quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

15 ANOS DO JORNAL CONVERSA INFORMAL DE VICENTE PIRES!


APLAUSOS!



Há 15 anos, o jornalista e líder comunitário Gilberto Camargos, lançava a primeira edição do Jornal Conversa Informal. De lá para cá, todos os meses o morador de Vicente Pires se acostumou a receber esse importante veículo de informação em sua casa, no comércio, nas escolas, nas igrejas, na feira, nos para-brisas dos carros e nos quebra-molas. Gilberto sempre fez questão de distribuir pessoalmente cada exemplar, para ter a certeza de que nenhum deles se perca.


Já o meu vínculo com o jornal começou em 2010, quando lancei o Blog Vicente Pires Alerta. Na oportunidade, Gilberto me descobriu através da internet e me convidou para publicar uma coluna mensal, só que avisou logo: Geraldo, eu não tenho dinheiro para te pagar, pois o jornal roda na maioria das vezes no vermelho! Eu caí na gargalhada e aceitei o convite, porque nunca tive a pretensão de ganhar dinheiro com o jornalismo.

Vou contar um pouco da história do blog, que também faz parte do jornal: Eu o criei em 2010 para combater a famosa “cratera da Rua 10”, localizada entre as ruas 3 e 5. Nesse lugar, existia um buracão de 400 metros de extensão, por 3 metros de profundidade e uma largura que ia de lado a lado da via. Na seca, o lugar servia como depósito de animais mortos e lixo. Já nas chuvas, ameaçava imóveis e pessoas, desmoronando no sentido das casas e enchendo a Rua 3 com um “mar” de lama fétida.

Após o blog completar um mês no ar, cujo link era enviado para toda a cidade de Vicente Pires, para a CLDF e para o governo do DF, eu, meu síndico e os síndicos de condomínios vizinhos fomos recebidos pela Secretaria de Obras, a quem entregamos um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas. Junto, foi entregue um CD contendo fotos e vídeos das catástrofes que ocorriam. O secretário de Obras, à época, não teve alternativa a não ser fazer uma grande obra no local, que durou 2 meses, haja vista que vidas estavam em perigo e vários laudos da defesa civil cobravam providências.

Essa experiência me deixou bastante realizado, pois meu blog fez toda a diferença no episódio. Com o convite de Gilberto, passei a ter a coluna cativa no jornal e, simultaneamente, me transformei numa espécie de ativista em prol da cidade de Vicente Pires. De lá para cá, frequento os encontros comunitários na cidade, as audiências públicas dentro e fora dela, as mobilizações por melhorias e as reuniões nos órgãos locais e federais em prol da Região.

Na Câmara Legislativa, onde trabalho há 24 anos como servidor do primeiro concurso (1993), sou conhecido como o “Geraldo, de Vicente Pires”, algo que me orgulha muito. Nesse período, levei nossos principais problemas ao parlamento e tentei soluções: indicações, requerimentos, projetos de lei e emendas ao orçamento. Em 2011, uma emenda que solicitei no valor de 150 mil reais possibilitou a construção da quadra de esportes da Escola Classe Vicente Pires, ao lado da Feira do Produtor. 

Da parceria com o Jornal e com o Gilberto, outras lutas vieram, como a liberação da licitação das atuais obras de urbanização, no TCDF, cujos preços estavam superfaturados. As lutas por uma regularização justa, pela solução dos problemas viários e por ordenamento urbano são outras frentes de batalha atuais. A Câmara em Movimento - Vicente Pires, em maio, foi outra iniciativa nossa, do jornal e da AMOVIPE. Várias realizações poderão acontecer a partir do evento, já prometidas para 2018 pelos órgãos do governo e pela CLDF.


Então, são muitas histórias a contar. Embora seja pequeno e não alcance todos os moradores de Vicente Pires, o Jornal Conversa informal cumpre um papel social incrível: incentiva o exercício à cidadania, influencia gestores públicos e as políticas públicas para a região e cumpre também seu papel na política: chega a todos os 24 gabinetes parlamentares distritais e à representação do governo na CLDF, todo mês. 

Então, diante da grandeza deste maravilhoso veículo, gritemos juntos, caros moradores: “Parabéns ao Jornal Conversa Informal de Vicente Pires, pelos seus 15 anos de luta!”


(*) Geraldo Oliveira é blogueiro em Vicente Pires, Vice-Presidente da AMOVIPE e servidor de carreira da Câmara Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário