pago por servir, enfim, alguém que é um verdadeiro servo ou líder como dizem por aí.
A eleição do candidato certo vai representar muita força para Vicente Pires e região tanto no âmbito distrital quanto na esfera federal, pois afinal a maior parte de nossas terras ainda “pertencem a União”. Eleger um deputado de Vicente Pires, é eleger aquele que defende a população que mais precisa e nunca foi assistida pela CLDF.
Nós vivemos aqui, então temos que amar e lutar por nossa região. Pense bem, votar em seguimentos de classe não trará resultados compensatórios nem para sua classe, nem para sua região. Então, junte-se a maioria e eleja o Distrital de Vicente Pires.

Gilberto Camargos


Um comentário:

  1. E o dr.charlim, não morava na rua da misericórdia? Um outro, que agora me fugiu o nome, que foi presidente a ARVIPS, não fizeram nada?

    ResponderExcluir