segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

15 anos do jornal Conversa Informal: Vitória da imprensa popular e democrática!



Janeiro é uma data especial para o Jornal Conversa Informal, que comemora neste dia 03 de janeiro seus 15 anos de fundação e entra no 15º ano de circulação ininterrupta. Vale explicar essa diferença porque os periódicos já começam sua contagem de tempo desde a primeira edição, fazendo referência ao ano 1.


O dia 03 de janeiro de 2018 ficará marcado pela celebração dos 15 anos do jornal Conversa Informal, de Vicente Pires. Desde o seu primeiro número, o Jornal tem sido fiel à sua proposta popular e inovadora, consolidando o perfil ideal para os moradores de Vicente Pires e região. Temos orgulho de sermos uma imprensa livre e independente, jamais controlada ou subserviente.

No momento em que o jornal completa 15 anos, afirmamos que temos cumprido com êxito as tarefas traçadas em nossa Linha Editorial, guia segura na qual nos orientamos. Desde a primeira edição, publicada em janeiro de 2003, travamos a dura briga por nos estabelecermos e nos desenvolvermos como uma tribuna popular a serviço da luta das massas.

Desde seu surgimento, o Jornal Conversa Informal sempre manteve sua independência como um porta-voz das lutas de Vicente Pires e região e em nosso país. Onde o povo luta e precisa de ajuda, esta luta encontra eco nas nossas páginas. É a imprensa livre e independente que diz a verdade, doa a quem doer.

O Jornal Conversa Informal possui grande relevância como porta-voz das reivindicações dos moradores de Vicente Pires, 26 de Setembro, do DF e, porque não dizer do Brasil, porque temos também a versão eletrônica. Nossa linha editorial privilegia a luta contra governos tiranos que insistem em destruir e impor normas e regras que afrontam os direitos sagrados dos cidadãos.

Em sentido mais amplo, defendemos que o povo brasileiro não pode continuar a aceitar as migalhas de governos e representantes políticos mentirosos e corruptos. Infelizmente, temos colocado no poder uma casta ruim que promete de tudo em troca de votos, que convence os chamados analfabetos políticos brasileiros a decidir o destino de todos. 

O sistema político atual é reflexo de um sistema educacional falho, que não molda o pensamento crítico dos cidadãos nem os prepara para seus deveres cívicos. Reiteradamente, a cada eleição, os votos são dirigidos de forma corporativa aos segmentos da sociedade brasileira, a qual elege apenas representantes que defendem interesses próprios. 

A ideia de país, para o eleitor desprovido de valores cívicos e para os políticos brasileiros é a de que tudo pode, em troca de favores individuais. Neste país, prevalece sempre o interesse da grande burguesia, do latifúndio, do imperialismo escravista, que oprime seus cidadãos, suplanta direitos e explora riquezas, de forma daninha e predatória. 

O povo brasileiro não pode e não deve mais se contentar com migalhas. Este é um país rico, que está sendo dilapidado por uma classe que necessita ser arrancada do poder. Ou seja, o sistema político necessita mudar urgentemente, para que o País ocupe seu verdadeiro lugar entre as nações desenvolvidas. 

Retornando ao tema do aniversário do nosso jornal, temos a dizer que nos 15 anos que se passaram, são inúmeros os motivos para comemorar, acompanhe nossa trajetória:

No dia 03 de janeiro de 2003 o jornalista Gilberto Camargos fundou o Jornal Conversa Informal. Desde então, o periódico vem acompanhando o crescimento de Vicente Pires, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Colônia Agrícola Samambaia, Jóquei Clube, Vila São José e de toda região, apostando nesta terra e fazendo os investimentos necessários para acompanhar as novas tecnologias.

Uma das grandes preocupações do Jornal Conversa Informal tem sido informar à população vicentepirense com o máximo de fidelidade aos acontecimentos, buscando reafirmar a cada edição, a sua credibilidade. Outra característica tem sido a defesa dos interesses da população local, cobrando e reivindicando melhorias na prestação dos serviços e na qualidade de vidas de nossos cidadãos.

Nesse contexto, o CONVERSA INFORMAL tem sido responsável por levantar grandes bandeiras de lutas em prol da sociedade. Não podemos esquecer, entre as tantas, a bandeira pela recuperação dos 508 milhões de reais, bloqueados no TCDF, por conta de omissão do governo passado. Hoje, as obras são uma realidade, embora lentas, mas se ocorrem, foi porque o jornal e a nossa Associação de Moradores AMOVIPE, juntamente com as demais lideranças, lutou por elas.

Da mesma forma, o CONVERSA INFORMAL tem defendido causas que, volta e meia, aparecem como urgentes, a exemplo da necessidade atual de implantação de uma alça no Viaduto Israel Pinheiro, e a implantação das Unidades Básicas da Saúde da Família e melhorias no Posto de Saúde, ou mesmo causas cotidianas, como as más condições das vias e a invasão dos prédios irregulares. As demandas de entidades sociais também ganham eco nas páginas do jornal.

Devemos ressaltar que a defesa de tantas causas nobres, nesses 15 anos, se deve à independência editorial que o Jornal CONVERSA INFORMAL possui e procura seguir. Trata-se de uma empresa particular, que se orgulha de não ter e nunca ter tido vinculações com grupos políticos. Os interesses da população Vicentepirense e dos leitores que nos prestigiam sempre acabam prevalecendo, pois esse é o propósito maior da nossa linha editorial.

É por tudo isso que o CONVERSA INFORMAL chega aos 15 anos de fundação desfrutando do título de maior jornal impresso da região e do mais lembrado pelos moradores. Nesse aniversário, queremos dividir com cada leitor essa história de sucesso, de muitas conquistas. Temos certeza de que o trabalho empreendido até aqui valeu muito à pena, pois tudo foi feito com muito amor, perseverança e respeito. Vida longa ao nosso Jornal Conversa Informal!

Gilberto Camargos



Nenhum comentário:

Postar um comentário